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- New syntheses of potential biologically active xanthones and benzoxanthonesPublication . Rocha, Djenisa H. A.; Leal, Stephanie B.; Seca, Ana M. L.; Pinto, Diana C. G. A.; Silva, Artur M. S.The synthesis of xanthones, adequately functionalized for a specific application, is a challenging task. In this presentation, will be disclosed our recent studies with this unique family of compounds, namely the one-pot photoinduced electrocyclisation of (E)-3-styrylflavones 1 and in situ oxidation of cycloadducts to give 5-phenyl-7H-benzo[c]xanthen-7-one derivatives 2,3a and aromatization studies of (E)-3-aryl-4-benzylidene-8-hydroxy-3,4-dihydro-1H-xanthene-1,9(2H)-diones 33b into 4-benzyl-1,8-dihydroxy-3-phenyl-9H-xanthen-9-one derivatives 4.
- Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo: uma forma de cativar as crianças para a aprendizagem da matemáticaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Melo, Tânia Sofia do AmaralNeste artigo, apresentam-se propostas de tarefas de conexão entre a matemática e outras áreas e domínios, para serem desenvolvidas desde o pré-escolar ao 1° ciclo do ensino básico. Analisa-se, também, de que forma este tipo de tarefas pode influenciar a predisposição das crianças para a aprendizagem da matemática, salientando-se a sua relevância para que se fomente nos jovens um conhecimento mais profundo acerca do que é a matemática e da sua utilidade no dia a dia. As tarefas apresentadas foram desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores.
- Organic compounds isolated from Juniperus brevifolia barkPublication . Vieira, Amélia; Martins, Marcele; Seca, Ana M. L.; Pinto, Diana C. G. A.; Silva, Artur M. S.In continuation of our study on the chemical characterization of endemic plants of the Azores archipelago, we have examined Juniperus brevifolia. Our interest in this plant was stimulated by the wide range of biological activities reported for other species of this genus and/or of their constituents. Previous work showed that leaves extracts, for instance dichloromethane extract and chloroform-soluble fraction of the acetone extract, showed high activity against HeLa and Hep-2 tumour cell lines. Chemical investigation of these extracts afforded more than thirty compounds, mainly abietane and pimarane derivatives, eight of them were new natural compounds and other exhibit interesting antitumor activity.These findings prompted us to study bark extracts.
- Os provérbios também emigramPublication . Funk, Gabriela; Funk, MatthiasAo compararmos o tesouro imaterial de uma comunidade de emigrantes com o património cultural da sua localidade de origem, podemos observar os efeitos da interculturalidade no ambiente do país da imigração. Desta forma, não só o emigrante transpõe a fronteira de um novo mundo, mas também as suas tradições, que aí se transformam.
- Autoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básicoPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Lima, Ana Paula; Carbonero Martín, Miguel Ángel; Almeida, LeandroNesta comunicação discute-se o conceito de auto-eficácia no contexto das práticas de ensino dos professores, mais concretamente a competência docente auto-percebida na sua relação com a eficácia docente. Ainda, a partir da reflexão falada de alguns professores do ensino básico, procura-se perceber se os discursos sobre as suas práticas se orientam mais para o currículo académico, isto é, conceptualmente próximo das áreas ou disciplinas dos programas de ensino, ou para as questões instrucionais e didácticas, ou seja, dando enfoque às orientações docentes e a metodologias de ensino de forma assegurar-se a valorização e o envolvimento de quem aprende. De igual modo, procura-se verificar o espaço da pessoa do aluno, suas necessidades e relacionamentos, nas preocupações docentes veiculadas. Deste modo, pretendemos perceber se os seus discursos atribuem importância a variáveis não cognitivas, por exemplo as percepções de competência pessoal e de competências relacionais dos alunos, na construção da sua intervenção pedagógica. Esta análise considera professores do Ensino Básico e pretendemos contribuir para uma discussão dos componentes que, no discurso dos próprios professores, marcam a sua eficácia docente.
- A changing climate: prospects for the Azorean bryophytesPublication . Henriques, Débora; Gabriel, Rosalina; Coelho, Márcia Catarina Mendes; Borges, Paulo A. V.As climate change is warming our planet, biodiversity is responding to that input through several different processes, such as range or phenology shifts (Bellard et al., 2012). The main problem with species’ responses is that many seem to be unable to keep up with the fast pace of climate change. Quintero & Wiens (2013) established that projected rates of climate change until 2099 are about 10.000 times superior to the historical climatic niche evolution rates of 540 species of terrestrial vertebrates. If species’ fail to adapt, local extinctions can occur. This is especially true for islands, due to isolation and dispersal barriers. Plants, for example, can only migrate upwards until they reach the mountain summits. From there, they have no place to go, no area to colonize.
- Intertidal rocky shore seaweed communities subject to the influence of shallow water hydrothermal activity in São Miguel (Azores, Portugal)Publication . Wallenstein, Francisco; Couto, Ruben P.; Torrão, Daniel F.; Neto, Ana I.; Rodrigues, Armindo; Wilkinson, MartinThe volcanic origin of the Azores archipelago (Portugal) gives rise to active deep sea and shallow water hydrothermal activity that affects benthic communities. Intertidal seaweed surveys were conducted at two shores affected by intense shallow water hydrothermal vents. Water temperature, acidity and salinity were monitored. Seaweed communities were found to be species poor and have a disproportionally larger number of filamentous early successional species on shores that are subject to the effect of hot and acidic freshwater of volcanic origin. There is an ecological resemblance between hydrothermally affected seaweed communities in the Azores and those affected by acid mine drainage in the UK, thus indicating that hydrothermalism can be a useful scenario for pollution studies under conditions of ocean warming and acidification.
- Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para PortugalPublication . Lima, Ana Paula; Almeida, Leandro; Carbonero Martín, Miguel Ángel; Valdivieso Burón, Juan António; Caldeira, Suzana NunesEsta comunicação descreve os procedimentos de validação para Portugal da Escala de Autoeficácia Percebida na Docência (ECAD), avaliando as competências docentes no processo de ensino-aprendizagem (comportamentos, atitudes, motivações e estratégicas cognitivas presentes ou descritivas do "professor eficaz"). Trata-se de uma escala de auto-relato, num formato tipo Likert, composta por 58 itens e uma estrutura fatorial tridimensional: Fator A – Socio-emocional (34 itens), composto por 8 variáveis: convívio, empatia, eficácia comunicativa, sensibilidade comunicativa, mediação, envolvimento afetivo, dinâmica de grupo e autoeficácia, Fator B – Interação comunicativa (15 itens), 6 variáveis: comunicação não verbal, assertividade, liderança executiva, resolução de conflitos, comunicação verbal e liderança afetiva; Fator C –Instrução (9 itens), 3 variáveis: controle, planificação e adaptação a novas situações. Esta comunicação descreve os procedimentos seguidos na tradução e retrotraduação da escala, seguindo as normas da International Tests Commission. Professores e docentes universitários relacionados com a formação de professores realizaram a análise qualitativa dos itens com o objetivo de avaliar a sua compreensibilidade e relevância. Procurando uma maior validade ecológica da escala, os itens foram formulados tomando em consideração as praticas pedagógicas usuais dos professores e também as expressões por eles usadas na sua descrição. Seguidamente, avançou-se para um estudo quantitativo da homogeneidade dos itens e dimensionalidade da escala, tendo essa aplicação decorrido online (sistema LimeSurvey) e em papel (em menor número). Centena e meia de professores do 3º ciclo do ensino básico, na sua quase totalidade proveniente da região norte do país, por decisão dos autores, integraram a amostra. Os resultados em termos de consistência interna e estrutura dimensional da escala serão apresentados.
- Bryophytes distribution along an altitudinal gradient of native forest in Pico island (Azores): preliminary results of epiphytic generaPublication . Coelho, Márcia Catarina Mendes; Gabriel, Rosalina; Henriques, Débora; Ah-Peng, ClaudineThe evergreen forests of the Azores offer a great variety of habitats for bryophytes, owing to the diversity of microhabitats and available substrata, and to the hyper-humid conditions they provide. Bryophytes play a vital role in such ecosystems (Homem & Gabriel, 2009). The understanding of species rarity is important in ecological and conservational research.
- O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São MiguelPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Fernandes, Hélder Rego; Tiago, Maria Teresa BorgesA taxa de retenção e abandono escolar no Açores tem vindo a aumentar desde 2008, situação que afasta a Região das metas estabelecidas na estratégia 2020 para a Europa. Contrariar esta tendência pode passar pela promoção do envolvimento do aluno na escola, pois várias investigações têm observado que esta variável desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento dos estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão escolar e para o sucesso académico (Mahatmya, Lohman, Matjasko & Farb, 2012). Neste enquadramento, o presente trabalho teve como propósito central descrever e analisar a relação entre o envolvimento do aluno e a transição/ retenção escolar, em escolas dos Açores. A amostra foi constituída por 560 estudantes, de ambos os sexos, a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos Açores. Os dados foram recolhidos através do “Questionário acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola” que informa sobre o envolvimento dos alunos na escola, nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva, e, também, sobre o (in)sucesso, através das retenções escolares e das classificações dos alunos a matemática e português. Os dados foram submetidos à estimação de um modelo de equações estruturais (SEM). Para além dos justificativos estatísticos para a utilização do modelo de equações estruturais neste trabalho, considerou-se também a vantagem do SEM em permitir analisar variáveis latentes que consubstancializassem os conceitos encontrados na revisão da literatura e desenvolvidos na componente metodológica. Atendendo à revisão de literatura, prevê-se uma associação positiva entre envolvimento do aluno e transição escolar, sendo essa associação mais poderosa nos anos mais elementares da escolaridade do grupo estudado.
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