Publication
Trotes académicos (praxes) : implicações para o envolvimento do aluno na universidade
dc.contributor.author | Mendes, Maria | |
dc.contributor.author | Miranda, Raquel | |
dc.contributor.author | Silva, Nayara Nogueira | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.contributor.author | Vial, Franklin Denis Lopes | |
dc.contributor.author | Damasceno, Fellipe Ribeiro | |
dc.contributor.author | Branquinho, Maria Inês da Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-10-04T12:50:55Z | |
dc.date.available | 2017-10-04T12:50:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de julho de 2016. | pt_PT |
dc.description.abstract | Os recém-chegados no ensino superior estão sujeitos à prática de trotes académicos que podem propiciar insatisfação em função do desenvolvimento de atividades que possuem teor humilhante, coercivo, opressivo e dominante (Custódio, 2009) ou satisfação diante de práticas integradoras. Nesta perspetiva, o trote pode mobilizar sentimentos positivos ou negativos no calouro mediando o modo como as relações calouro-veterano são estruturadas acarretando assim implicações na adaptação e envolvimento na vida académica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mendes, M.; Miranda, R.; Silva, N.; Silva, O.; Vial, F.; Damasceno, F.; & Branquinho, M. (2016). "Trotes académicos (praxes): Implicações para o envolvimento do aluno na universidade". In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 1055-1066). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-35-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-35-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4433 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.subject | Adaptação Académica | pt_PT |
dc.subject | Praxe Académica | pt_PT |
dc.subject | Trote Académico | pt_PT |
dc.title | Trotes académicos (praxes) : implicações para o envolvimento do aluno na universidade | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1066 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1055 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 |