Repository logo
 
Publication

Novos elementos sobre praxes no Ensino Superior. Estudos na Universidade dos Açores

dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorSousa, Áurea
dc.contributor.authorMartins, Maria J.
dc.date.accessioned2018-01-09T13:23:40Z
dc.date.available2018-01-09T13:23:40Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste trabalho procura elementos que contribuam para um melhor entendimento da expressão tendencialmente positiva face à praxe académica, por parte de estudantes caloiros de uma instituição de ensino superior em Portugal. Participaram no estudo 163 estudantes de 1.º ano e de ambos os sexos que responderam ao Questionário de Vivências da Praxe (QVP), de Vieira (2012), e ao Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES), de Diniz, 2017. Os principais resultados indicam existir mais alunos a afirmarem sentir-se integrados, em detrimento de ansiosos (QVP), e que o sentimento de integração relaciona com a Relação com os Amigos (QISES).pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This work looks for elements that contribute to a better understanding of the tendentially positive expression towards the academic hazing, by freshmen students of a higher education institution in Portugal. The study was attended by 163 first year’s students of both sexes who answered the Hazing Living Experiences Questionnaire (QVP), of Vieira (2012), and Social Integration in Higher Education Questionnaire (QISES), by Diniz (2017). The main results indicate that there are more students claiming to be integrated, rather than anxious (QVP), and that the feeling of integration relates to the Relationship with Friends (QISES).en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendes, M.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Sousa, Á.; Martins, M.J. (2017). Novos elementos sobre praxes no Ensino Superior. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 191-194. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2876pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2876pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4530
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educaciónpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectPraxe Académicapt_PT
dc.subjectIntegração Socialpt_PT
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectPractice Hazingen
dc.subjectSocial Integrationen
dc.titleNovos elementos sobre praxes no Ensino Superior. Estudos na Universidade dos Açorespt_PT
dc.title.alternativeNew elements on hazing in higher education. Studies at the University of the Azoresen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceA Coruñapt_PT
oaire.citation.endPage194pt_PT
oaire.citation.issue(14)pt_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeExtr.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REIPE Mendes et al 2017.pdf
Size:
806.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: