DHFA - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals by Subject "Açores"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os Açores e a Europa : ultraperiferia, autonomia e subsidiariedadePublication . Fontes, Paulo VitorinoSituados no meio do Oceano Atlântico, os Açores sempre interagiram com as duas margens. Com a conquista da autonomia político-administrativa e com a entrada de Portugal na Comunidade Europeia, a Região Autónoma dos Açores tem empreendido um significativo percurso de integração europeia, onde também sobe inspirar outras ilhas e arquipélagos nos seus processos de emancipação política. Pretendemos explorar esse percurso na articulação de três conceitos: a autonomia; a ultraperiferia, em que a luta política das regiões e ilhas da Europa, destacando o papel dos Açores, conduziu à consagração do estatuto de ultraperiferia e o princípio da subsidiariedade entre o centro e as periferias, reforçada no Tratado de Lisboa. A metodologia seguida é a revisão bibliográfica dos contributos pertinentes à temática, equacionando as potencialidades e desafios que os Açores hoje enfrentam, para concluir que a fértil articulação da autonomia com a subsidiariedade, no atual quadro jurídico-político europeu, possibilita, para além do desenvolvimento interno, uma nova centralidade da Região na política internacional.
- Embarcações e culturas baleeiras : perspetivas antropológicasPublication . Martins, Rui de SousaNo decurso dos últimos 25 milhões de anos, as baleias desenvolveram várias formas de organização social, dispersando-se pelos oceanos do planeta. Enquanto as baleias com dentes, como é o caso dos cachalotes, são sobretudo espécies nómadas, as baleias com barbas, entre as quais se encontram os maiores e os mais pesados seres vivos da terra, são espécies migratórias que se deslocam frequentemente ao longo das costas, na primavera e no outono, entre as áreas de conceção e reprodução (no inverno) e as áreas de alimentação (no verão) situadas nos oceanos Ártico e Antártico. Ao longo da história da humanidade, as baleias arrojadas às praias, sozinhas ou em grupo, vivas ou mortas, proporcionaram abundantes e duráveis suprimentos de carne, gordura, ossos, barbas, marfim e pele aos habitantes de espaços litorais. Ocasionalmente, também se recolhia o âmbar-cinzento. No entanto, desde épocas muito recuadas, algumas comunidades marítimas desenvolveram sistemas ecossociotécnicos de pesca de baleias a partir de embarcações, utilizando armas de arremesso (arpões, lanças) e/ ou redes. Desta forma, se criaram e se desenvolveram culturas baleeiras\ por vezes muito especializadas e que, em determinados momentos, adquiriram o estatuto de atividade principal, diferenciando e identificando as respetivas comunidades. […].
- Notas e dados sobre a pobreza nos AçoresPublication . Diogo, FernandoNeste artigo procura-se demonstrar três coisas, primeiro, que a pobreza é um problema social central na sociedade açoriana. Segundo que não deriva do desemprego, sendo que muitos destes pobres são pobres trabalhadores. Terceiro que a sua distribuição por ilhas é muito desigual. Em ordem a analisarmos este último aspecto recorreremos aos dados do RSI. Contudo, começaremos por apresentar algumas reflexões de enquadramento em relação à problemática da pobreza, designadamente no que se refere à necessidade de desconstruir e reconstruir a noção.
- Património artístico dos Açores : aportes para um roteiroPublication . Albergaria, Isabel Soares deComo forma de assinalar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, decretado pela Comissão Europeia, o artigo propõe-se criar um roteiro virtual do Património artístico dos Açores, agrupando os objetos selecionados em cinco seções, a saber: arquitetura monumental; tesouros de arte sacra; conjuntos de arte total; trabalhos artesanais; e arte pública contemporânea.
- O vale das Furnas na literatura de viagens do século XIXPublication . Luz, José Luís Brandão daO Vale das Furnas tem alimentado, desde o século XVIII uma profusão de relatos e impressões de viagens de personalidades de variadas épocas, de diferentes latitudes e animados por uma multiplicidade de interesses que o têm visitado. Apresenta-se alguma dessa literatura que reporta, a par da constituição geológica, da fauna e flora, aspectos curiosos da vivência social e do desenvolvimento termal.