Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Autoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AutoeficaciaPercebidaEficaciaDocente.pdf744.39 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nesta comunicação discute-se o conceito de auto-eficácia no contexto das práticas de ensino dos professores, mais concretamente a competência docente auto-percebida na sua relação com a eficácia docente. Ainda, a partir da reflexão falada de alguns professores do ensino básico, procura-se perceber se os discursos sobre as suas práticas se orientam mais para o currículo académico, isto é, conceptualmente próximo das áreas ou disciplinas dos programas de ensino, ou para as questões instrucionais e didácticas, ou seja, dando enfoque às orientações docentes e a metodologias de ensino de forma assegurar-se a valorização e o envolvimento de quem aprende. De igual modo, procura-se verificar o espaço da pessoa do aluno, suas necessidades e relacionamentos, nas preocupações docentes veiculadas. Deste modo, pretendemos perceber se os seus discursos atribuem importância a variáveis não cognitivas, por exemplo as percepções de competência pessoal e de competências relacionais dos alunos, na construção da sua intervenção pedagógica. Esta análise considera professores do Ensino Básico e pretendemos contribuir para uma discussão dos componentes que, no discurso dos próprios professores, marcam a sua eficácia docente.

Description

XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2013, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar).

Keywords

Auto-Eficácia Docente Ensino Básico

Citation

Caldeira, Suzana N.; Lima, A. P.; Carbonero, M. A. & Almeida, L. S. (2013). "Autoeficácia percebida na eficácia docente: uma auscultação a professores do ensino básico". In Atas do XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. ISBN 978-989-8525-22-2. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 3266-3285.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue