Repository logo
 
Publication

Autoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básico

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorLima, Ana Paula
dc.contributor.authorCarbonero Martín, Miguel Ángel
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro
dc.date.accessioned2016-05-10T08:53:41Z
dc.date.available2016-05-10T08:53:41Z
dc.date.issued2013-09
dc.descriptionXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2013, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar).pt_PT
dc.description.abstractNesta comunicação discute-se o conceito de auto-eficácia no contexto das práticas de ensino dos professores, mais concretamente a competência docente auto-percebida na sua relação com a eficácia docente. Ainda, a partir da reflexão falada de alguns professores do ensino básico, procura-se perceber se os discursos sobre as suas práticas se orientam mais para o currículo académico, isto é, conceptualmente próximo das áreas ou disciplinas dos programas de ensino, ou para as questões instrucionais e didácticas, ou seja, dando enfoque às orientações docentes e a metodologias de ensino de forma assegurar-se a valorização e o envolvimento de quem aprende. De igual modo, procura-se verificar o espaço da pessoa do aluno, suas necessidades e relacionamentos, nas preocupações docentes veiculadas. Deste modo, pretendemos perceber se os seus discursos atribuem importância a variáveis não cognitivas, por exemplo as percepções de competência pessoal e de competências relacionais dos alunos, na construção da sua intervenção pedagógica. Esta análise considera professores do Ensino Básico e pretendemos contribuir para uma discussão dos componentes que, no discurso dos próprios professores, marcam a sua eficácia docente.pt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, Suzana N.; Lima, A. P.; Carbonero, M. A. & Almeida, L. S. (2013). "Autoeficácia percebida na eficácia docente: uma auscultação a professores do ensino básico". In Atas do XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. ISBN 978-989-8525-22-2. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 3266-3285.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3760
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuto-Eficácia Docentept_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.titleAutoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage3285pt_PT
oaire.citation.startPage3266pt_PT
oaire.citation.titleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AutoeficaciaPercebidaEficaciaDocente.pdf
Size:
744.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: