Publication
O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São Miguel
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Fernandes, Hélder Rego | |
dc.contributor.author | Tiago, Maria Teresa Borges | |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T17:05:02Z | |
dc.date.available | 2016-12-06T17:05:02Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description | Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 11-13 setembro 2013 (Comunicação). | pt_PT |
dc.description.abstract | A taxa de retenção e abandono escolar no Açores tem vindo a aumentar desde 2008, situação que afasta a Região das metas estabelecidas na estratégia 2020 para a Europa. Contrariar esta tendência pode passar pela promoção do envolvimento do aluno na escola, pois várias investigações têm observado que esta variável desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento dos estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão escolar e para o sucesso académico (Mahatmya, Lohman, Matjasko & Farb, 2012). Neste enquadramento, o presente trabalho teve como propósito central descrever e analisar a relação entre o envolvimento do aluno e a transição/ retenção escolar, em escolas dos Açores. A amostra foi constituída por 560 estudantes, de ambos os sexos, a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos Açores. Os dados foram recolhidos através do “Questionário acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola” que informa sobre o envolvimento dos alunos na escola, nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva, e, também, sobre o (in)sucesso, através das retenções escolares e das classificações dos alunos a matemática e português. Os dados foram submetidos à estimação de um modelo de equações estruturais (SEM). Para além dos justificativos estatísticos para a utilização do modelo de equações estruturais neste trabalho, considerou-se também a vantagem do SEM em permitir analisar variáveis latentes que consubstancializassem os conceitos encontrados na revisão da literatura e desenvolvidos na componente metodológica. Atendendo à revisão de literatura, prevê-se uma associação positiva entre envolvimento do aluno e transição escolar, sendo essa associação mais poderosa nos anos mais elementares da escolaridade do grupo estudado. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, Suzana N., Fernandes, Hélder R., Tiago, Maria T. B. (2013). "O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica: um estudo em escolas de São Miguel". In Atas do XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 7027-7049. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3944 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Investigação, Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | Retenções Escolares | pt_PT |
dc.subject | Abandono Escolar | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento dos Alunos | pt_PT |
dc.subject | School Retentions | en |
dc.subject | Involvement of Students in School | en |
dc.title | O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São Miguel | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 7049 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7027 | pt_PT |
oaire.citation.title | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |