Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São Miguel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EnvolvimentoAlunoEscolaRetencao.pdf3.94 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A taxa de retenção e abandono escolar no Açores tem vindo a aumentar desde 2008, situação que afasta a Região das metas estabelecidas na estratégia 2020 para a Europa. Contrariar esta tendência pode passar pela promoção do envolvimento do aluno na escola, pois várias investigações têm observado que esta variável desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento dos estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão escolar e para o sucesso académico (Mahatmya, Lohman, Matjasko & Farb, 2012). Neste enquadramento, o presente trabalho teve como propósito central descrever e analisar a relação entre o envolvimento do aluno e a transição/ retenção escolar, em escolas dos Açores. A amostra foi constituída por 560 estudantes, de ambos os sexos, a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos Açores. Os dados foram recolhidos através do “Questionário acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola” que informa sobre o envolvimento dos alunos na escola, nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva, e, também, sobre o (in)sucesso, através das retenções escolares e das classificações dos alunos a matemática e português. Os dados foram submetidos à estimação de um modelo de equações estruturais (SEM). Para além dos justificativos estatísticos para a utilização do modelo de equações estruturais neste trabalho, considerou-se também a vantagem do SEM em permitir analisar variáveis latentes que consubstancializassem os conceitos encontrados na revisão da literatura e desenvolvidos na componente metodológica. Atendendo à revisão de literatura, prevê-se uma associação positiva entre envolvimento do aluno e transição escolar, sendo essa associação mais poderosa nos anos mais elementares da escolaridade do grupo estudado.

Description

Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 11-13 setembro 2013 (Comunicação).

Keywords

Retenções Escolares Abandono Escolar Envolvimento dos Alunos School Retentions Involvement of Students in School

Citation

Caldeira, Suzana N., Fernandes, Hélder R., Tiago, Maria T. B. (2013). "O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica: um estudo em escolas de São Miguel". In Atas do XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 7027-7049.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Investigação, Universidade do Minho

CC License