Loading...
12 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 12
- Tourists’ Characteristics, Travel Motivation and SatisfactionPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Furtado, Sheila; Ferreira, Joaquim A.Our society is growing older and it is important to develop the senior tourism market. Consumers aged 55 and older are a fastest growing market segment and a major business opportunity. The purpose of this research is to develop and test a model to investigate the characteristics of the senior tourists that affect the factors of travel motivation and travel satisfaction. We intent to explore the existence of statistically significant differences in satisfaction between groups of senior tourists using the same categories. A path analysis is carried out in order to describe direct dependencies among a set of variables. In this study (n=537 senior tourists visiting the Azores islands) a model is proposed to identify the senior tourists’ characteristics which significantly affect each of the dependent variables (motivation factors and satisfaction) and which types of effects explain the association among variables. Travel satisfaction depends both on age group and perception of health status by the senior tourists. New opportunities can be found for both public and private sectors to develop and marketing new tourism products that can attract the right senior market segments.
- Perceção de Saúde, Atividades Preferidas e Satisfação com a Vida em Turistas Seniores no Destino AçoresPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Furtado, Sheila; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Moniz, Ana; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.; Santos, Carlos; Medeiros, Maria Teresa Pires deNa contemporaneidade, assiste-se a uma mudança de paradigma nas dinâmicas, hábitos e estilos de vida das pessoas idosas, que investem em benefício próprio, lazer e viagens. Há autores que falam em “Novos Idosos”. Esta mudança permite-nos refletir sobre o envelhecimento ativo ligado a um turismo sénior que promova a saúde, em geral, e o bem-estar psicológico e a satisfação com a vida, em particular, no caso de turistas que visitaram os Açores nos últimos dois anos (n=697; idades: 55-94 anos). Com este estudo pretende-se compreender as atividades desenvolvidas pelos turistas seniores (entenda-se 55+ anos) que promovem o seu bem-estar; analisar a relação entre a perceção do estado de saúde e as atividades preferidas pelos turistas; cotejar a perceção entre o estado de saúde e variáveis sociodemográficas; e verificar a relação entre Satisfação com a Vida (SV) e: i) variáveis sociodemográficas; ii) perceção do estado de saúde. Aplicou-se um Questionário de Turismo Sénior e a Escala de Satisfação com a Vida (versão portuguesa da Satisfaction With Life Scale de Diener et al., 1985, validada por Simões, 1992). Com recurso a testes não paramétricos, foi possível concluir que as atividades ligadas ao mar e a experiências termais variam em função da faixa etária (os mais velhos procuram o contacto com o mar e os mais novos as experiências termais); estas atividades variam em função da SV (os menos satisfeitos procuram mais o mar, e os mais satisfeitos as termas); as atividades associadas a festas e diversão, assim como a SV, variam em função das habilitações académicas (até ao ensino básico procuram mais as festas populares, embora tenham uma menor SV, relativamente aos restantes turistas seniores da amostra); a perceção do estado de saúde varia em função da SV (os que percebem a saúde como excelente apresentam níveis superiores de SV).
- A população estudantil da Universidade dos Açores : contributo para um estudo de desenvolvimento localPublication . Diogo, Fernando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Medeiros, Octávio H. Ribeiro[…]. Pela reflexão sobre a situação do homem, e do ambiente concreto que o rodeia, a Universidade poderá fazer emergir do seio da sociedade mais pessoas conscientes, tecnicamente mais preparadas para intervir sobre a realidade. Além disso, através desta tomada de consciência e da atitude crítica que ela ajuda a desenvolver, a Universidade contribui para a libertação da pessoa. Este contributo é fundamental, pois a vocação do ser humano não pode realizar-se sem uma reflexão sobre as condições espaço temporais e um mergulhar nelas com espírito crítico, em perspectiva científica. Assim, talvez se consiga mais facilmente o ajustamento entre os meios necessários e os objectivos propostos e se detectem quais os factores socioculturais condicionantes do desenvolvimento local e dos processos de inovação correspondentes. […].
- Escala de motivações dos turistas senioresPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Vieira, Virgilio; Furtado, Sheila; Santos, Carlos; Ferreira, Joaquim A.No incremento do fenómeno turístico, os Açores registaram um crescimento mais intenso desde 2014, tendo alcançado aumentos superiores a 20%, nos dois últimos anos. Este aumento muito significativo do turismo na região requer monitorização e uma estratégia holística assente na economia circular com o desenvolvimento de medidas que possam vir a ter reflexo na promoção da qualidade e na configuração da sustentabilidade socio-ambiental do destino Açores. […]. Com base num conjunto de dezassete itens relativos aos motivos para visitar os Açores foi desenvolvida a Escala de Motivações para os Turistas Seniores (EMTS), a qual revelou boas qualidades psicométricas, designadamente de validade e de fidelidade. Os dados recolhidos por questionário (n=470 turistas que visitaram os Açores) foram analisados com recurso a diversos métodos estatísticos. O conhecimento do perfil do turista sénior, tendo em atenção as suas motivações, ajudará os agentes locais dos setores público e privado a adequarem a sua oferta turística.
- Diagnóstico da Pesca nos AçoresPublication . Fontes, Paulo Vitorino; Tomás, Licínio Manuel VicenteA Caracterização e Análise Prospectiva do Sector das Pescas pressupõe a colaboração e orientação da Universidade dos Açores. Esta cooperação passa pela elaboração da amostragem, a operacionalização dos factores de sondagem, a estruturação de um inquérito, a construção de base informática para tratamento dos dados e a elaboração de relatório final.
- Turismo sénior : Abordagens, sustentabilidade e boas práticasPublication . Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.[…]. O aumento da longevidade e da escolarização, num enquadramento de envelhecimento ativo e positivo, confluem para o aumento do conhecimento das pessoas idosas, estimulam a curiosidade, o sonho e a expetativa de prazer e contribuem para a exploração dos lugares, para o conhecimento das populações, para o confronto e abertura ao diferente, característico e único, através dos olhares cruzados das viagens, isto é, os olhares externos para a ampla “janela do mundo”, deixando emergir no século XXI o Turismo Sénior. Talvez impulsionado pelos novos desafios emergentes na estrutura social – de que se destaca a tendência de envelhecimento das populações ocidentais e a afirmação dos lazeres – o Turismo Sénior simboliza bem, em nosso entender, um conjunto de desafios da modernidade (e da pós-modernidade) ao mesmo tempo que incentiva a reflexão, a investigação e a procura de soluções, reunindo diferentes áreas do conhecimento sob uma perspetiva multi e interdisciplinar. É neste contexto macrossocial global que surge a investigação multidisciplinar e sistémica na área do Turismo e do Turismo Sénior, em particular. Nos Açores, o incremento recente do turismo é fruto da abertura do espaço aéreo e do reconhecimento mundial das belezas naturais, da tranquilidade, da segurança e do desenvolvimento local e regional. Tal, passa essencialmente por dar a conhecer o património, as tradições e a identidade “Açoriana”, bem como pelo incremento do bem-estar proporcionado pelas belezas naturais que caracterizam o contexto arquipelágico. […]. [da Nota Prévia]
- Livro de Resumos – Seminário Internacional “Turismo Sénior, Bem-estar e Sustentabilidade”Publication . Medeiros, Teresa; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, Luís; Costa, Susana Goulart; Sousa, Mariana; Ferreira, JoaquimO Seminário Internacional de Turismo Sénior, Bem‑estar e Sustentabilidade propõe‑se divulgar os resultados de um estudo multifásico e multimétodo referente ao Projeto Turismo Sénior: Rotas de Bem‑Estar e Vivências Locais num Ecossistema Insular (TURIVIVA+). O Projeto é financiado pelo programa PO2020 Açores e Governo Regional dos Açores, com referência ACORES-01-0145-FEDER-000115. Centrado no estudo aprofundado da realidade micaelense, o TURIVIVA+ evidencia os benefícios intrínsecos, a nível local, perante as novas tendências dos viajantes que procuram São Miguel com grande apetência pelo turismo de natureza, pelas experiências únicas e genuínas de contemplação, imersão e de relaxamento. A partir de uma amostra de mais de mil turistas seniores (n=1083) que visitaram a ilha de S. Miguel (Arquipélago dos Açores), nos últimos dois anos (2021 e 2022), apresenta‑se a síntese dos estudos desse projeto, que num primeiro momento procura evidenciar as características, atividades desenvolvidas, preferências, formas de bem‑estar e experiências memoráveis dos turistas seniores. Completam‑se os resultados dos dados recolhidos por entrevistas feitas a pessoas idosas, registando o testemunho das suas memórias, assim como os saberes de artesãos locais, nas áreas mais emblemáticas do património regional e das tradições locais. O recurso à tecnologia de última geração incorpora tanto a georreferenciação, de cerca de 300 sítios catalogados da ilha de São Miguel, bem como a utilização da técnica de realidade aumentada através de uma APP específica, desenvolvida para o efeito, delineando circuitos ou rotas típicas entre espaços culturais no perímetro insular. Para além da apresentação de resultados do projeto TURIVIVA+, o presente livro de resumos pretende facultar uma síntese bilingue de quatro comunicações da autoria de eminentes conferencistas, especialistas no domínio do Turismo Sénior, a saber: i) “Silver Economy – Tourism: Challenges & Antiphon”, por Luiz Moutinho (Universidade de Suffolk, Reino Unido); ii) Grey Tourism and Deseasonalization, por Alfonso Vargas‑Sanchéz (Universidade de Huelva, Espanha); iii) “Experiências Turísticas Acessíveis: Desafios e Estratégias, por Celeste Eusébio (Universidade de Aveiro); e iv) a conferência de encerramento: “The Tourist’s Motivation for Travelling: The Case of the Senior Tourism”, por Rafael Robina Ramírez (Universidade da Extremadura, Cáceres, Espanha).
- Recensões : Notícias BibliográficasPublication . Duarte, Maria Angelina; Freitas, Vamberto A.; Bettencourt, Urbano; Diogo, Fernando; Tomás, Licínio Manuel Vicente
- Turismo sénior de natureza nos açores: nas novas rotas do lazer.Publication . Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, Osvaldo; Medeiros, Teresa; Moniz, Ana; Furtado, Sheila; Vieira, VirgilioNa diversidade das suas nove ilhas, os Açores têm vindo a crescer enquanto destino turístico de eleição associado a uma imagem de natureza quase intacta, para além da herança cultural e imaterial que têm para oferecer. De que os espaços naturais sejam cada vez mais procurados e valorizados, ninguém duvida; mas a distinção entre espaços naturais, reais e culturais está longe de ser óbvia e imediata.
- Health Perception, Travel Concerns, and Senior Tourist SatisfactionPublication . Medeiros, Maria Teresa Pires de; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Furtado, Sheila; Moniz, Ana; Vieira, Virgilio; Tomás, Licínio Manuel VicenteBased on a sample of tourists who visited the Azores (n = 697, ages 55 - 94), it was intended to understand the concerns about the trip; to analyze health perception in relation to satisfaction with travel and satisfaction with life. A Senior Tourism Questionnaire and the Life Satisfaction Scale were applied. The application of nonparametric tests that: (i) the location of accommodation differs according to sex; (ii) the flight duration, location of accommodation, medical care and mobility conditions vary according to age; (iii) the difficulty with language, cultural differences, medical care, travel prices and mobility conditions change according to the perception of health status; (iv) the destination security, comfortable accommodation, food supply, cultural differences, mobility conditions and hospitality of the residents change according to the satisfaction with life; (v) the satisfaction with the trip varies according to the satisfaction with life and the perception of health status.
