ARQ - CS - N 02 (1987)
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Artigos publicados no Número 2 - 1987
CONTEÚDO / CONTENTS:
Editorial
FERNANDES, António Teixeira - A sacralidade no universo simbólico do exercício do poder político.
PEIXOTO, Ermelindo Manuel B. - Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas.
ANDRADE, Luís - As relações Leste-Oeste na era Gorbatchev.
ALVES, Mariano T. - Alienation in organizations: implications for educational administration.
GONÇALVES, Rolando Lalanda - Contextos de enraizamento e processos de identificação colectiva: elementos para uma sociologia insular.
MARTINS, Rui de Sousa - O barro, a técnica e a arte: a cerâmica dos Açores e as olarias de Vila Franca do Campo.
ROSA, Victor M. Pereira; TRIGO, Salvato V. P. - Da insularidade à açorianidade: algumas reflexões.
COMUNICAÇÕES - Colóquio do CES sobre Emigração e Aculturação
DIAS, Eduardo Mayone - Os portugueses na Califórnia: perspectiva histórica.
DUTRA, Ramiro - Problemática actual do emigrante na Califórnia.
ALMEIDA, Onésimo Teotónio - Aculturação: algumas observações.
FREITAS, Vamberto - Algumas considerações sobre a imprensa portuguesa nos EUA.
INFORMAÇÕES - RECENSÕES
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- Aculturação : algumas observaçõesPublication . Almeida, Onésimo Teotónio[…]. A minha experiência de contacto com a emigração (e ela não se limita à América e Canadá, mas estende-se à América do Sul e Europa) faz-me crer que essa visão não é bem exacta. Explico porquê. É apenas visto da terra de onde partem que os emigrantes se apresentam como assimilados pela nova cultura – aculturados. Quando vistos do país que os recebe, essa aculturação revela-se bem superficial. O elemento mais revelador é a língua. Raramente a falam para além do razoável. Na maioria dos casos, falam uma língua adoptiva de sobrevivência. O mais comum é continuarem a falar o português salpicado de vocábulos e expressões que denotam realidades culturais novas (ao menos para eles). Quando o emigrante injecta o seu português de vocábulos franceses ou ingleses sobre automóveis, é porque no seu dia-a-dia em Portugal o vocábulo português relacionado com o automóvel não fazia parte do seu léxico, pela simples razão de que ele não possuía carro. Mas as outras facetas da aculturação também se revelam superficiais quando analisadas com atenção. Grande parte delas são meras adaptações de sobrevivência que abandonam imediatamente logo que regressam a Portugal – determinados hábitos de trabalho, por exemplo. […].
- Algumas considerações sobre a imprensa portuguesa nos EUAPublication . Freitas, Vamberto A.Entre quase todos aqueles que nestes últimos anos se têm interessado pelos centros lusos radicados nos Estados Unidos da América, uma das facetas da vida comunitária que geralmente mais os impressiona parece ser a existência, sempre precária, mas persistente, da imprensa falada e escrita em língua portuguesa. Diversos trabalhos foram já publicados ao longo dos anos sobre este assunto, tanto na terra de acolhimento como aqui na de origem; mas, por enquanto, falta-nos uma grande e aprofundada monografia e que cubra a história completa, desde o seu início a meados do século passado até ao presente, e que abrange a Nova Inglaterra, Califórnia e as ilhas de Havai. De qualquer modo, após vos apresentar, em síntese, o que mais significativo já existe, passarei a avançar algumas considerações que creio serem essenciais ao entendimento do que sempre foi, e por muito tempo ainda continuará a ser, a Imprensa escrita de língua portuguesa na América.
- Alienation in organizations : implications for educational administrationPublication . Alves, Mariano TeixeiraThe concept of alienation has a long past in the history of ideas. It has been dealt with in the works some great writers of the past. Alienation has influenced philosophers during different eras and it is best known after Marx's theories. Since Marx, the «anthological-ethical» and the «psychological-sociological» views of alienation have gained wide acceptance. With Marx, the theories of alienation have been built upon certain assumptions and concepts about human nature and the relationship between man and society (Israel, 1971: 11). Marx's analysis of alienation comprise three aspects: religious, political and economic. He indicated that economic alienation is the most basic and is rooted in the alienation from labour. This paper looks at alienation in organizations, traces its sources and deals with its various dimensions and effects. For the purpose of this paper alienation is defined as «… an estrangement or separation between parts or the whole of the personality and significant aspects of the world of experience …» (Kurt Lang, 1964: 19).
- O barro, a técnica e a arte : a cerâmica dos Açores e as olarias de Vila Franca do CampoPublication . Martins, Rui de SousaA Tecnologia Cultural é a disciplina da Etnologia que estuda as actividades técnicas do homem, ou seja, o conjunto de acções que este exerce sobre a matéria, a fim de obter resultados que o ajudarão a satisfazer múltiplas necessidades. As tecnologias implicam matéria prima e energia, ligadas entre si por actos técnicos que recorrem a utensílios. Os objectos criados pelo homem são os únicos testemunhos das mais recuadas civilizações, documentando toda a história humana, e não admira que no século XIX Lewis Morgan tenha classificado evolutivamente os estádios culturais da humanidade de acordo com a sucessão dos inventos técnicos. O próprio difusionismo havia de nascer nos Museus ele Berlim, sob o fascínio dos objectos, da sua sistematização e da sua apresentação ao público. O estudo das tecnologias está hoje ligado a nomes clássicos da Antropologia Cultural como Marcel Mauss, Montandon, Leroi-Gourhan, Haudricourt, Hélène Balfet, Cresswell e Godelier. Nos Estados Unidos, Leslie White e Julien Steward reexaminaram o papel do factor tecnológico na evolução das culturas e a problemática por eles desenvolvida está na base da Ecologia Cultural. O estudo das tecnologias tradicionais tem sempre grande relevo num curso de Etnologia, nomeadamente quando este assume, entre os seus objectivos, o despertar das consciências para os valores culturais da sociedade tradicional e para a necessidade do seu estudo e recuperação. Nesta perspectiva, vamos tentar a abordagem de uma tecnologia tradicional dos Açores, a cerâmica ele Vila Franca do Campo (São Miguel), encarando-a como um meio de pensarmos o relacionamento do homem insular com o ambiente, uma técnica e uma arte. Os oleiros açorianos criaram utensílios que povoaram o quotidiano ilhéu até que a implacável civilização do alumínio e do plástico remeteu para o etnólogo a missão de acompanhar a arte elo barro à sua derradeira morada: o Museu.
- Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidasPublication . Peixoto, Ermelindo BernardoComeçando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe.
- Contextos de enraizamento e processos de identificação colectiva : elementos para uma sociologia insularPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoAo propor neste trabalho uma abordagem fenomenológica estrutural da realidade insular visamos contribuir, com alguns elementos, para a compreensão dos processos de identificação que caracterizam um sistema societal insular. O alargamento desta problemática implica uma cada vez maior sistematização no quadro das diferentes disciplinas sociais e humanas; por isso elaborámos esta síntese provisória, a partir de alguns trabalhos de investigação sociológica realizados nos últimos anos na ilha de S. Miguel, como ponto de partida para ulteriores trabalhos no âmbito da sociologia insular.
- Da insularidade à açorianidade : algumas reflexõesPublication . Rosa, Victor M. Pereira; Trigo, Salvato V. P.[…]. Antes de analisarmos a açorianidade, conceito chave para fio condutor do nosso estudo, debrucemo-nos sobre o conceito mais abrangente da insularidade que nos ajudará a entender grande parte das razões por que o povo açoriano representa hoje uma das mais significativas parcelas da diáspora portuguesa. A insularidade pode ser considerada, pelo menos, em duas dimensões diferentes: a geográfica e a psicológica. Neste trabalho usaremos o conceito de insularidade, para referirmos a dimensão geográfica, e o conceito de açorianidade para caracterizar a sua dimensão psicológica. […].
- Emigração e dependência : alguns elementos de análise teóricaPublication . Rosa, Victor M. PereiraExaminaremos, neste artigo, as contribuições de diferentes estudos sobre as migrações e o desenvolvimento, e forneceremos alguns elementos de análise que poderão vir a caracterizar a emigração face à dependência sócio-económica dos Açores. Aqui como alhures, a emigração não é um problema individual, mas um fenómeno intimamente ligado à estrutura sócio-económica do país de origem e à posição deste no sistema económico mundial. Propomo-nos, portanto, enquadrar o fenómeno migratório em função de alguns condicionalismos ignorados em certos estudos sobre este assunto. […].
- L'intervalle festif : hypothèses théoriques et problématique de recherchePublication . Piette, AlbertMultiples dans leur expression empirique, les fêtes semblent bien participer à un monde mouvant et ambigu qui laisse place à des réalités fluides réunissant en elles-mêmes des aspects contraires ou contradictoires. Que l'on regarde La kermesse de Rubens: le tournoiement des coupes dansant, le bariolage des couleurs et l'enchevêtrement des formes selon le rythme musical produisent cet effet d'ondoiement caractéristique de la festivité. Mêlant scène et coulisses, la fête rassemble, à côté d'une ronde de couples dansant et s'embrassant, tout aussi bien, selon des degrés différents de participation, le mioche à la mamelle, l'enfant égaré parmi les regards expectatifs, le jeune homme avide de sa compagne ou le vieillard ivrogne. Pour contourner le mouvement festif caractéristique de la fête « populaire » et inducteur d'une fluidité comportementale qu'exprime l'allégresse des courbes voluptueuses chères au maitre flamand, les tentations sociologiques ou ethnologiques sont nombreuses, impliquant plus une approche latérale du phénomène qu'une appréhension de sa dynamique interne dans un cadre spécifique: elles vont de l'hyper descriptif ethnographique devant l'étrangeté des coutumes rituelles ou vestimentaires aux illusions de certaines interprétations symboliques, en passant par les théories fonctionnalistes des sociologies ou anthropologies politiques, sans oublier les discours nostalgiques idéalisant la fête archaïque.
- Os portugueses na Califórnia : perspectiva históricaPublication . Dias, Eduardo Mayone[…]. A verdadeira emigração, no seu sentido actual, iniciou-se apenas em 1814, quando o minhoto António José Rocha desertou com outros tripulantes da escuna inglesa Columbia, ancorada no porto de Monterrey. Este navio dedicava-se ao comércio entre a Inglaterra, China, Havai e costa pacífica da América do Norte, com repetidas escalas em Sitka, no Alaska, para meter peles. Não existe qualquer indicação das razões que levaram António José Rocha a embarcar no Columbia. Presos pelas autoridades espanholas, quase todos os desertores foram entregues ao capitão do navio. Contudo Rocha e outro marinheiro, ao que parece um galego, foram autorizados a permanecer em terra, talvez devido a serem católicos ou ao facto de as suas possíveis aptidões artesanais serem apreciadas numa região quase unicamente orientada para a criação de gado. A profissão de Rocha é dada no primeiro documento espanhol que se lhe refere como de “texedor”. Contudo mais tarde uma carta que assinala a sua passagem pela Missão de San Miguel, a caminho do Sul, menciona que os padres o mantiveram lá ocupado por algum tempo em trabalhos ·de carpintaria. De qualquer modo Rocha acabou por chegar à Missão de San Gabriel, perto de Los Angeles, o que possivelmente indica que gozava da protecção dos franciscanos. […].