Publication
Autoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básico
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Lima, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Carbonero Martín, Miguel Ángel | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro | |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T08:53:41Z | |
dc.date.available | 2016-05-10T08:53:41Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2013, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar). | pt_PT |
dc.description.abstract | Nesta comunicação discute-se o conceito de auto-eficácia no contexto das práticas de ensino dos professores, mais concretamente a competência docente auto-percebida na sua relação com a eficácia docente. Ainda, a partir da reflexão falada de alguns professores do ensino básico, procura-se perceber se os discursos sobre as suas práticas se orientam mais para o currículo académico, isto é, conceptualmente próximo das áreas ou disciplinas dos programas de ensino, ou para as questões instrucionais e didácticas, ou seja, dando enfoque às orientações docentes e a metodologias de ensino de forma assegurar-se a valorização e o envolvimento de quem aprende. De igual modo, procura-se verificar o espaço da pessoa do aluno, suas necessidades e relacionamentos, nas preocupações docentes veiculadas. Deste modo, pretendemos perceber se os seus discursos atribuem importância a variáveis não cognitivas, por exemplo as percepções de competência pessoal e de competências relacionais dos alunos, na construção da sua intervenção pedagógica. Esta análise considera professores do Ensino Básico e pretendemos contribuir para uma discussão dos componentes que, no discurso dos próprios professores, marcam a sua eficácia docente. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, Suzana N.; Lima, A. P.; Carbonero, M. A. & Almeida, L. S. (2013). "Autoeficácia percebida na eficácia docente: uma auscultação a professores do ensino básico". In Atas do XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. ISBN 978-989-8525-22-2. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 3266-3285. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3760 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Auto-Eficácia Docente | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Autoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básico | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 3285 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3266 | pt_PT |
oaire.citation.title | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |