Repository logo
 
Publication

A ação educativa em rede : obstáculos e recomendações

dc.contributor.authorLima, Jorge Manuel Ávila
dc.date.accessioned2017-09-08T11:15:27Z
dc.date.available2017-09-08T11:15:27Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA integração dos profissionais do ensino em redes de docentes e de escolas tem sido uma abordagem utilizada recentemente para se procurar combater o isolamento profissional nas organizações educativas e o empobrecimento inteletual e prático daí resultante. Estas redes estão a transformar-se numa importante componente das estratégias de reforma educativa, em diversos países. Contudo, não obstante as fortes promessas deste tipo de iniciativas, não é conhecida ainda bastante investigação sistemática sobre tal modalidade de ação educativa, sobre o modo como funciona no mundo da educação e sobre o que fazer para se conseguir que o seu potencial se concretize nas escolas e nas comunidades. No presente texto, debate-se o conceito de rede em educação, sistematizam-se os principais traços definidores das redes no campo educativo, reflecte-se sobre os efeitos destas redes e discutem-se alguns problemas e tensões inerentes ao seu funcionamento. O artigo inclui um conjunto de recomendações relativas à análise, gestão e desenvolvimento das redes na educação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: A recent approach to combat professional isolation within teaching, and the resulting intellectual and practical impoverishment, includes the integration of teachers into educator and school networks. These networks are becoming an important component of education reform strategies in different countries. However, despite the increased adoption of such initiatives, there is little systematic research on this type of educational activity, the way it works within the world of education and the necessary steps so that this potential can be realized in schools and communities. This paper discusses the concept of networks in education, describes the main defining features of networks in the educational field, reflects on the effects of networks and discusses the problems and tensions inherent in their operation. The article includes a set of recommendations concerning the analysis, management and development of networks in education.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima, J. A. (2015). A ação educativa em rede: obstáculos e recomendações. "Educação, Sociedade & Culturas", 44, 9-29. ISSN: 0872-7643.pt_PT
dc.identifier.issn0872-7643
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4369
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC44_Lima.pdfpt_PT
dc.subjectRedes Educativaspt_PT
dc.subjectColaboração Docentept_PT
dc.subjectAprendizagem Profissionalpt_PT
dc.subjectNetworksen
dc.subjectTeacher Collaborationen
dc.subjectProfessional Learningen
dc.titleA ação educativa em rede : obstáculos e recomendaçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Sociedade & Culturaspt_PT
oaire.citation.volume44pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESC Lima 2015.pdf
Size:
925.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: