DHFA - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Piaget e a filosofia moderna do conhecimentoPublication . Luz, José Luís Brandão daO suporte experimental que a psicologia oferece à epistemologia genética não é suficiente para obscurecer o papel da inspiração filosófica na formulação dos itinerários que ela mesma traçou e percorreu. A problemática relativa à progressiva constituição do conhecimento, a partir das acções do sujeito individual, é um exemplo deste compromisso. Mas, se a sua formulação traduz uma questão que a filosofia transcendental equacionou, a solução proposta por Piaget não deixa, todavia, de transparecer uma certa ambiguidade quando concebe o sujeito do conhecimento em oposição ao próprio sujeito individual, que, simultaneamente, reconhece estar na origem da sua constituição.
- Que ensino para a filosofia?Publication . Luz, José Luís Brandão daProcuramos esclarecer o sentido da filosofia com o auxílio de alguns pensadores da antiguidade clássica e também de contemporâneos, explorando a sua ligação com o desenvolvimento das ciências. Simultaneamente, esboçamos uma reflexão sobre o que poderão ser as exigências formativas do ensino da filosofia, como um processo de sujeitar os problemas da actualidade à experiência do pensamento. O recuo na memória do presente abre o caminho para pensar o nosso tempo, não para nos refugiarmos no prestígio do passado, mas como via de inserir os acontecimentos presentes num campo mais vasto de inteligibilidade que recusa a absolutização do panorama dos acontecimentos em curso.
- Tempo e teleonomia na compreensão da mudança: uma aproximação de Prigogine e PiagetPublication . Luz, José Luís Brandão daComo acontece no processo de evolução dos seres vivos, em certos domínios da física, as transformações tornam-se mais difíceis de compreender, pois a emergência de novidades não parece susceptível de ser explicada pelo modelo determinista das suas condições iniciais ou por factores de ordem ambiental. A ligação da noção de tempo à persistência com que um traço se mantém nas progressivas flutuações a que um sistema está sujeito, e a noção de teleonomia, ligada ao mecanismo auto-regulador dos ser vivos, que se enriquece com o próprio jogo das suas transformações, alargou a influência do paradigma da evolução a certos fenómenos do mundo físico. Prigogine e Piaget debatem o fenómeno da irreversibilidade da matéria e da vida como um processo de aperfeiçoamento e não de aniquilamento.
- Descartes: a unidade das ciências e a metafísicaPublication . Luz, José Luís Brandão daO ideal de construção sistemática dos saberes assumiu na filosofia cartesiana formas sucessivas de expressão, consoante a radicalidade dos problemas que o preocuparam e a correspondente exigência de fundamentação. A reflexão sobre a consistência ontológica do cogito levou a reconhecer a insuficiência do plano representativo para justificar toda a realidade presente na consciência. Esta descoberta poderá permitir uma maior atenção à expressividade noética da imaginação, conforme se manifesta na produção poética.
- O vale das Furnas na literatura de viagens do século XIXPublication . Luz, José Luís Brandão daO Vale das Furnas tem alimentado, desde o século XVIII uma profusão de relatos e impressões de viagens de personalidades de variadas épocas, de diferentes latitudes e animados por uma multiplicidade de interesses que o têm visitado. Apresenta-se alguma dessa literatura que reporta, a par da constituição geológica, da fauna e flora, aspectos curiosos da vivência social e do desenvolvimento termal.
- A Filosofia na Universidade e a sua situação na Universidade dos AçoresPublication . Luz, José Luís Brandão daA caracterização dos estudos filosóficos na Universidade dos Açores, no colóquio promovido para comemorar os 50 anos da publicação contínua da Revista Portuguesa de Filosofia, serviu de ocasião para uma reflexão sobre o pensamento de alguns autores sobre o desenvolvimento do ensino da filosofia na universidade, em ligação com o desenvolvimento da especialização científica e os desafios da tecnologia.
- Filosofia e educação para a tolerânciaPublication . Luz, José Luís Brandão daA filosofia contemporânea aparenta um certo desinteresse pela arquitectónica da razão, que assegurava o exercício dum conhecimento subordinado ao ideal de objectividade, e parece mostra-se seduzida pela expressividade da linguagem para fazer emergir novos sentidos da rede de conexões da acção quotidiana. As regras do agir não se compreendem como expressão de princípios absolutos e incondicionais, mas a sua fundamentação racional encontra-se na consistência técnica da argumentação e no poder persuasivo que ela pode inspirar para as fazer aceitar como legítimas. Porém, a ponderação dos argumentos não deixa de criar no espírito um clima de tolerância para valorizar as razões que se confrontam e perceber a sua eventual complementaridade.
- O homem e a história em Gaspar FrutuosoPublication . Luz, José Luís Brandão daA mundividência do Génese inspira a concepção do homem e a visão da história do texto introdutório das Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso (1522-1591). A experiência do pecado e da culpabilidade não reduzem o homem a uma dimensão meramente temporal, nem o submetem a um determinismo de sequências naturais, mas confrontam-no com a afirmação livre duma ordem axiológica, que ele não tem o poder de alterar. No entanto, a ligação à esfera incondicional da transcendência não pretende mutilar a compreensão do homem e da história das suas componentes intramundanas. Pelo contrário, responde à preocupação de situar os compromissos que resultam da inserção social e da salvaguarda da dignidade pessoal face a um universo de sentido que eles por si mesmos nunca possuiriam.
- O homem e a vida em Jean PiagetPublication . Luz, José Luís Brandão daA compreensão da vida fora dos parâmetros matematizantes da física mecanicista traz uma visão diferente do que é o homem. Procuramos mostrar como, por um lado, a partir das correntes animistas e vitalistas, se desenvolveu um persistente esforço para encontrar, no próprio funcionamento orgânico dos seres, a chave da compreensão do mundo vivo e, por outro lado, como a epistemologia piagetiana pôs em evidência a estreita ligação entre a actividade orgânica e o dinamismo intelectual do homem.
- Teófilo Braga e o Liceu de Ponta Delgada : a propósito de uma carta aos seus estudantesPublication . Luz, José Luís Brandão daTeófilo Braga manteve com o Liceu de Ponta Delgada uma ligação estreita, não apenas por nele ter efectuado os estudos, mas também pela forma como professores e alunos estiveram presentes e se associaram aos momentos de glória e de profunda dor, que marcaram a sua vida. Referiremos como a imprensa local acompanhou a progressão literária e académica de Teófilo e como os estudantes do Liceu de Ponta Delgada se associaram às celebrações dos cinquenta anos de vida literária de Teófilo. Transcrevemos uma carta de agradecimento que Teófilo dirigiu aos estudantes que o felicitaram pela passagem do seu quadragésimo aniversário natalício e recuperamos alguns episódios que marcam a relação de Teófilo com a sua antiga escola de Ponta Delgada.