Repository logo
 
Publication

Jovens e escolhas escolares : origem social, vivĂȘncias no sistema educativo e projetos de futuro

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias PolĂ­ticaspt_PT
dc.contributor.advisorLima, Jorge Manuel Ávila de
dc.contributor.advisorPalos, Ana Cristina Pires
dc.contributor.authorArruda, Francisco Tavares
dc.date.accessioned2023-01-12T16:28:56Z
dc.date.available2023-01-12T16:28:56Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Políticas Sociais e Dinùmicas Regionais, 18 de julho de 2022, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação pretende analisar os fatores que influenciam as decisĂ”es escolares dos jovens em termos de interrupção ou prolongamento dos estudos a nĂ­vel do ensino superior bem como as diferenças entre as trajetĂłrias sociais e escolares de indivĂ­duos com distinta escolaridade. Como linhas de orientação e de objetividade, esta dissertação orienta-se para o condicionalismo imposto pela origem social do jovem no seu percurso escolar. Neste sentido, constrĂłi-se uma perspetiva teĂłrica acerca dos fatores que influenciam a escolarização e os projetos de futuro. No que respeita Ă  estratĂ©gia metodolĂłgica aplicada, esta dissertação irĂĄ ter uma abordagem qualitativa pois irĂĄ ser utilizada, como tĂ©cnica de pesquisa, as histĂłrias de vida que, por sua vez, permitem refletir acerca das referĂȘncias exteriores ao jovem, que configuram os comportamentos e as vivĂȘncias do mesmo. É possĂ­vel concluir que a origem social dos jovens condiciona as suas escolhas escolares e os seus projetos de futuro.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present dissertation intends to analyze the factors that influence young people's school decisions in terms of interruption or extension of studies at the higher education level as well as the differences between the social and school trajectories of individuals with different schooling. As guidelines and objectivity, this dissertation is oriented towards the constraints imposed by the social origin of the young person in their school career. In this sense, a theoretical perspective is built on the factors that influence schooling and future projects. With regard to the methodological strategy applied, this dissertation will have a qualitative approach because it will be used, as a research technique, the life stories that, in turn, allow us to reflect on the external references to the young person, which configure the behaviors and the experiences of the same. It is possible to conclude that the social origin of young people conditions their school choices and their future projects.en
dc.identifier.citationArruda, Francisco Tavares (2022). "Jovens e escolhas escolares: origem social, vivĂȘncias no sistema educativo e projetos de futuro", 125 p.. Mestrado em PolĂ­ticas Sociais e DinĂąmicas Regionais. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia MĂȘs Ano]. DisponĂ­vel em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6553>pt_PT
dc.identifier.tid203130987pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/6553
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEscolarizaçãopt_PT
dc.subjectFamĂ­liapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectMercado de Trabalhopt_PT
dc.subjectSchool Careeren
dc.subjectSchool Choicesen
dc.subjectSocial Originsen
dc.titleJovens e escolhas escolares : origem social, vivĂȘncias no sistema educativo e projetos de futuropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em PolĂ­ticas Sociais e DinĂąmicas Regionaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoFranciscoTavaresArruda2022.pdf
Size:
952.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: