Repository logo
 
Publication

O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São Miguel

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorFernandes, Hélder Rego
dc.contributor.authorTiago, Maria Teresa Borges
dc.date.accessioned2016-12-06T17:05:02Z
dc.date.available2016-12-06T17:05:02Z
dc.date.issued2013-09
dc.descriptionAtas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 11-13 setembro 2013 (Comunicação).pt_PT
dc.description.abstractA taxa de retenção e abandono escolar no Açores tem vindo a aumentar desde 2008, situação que afasta a Região das metas estabelecidas na estratégia 2020 para a Europa. Contrariar esta tendência pode passar pela promoção do envolvimento do aluno na escola, pois várias investigações têm observado que esta variável desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento dos estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão escolar e para o sucesso académico (Mahatmya, Lohman, Matjasko & Farb, 2012). Neste enquadramento, o presente trabalho teve como propósito central descrever e analisar a relação entre o envolvimento do aluno e a transição/ retenção escolar, em escolas dos Açores. A amostra foi constituída por 560 estudantes, de ambos os sexos, a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos Açores. Os dados foram recolhidos através do “Questionário acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola” que informa sobre o envolvimento dos alunos na escola, nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva, e, também, sobre o (in)sucesso, através das retenções escolares e das classificações dos alunos a matemática e português. Os dados foram submetidos à estimação de um modelo de equações estruturais (SEM). Para além dos justificativos estatísticos para a utilização do modelo de equações estruturais neste trabalho, considerou-se também a vantagem do SEM em permitir analisar variáveis latentes que consubstancializassem os conceitos encontrados na revisão da literatura e desenvolvidos na componente metodológica. Atendendo à revisão de literatura, prevê-se uma associação positiva entre envolvimento do aluno e transição escolar, sendo essa associação mais poderosa nos anos mais elementares da escolaridade do grupo estudado.pt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, Suzana N., Fernandes, Hélder R., Tiago, Maria T. B. (2013). "O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica: um estudo em escolas de São Miguel". In Atas do XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 7027-7049.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3944
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherCIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Investigação, Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectRetenções Escolarespt_PT
dc.subjectAbandono Escolarpt_PT
dc.subjectEnvolvimento dos Alunospt_PT
dc.subjectSchool Retentionsen
dc.subjectInvolvement of Students in Schoolen
dc.titleO envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São Miguelpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage7049pt_PT
oaire.citation.startPage7027pt_PT
oaire.citation.titleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EnvolvimentoAlunoEscolaRetencao.pdf
Size:
3.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: