ARQ - Ciências Sociais
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- Açores : o futuro e a doce tirania do passadoPublication . Almeida, Onésimo TeotónioThe Azores are presently feeling a two-way pull – a political one attracting them towards Europe, which they will have to follow along with Portugal, and an entropic tendency towards a maintenance of the old ways. There is an acute need to reflect seriously upon what must be given up in the name of progress and what must be preserved as part of the region's identity. Careful thinking and planning could transform apparent liabilities in terms of «underdevelopment» into assets marketable among tourists attracted to unspoiled environments.
- A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantesPublication . Sousa, Maria de L. Cabral[…]. O presente estudo abordou o interesse pela leitura como uma variável capaz de afectar o nível de compreensão conseguido durante essa actividade. Basicamente, as razões que levaram a essa decisão têm a ver com a preocupação expressa por muitos professores do Ensino Secundário relativamente ao baixo nível de interesse dos alunos pela leitura e, também, com a ideia de que, no domínio do ensino das línguas, nenhuma das suas áreas específicas poderá ser estudada apenas do ponto de vista do domínio cognitivo. Fazê-lo, de acordo com Douglas Brown (1980), seria omitir a mais fundamental das dimensões do comportamento humano – a dimensão afectiva. […].
- Aculturação : algumas observaçõesPublication . Almeida, Onésimo Teotónio[…]. A minha experiência de contacto com a emigração (e ela não se limita à América e Canadá, mas estende-se à América do Sul e Europa) faz-me crer que essa visão não é bem exacta. Explico porquê. É apenas visto da terra de onde partem que os emigrantes se apresentam como assimilados pela nova cultura – aculturados. Quando vistos do país que os recebe, essa aculturação revela-se bem superficial. O elemento mais revelador é a língua. Raramente a falam para além do razoável. Na maioria dos casos, falam uma língua adoptiva de sobrevivência. O mais comum é continuarem a falar o português salpicado de vocábulos e expressões que denotam realidades culturais novas (ao menos para eles). Quando o emigrante injecta o seu português de vocábulos franceses ou ingleses sobre automóveis, é porque no seu dia-a-dia em Portugal o vocábulo português relacionado com o automóvel não fazia parte do seu léxico, pela simples razão de que ele não possuía carro. Mas as outras facetas da aculturação também se revelam superficiais quando analisadas com atenção. Grande parte delas são meras adaptações de sobrevivência que abandonam imediatamente logo que regressam a Portugal – determinados hábitos de trabalho, por exemplo. […].
- Algumas considerações sobre a imprensa portuguesa nos EUAPublication . Freitas, Vamberto A.Entre quase todos aqueles que nestes últimos anos se têm interessado pelos centros lusos radicados nos Estados Unidos da América, uma das facetas da vida comunitária que geralmente mais os impressiona parece ser a existência, sempre precária, mas persistente, da imprensa falada e escrita em língua portuguesa. Diversos trabalhos foram já publicados ao longo dos anos sobre este assunto, tanto na terra de acolhimento como aqui na de origem; mas, por enquanto, falta-nos uma grande e aprofundada monografia e que cubra a história completa, desde o seu início a meados do século passado até ao presente, e que abrange a Nova Inglaterra, Califórnia e as ilhas de Havai. De qualquer modo, após vos apresentar, em síntese, o que mais significativo já existe, passarei a avançar algumas considerações que creio serem essenciais ao entendimento do que sempre foi, e por muito tempo ainda continuará a ser, a Imprensa escrita de língua portuguesa na América.
- Alienation in organizations : implications for educational administrationPublication . Alves, Mariano TeixeiraThe concept of alienation has a long past in the history of ideas. It has been dealt with in the works some great writers of the past. Alienation has influenced philosophers during different eras and it is best known after Marx's theories. Since Marx, the «anthological-ethical» and the «psychological-sociological» views of alienation have gained wide acceptance. With Marx, the theories of alienation have been built upon certain assumptions and concepts about human nature and the relationship between man and society (Israel, 1971: 11). Marx's analysis of alienation comprise three aspects: religious, political and economic. He indicated that economic alienation is the most basic and is rooted in the alienation from labour. This paper looks at alienation in organizations, traces its sources and deals with its various dimensions and effects. For the purpose of this paper alienation is defined as «… an estrangement or separation between parts or the whole of the personality and significant aspects of the world of experience …» (Kurt Lang, 1964: 19).
- Análise da evolução do casamento nos concelhos de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, no período de 1961 a 1985Publication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Medeiros, Octávio H. Ribeiro[…]. Actuando a nupcialidade de um modo particular na natalidade, variável presentemente considerada de maior responsabilidade na evolução da população mundial, difícil se torna ainda prever as consequências que nela terão os novos modos de pensar e agir. No entanto, é ainda fundamentalmente através do casamento que a fecundidade adquire maior expressão, mesmo nas sociedades tecnologicamente mais avançadas, o que não é o caso da região que nos propomos estudar - os Açores. A análise dos casamentos nos concelhos que integram as capitais dos três ex-distritos açorianos, nos anos 1961-1985, e a sua evolução, é o tema que nos propomos abordar. Sem pretender explicar de todo estes acontecimentos, de si complexos, desejamos contribuir para um melhor conhecimento dos Açores quer a nível demográfico quer sociológico. A consideração do período de 1961 a 1985 pretende abranger não só a última década, em que nos surgem mais significativas as mudanças, como os anos imediatamente anteriores em que estas, ainda que atenuadas, já se fazem sentir. […].
- A antropologia cultural na Universidade dos Açores : um contributo para a descoberta e a salvaguarda do património etnográfico insularPublication . Martins, Rui de Sousa[…]. Mas a evolução cultural e, nos últimos anos, a avassaladora implantação da sociedade de consumo, das suas práticas e da sua ideologia levou ao abandono e à morte de muitos valores da cultura tradicional açórica. O açoriano vai despindo a sua roupa cultural para a trocar por outra que não se adapta à sua pele nem à sua maneira de ser. O rico património tradicional com que se identificava morre e esquece. Os açorianos são progressivamente um povo sem memória, sacrificado a um tipo de desenvolvimento alienante. Parece-me que o progresso técnico que é real nos Açores não foi adaptado às características geográficas e culturais da região nem as respeita. Neste contexto os etnólogos podem e devem contribuir para o inventário, o estudo, a protecção e sobretudo para a dignificação dos aspectos da cultura tradicional que estão em vias de se perder. Devem consciencializar as pessoas para o valor do seu património tradicional e divulgá-lo a todos os níveis. No caso dos Açores, julgo que é urgente dar uma dimensão enraizadamente cultural a um processo de regionalização que tem sido sobretudo administrativo e político. […].
- Aspirações dos jovens : cidade e campo em confronto nas ilhas de São Miguel, Terceira e FaialPublication . Medeiros, Octávio H. RibeiroLe présent travail s'offre à la suite d'une œuvre déjà publiée: Situation et aspirations de la jeunesse aux Açores. Contrairement au livre, ne sont étudiées ici que les iles présentant à la fois des espaces urbains et ruraux: São Miguel, Terceira et Faial, et ce avec une analyse inédite par groupes d'âge (15-19 ans; 20-25 ans). L’hypothèse générale et les hypothèses opératoires sont, pour l’essentiel, reprises de l’ouvrage cité ci-dessus. Après la caractérisation et l’analyse des principales aspirations de la jeunesse, quelques questions demeurent ouvertes; nous les formulons à la fin de cette étude. Et nous le faisons parce que nous sommes convaincus que les pourcentages, ou autres traitements de données, n'épuisent pas, à eux seuls, la compréhension-explication de la réalité, toujours plus complexe que nos théories – c'est sans doute pourquoi nous avons rencontré, parfois, une certaine difficulté à concilier, ou à harmoniser, l’«analyse de la réalité» et la «réalité analysée». Nous laissons aux lecteurs le soin de continuer à réfléchir sur certaines des questions laissées ouvertes, surtout à ceux d'entre eux qui sont les plus sensibles, ou les plus sensibilisés, à la problématique de la jeunesse, et à ceux qui, par mission, lui vouent leur attention et leurs efforts.
- Autonomia da universidade : eleição do Magnífico ReitorPublication . Carmo, FranciscoLe texte énumère les Facteurs individualisant du récipiendaire, lors de la cérémonie officielle de sa nomination au titre de Recteur de l'Université des Açores, selon l'ordre du vers latin: forma, figura, locus, tempus, stirps, patria, nomen, qualités par lesquelles il l'identifie et le désigne. Il relevé les aspects fondamentaux de son PROJET, offert à la communauté universitaire qui l'a élu, et notamment: les Principes qui l'inspirent- 1) l'Université est une institution de mérite scientifique, 2) un organe de création et de transmission du savoir, 3) un puissant facteur de l'universalité des Açores; les Vecteurs qui l'animent- 1) Révision des plans d'études (création, entre autres, d'un cours de sociologie), 2) priorité à donner aux installations de l'Université. On analyse également, à grands traits, I'INSTITUTION: 1) Problématique de l'Université sous l'aspect de l'autonomie acquise, de la spécialisation intégrée et de la contribution au développement régional; 2) Profil de l'universitaire, dont se détachent quelques traits particuliers - rationalité, scientificité, attitude pédagogique et disposition morale.
- O barro, a técnica e a arte : a cerâmica dos Açores e as olarias de Vila Franca do CampoPublication . Martins, Rui de SousaA Tecnologia Cultural é a disciplina da Etnologia que estuda as actividades técnicas do homem, ou seja, o conjunto de acções que este exerce sobre a matéria, a fim de obter resultados que o ajudarão a satisfazer múltiplas necessidades. As tecnologias implicam matéria prima e energia, ligadas entre si por actos técnicos que recorrem a utensílios. Os objectos criados pelo homem são os únicos testemunhos das mais recuadas civilizações, documentando toda a história humana, e não admira que no século XIX Lewis Morgan tenha classificado evolutivamente os estádios culturais da humanidade de acordo com a sucessão dos inventos técnicos. O próprio difusionismo havia de nascer nos Museus ele Berlim, sob o fascínio dos objectos, da sua sistematização e da sua apresentação ao público. O estudo das tecnologias está hoje ligado a nomes clássicos da Antropologia Cultural como Marcel Mauss, Montandon, Leroi-Gourhan, Haudricourt, Hélène Balfet, Cresswell e Godelier. Nos Estados Unidos, Leslie White e Julien Steward reexaminaram o papel do factor tecnológico na evolução das culturas e a problemática por eles desenvolvida está na base da Ecologia Cultural. O estudo das tecnologias tradicionais tem sempre grande relevo num curso de Etnologia, nomeadamente quando este assume, entre os seus objectivos, o despertar das consciências para os valores culturais da sociedade tradicional e para a necessidade do seu estudo e recuperação. Nesta perspectiva, vamos tentar a abordagem de uma tecnologia tradicional dos Açores, a cerâmica ele Vila Franca do Campo (São Miguel), encarando-a como um meio de pensarmos o relacionamento do homem insular com o ambiente, uma técnica e uma arte. Os oleiros açorianos criaram utensílios que povoaram o quotidiano ilhéu até que a implacável civilização do alumínio e do plástico remeteu para o etnólogo a missão de acompanhar a arte elo barro à sua derradeira morada: o Museu.