Repository logo
 
Publication

Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores

dc.contributor.authorSousa, Áurea
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorMartins, Maria J.
dc.date.accessioned2018-01-09T13:36:11Z
dc.date.available2018-01-09T13:36:11Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The entrance to higher education, its exit and the prospects of entry into the labor market constitute new challenges for the students. University students are confronted with the need to enter in a competitive world, where personal and interpersonal skills are as important as the technical-scientific ones. It is intended to assess whether the attendance of higher education, by the students of a Portuguese university, has contributed to their adjustment to stress factors and daily challenges. We also intend to assess whether the age group, the generation of university students and the employment situation are differential factors for the resilience.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, Á.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 234-238. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4531
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educaciónpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectTransição para o Mundo do Trabalhopt_PT
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectResilienceen
dc.subjectTransition to World of Worken
dc.titleEnsino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açorespt_PT
dc.title.alternativeHigher education: Transitions and challenges of entrance and exit. Studies at the University of the Azoresen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceA Coruñapt_PT
oaire.citation.endPage238pt_PT
oaire.citation.issue(14)pt_PT
oaire.citation.startPage234pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeExtr.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REIPE_Sousa_et_al_2017.pdf
Size:
277.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
REIPE Sousa et al 2017.pdf
Size:
853.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: