DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
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Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
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- DO TRAJE TRADICIONAL À JOALHARIA CONTEMPORÂNEAPublication . Castro, Sylvie Alves; Silva, Maria Leonor Sampaio da; Coelho, Leonor Martins; Fogacci, TonyO presente trabalho, intitulado Do traje tradicional à joalharia contemporânea: o traje tradicional feminino como base para uma representação de identidades insulares através de uma coleção de joias – os casos dos Açores, Madeira e Córsega, visa demonstrar a importância do traje tradicional feminino enquanto fator de identidade(s) e cultura(s). Assume-se, no presente estudo, a centralidade da figura feminina pela riqueza e simbologia dos trajes tradicionais destinados às mulheres, em Portugal e nas regiões estudadas (Açores, Madeira e Córsega). Parte-se de um conjunto de conceitos nucleares, como identidade (Hall, Hawkes, Wieviorka, Maalouf, Morin, Hartley, por exemplo) e cultura (Cuche, Ferin, Bettencourt Pires, entre outros) e contemporaneidade (Agamben, Baross, Morin, em particular), para se empreender uma contextualização dos trajes dos arquipélagos em análise que permita identificar correntes de pensamento, marcas temporais e elementos espaciais. Tomou-se como referência o traje minhoto, pela concentração de motivos e adornos representativos da cultura portuguesa, e procurou-se seguir os fundamentos da estética contemporânea na coleção de joalharia proposta (na linha de Zilioli, Bártolo, Campos, em particular). O enquadramento teórico permitirá compreender a relação entre os objetos materiais e os traços identitários, e o modo como as joias criadas com vista a serem integradas nos trajes insulares representam e atualizam traços identitários, além de capacitarem as populações insulares num mundo em mudança e marcado por relações de poder assimétricas. Ao longo do estudo, a análise focará questões ligadas ao poder, à dinâmica política e à evolução socioeconómica das ilhas, sobressaindo a heterogénea condição em que cada arquipélago se situa no respeitante a estes parâmetros, a par das semelhanças que podem ser encontradas entre eles.
- Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira GrandePublication . Bulhões, Paulo César Fróes; Gil, Ana Cristina Correia; Condessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves CabritaA tese “Influência(s) da cultura na construção identitária e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande”, desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, procura compreender as vivências e as representações culturais no seio dos diversos contextos educativos, de modo a analisar os interesses, a participação, a aquisição de competências e o impacto, nas gerações mais novas, ao nível da – identidade, educação e comunidade. O estudo de caso tem uma natureza qualitativa e exploratória e uma amostra de: crianças (n=13), jovens (n=9) e adultos (n=13), em cinco instituições/ grupos. As técnicas utilizadas consistem na análise documental, observação e entrevistas, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados atingidos são os seguintes: i) existência de diferentes representações, face à definição de cultura; ii) menor interesse dos estudantes nas atividades culturais da escola, carecendo esta última de mais oferta e valorização; iii) reconhecimento dos grupos culturais (não escolares) na formação e na identidade, apesar da dificuldade de compromisso; iv) valorização da cultura na educação, pelas oportunidades e benefícios, e na identidade, pela influência da açorianidade e da transmissão cultural; v) contribuição da cultura no desenvolvimento concelhio, criando desafios face à cultura local. Em suma, o contexto escolar revela pouca abertura às potencialidades da cultura e os contextos não escolares têm dificuldade em manter a participação ativa dos mais novos, verificando-se falta de apoios. A construção identitária e a educação são marcadas pela herança cultural e pelo envolvimento na vida comunitária. Na Ribeira Grande, destaca-se o impacto das manifestações culturais e a valorização do património (material e imaterial). Para concluir, a cultura está ligada às vivências, modos de estar e de pensar de cada pessoa e à democratização da educação, com influências de uma cultura global, a qual afeta a identidade local.