Repository logo
 
Publication

Trotes académicos (praxes) : implicações para o envolvimento do aluno na universidade

dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorMiranda, Raquel
dc.contributor.authorSilva, Nayara Nogueira
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorVial, Franklin Denis Lopes
dc.contributor.authorDamasceno, Fellipe Ribeiro
dc.contributor.authorBranquinho, Maria Inês da Costa
dc.date.accessioned2017-10-04T12:50:55Z
dc.date.available2017-10-04T12:50:55Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de julho de 2016.pt_PT
dc.description.abstractOs recém-chegados no ensino superior estão sujeitos à prática de trotes académicos que podem propiciar insatisfação em função do desenvolvimento de atividades que possuem teor humilhante, coercivo, opressivo e dominante (Custódio, 2009) ou satisfação diante de práticas integradoras. Nesta perspetiva, o trote pode mobilizar sentimentos positivos ou negativos no calouro mediando o modo como as relações calouro-veterano são estruturadas acarretando assim implicações na adaptação e envolvimento na vida académica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendes, M.; Miranda, R.; Silva, N.; Silva, O.; Vial, F.; Damasceno, F.; & Branquinho, M. (2016). "Trotes académicos (praxes): Implicações para o envolvimento do aluno na universidade". In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 1055-1066). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-35-9.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-35-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4433
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.subjectAdaptação Académicapt_PT
dc.subjectPraxe Académicapt_PT
dc.subjectTrote Académicopt_PT
dc.titleTrotes académicos (praxes) : implicações para o envolvimento do aluno na universidadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage1066pt_PT
oaire.citation.startPage1055pt_PT
oaire.citation.titleII Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académicopt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mendes et al 2016.pdf
Size:
11.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: