Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TeseDoutoramento_Paulo Cesar Froes Bulhoes.pdf3.18 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A tese “Influência(s) da cultura na construção identitária e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande”, desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, procura compreender as vivências e as representações culturais no seio dos diversos contextos educativos, de modo a analisar os interesses, a participação, a aquisição de competências e o impacto, nas gerações mais novas, ao nível da – identidade, educação e comunidade. O estudo de caso tem uma natureza qualitativa e exploratória e uma amostra de: crianças (n=13), jovens (n=9) e adultos (n=13), em cinco instituições/ grupos. As técnicas utilizadas consistem na análise documental, observação e entrevistas, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados atingidos são os seguintes: i) existência de diferentes representações, face à definição de cultura; ii) menor interesse dos estudantes nas atividades culturais da escola, carecendo esta última de mais oferta e valorização; iii) reconhecimento dos grupos culturais (não escolares) na formação e na identidade, apesar da dificuldade de compromisso; iv) valorização da cultura na educação, pelas oportunidades e benefícios, e na identidade, pela influência da açorianidade e da transmissão cultural; v) contribuição da cultura no desenvolvimento concelhio, criando desafios face à cultura local. Em suma, o contexto escolar revela pouca abertura às potencialidades da cultura e os contextos não escolares têm dificuldade em manter a participação ativa dos mais novos, verificando-se falta de apoios. A construção identitária e a educação são marcadas pela herança cultural e pelo envolvimento na vida comunitária. Na Ribeira Grande, destaca-se o impacto das manifestações culturais e a valorização do património (material e imaterial). Para concluir, a cultura está ligada às vivências, modos de estar e de pensar de cada pessoa e à democratização da educação, com influências de uma cultura global, a qual afeta a identidade local.
ABSTRACT: The thesis “Influence(s) of culture in the identity construction and education of new generation: a study carried out in the municipality of Ribeira Grande”, as part of the PhD in Insular Literatures and Cultures, at the Faculty of Social and Human Sciences, University of the Azores, seeks to understand the cultural experiences and representations within several educational contexts, in order to analyze the interests, participation, acquisition of skills and the impact, on younger generations, in terms of identity, education and community. The case study has a qualitative and exploratory nature and a sample of: children (n=13), young people (n=9) and adults (n=13), in five institutions/groups. The techniques used consist of documentary analysis, observation and interviews, using content analysis. The results achieved are as follows: i) existence of different representations of the definition of culture; ii) less interest of students in cultural activities at school, which need to be more widely offered and valued; iii) recognition of (non-school) cultural groups in the identity of children and young people, despite the difficulty of their commitment; iv) the contexts (formal and non-formal) value culture in education, due to the different opportunities as well as benefits, and in the identity, by the influence of the azoreanity and of the cultural transmission; v) contribution of culture to municipal development, creating challenges to the local culture. In short, the school context does not reveal very much openness to the potential of culture and non-school contexts have difficulty in keeping people actively involved, as there is a lack of support. The construction of identity and the education is marked by cultural heritage and by involvement in community life. In Ribeira Grande, the impact of cultural events and the awareness of heritage (material and immaterial) stand out. To conclude, culture is related to the experiences, ways of being and thinking of each person and the democratization of education, with influences from a global context that affects local identity.

Description

Tese de Doutoramento, Literaturas e Culturas Insulares, 26 de junho de 2024, Universidade dos Açores.

Keywords

Educação Cultura Identidade Crianças e Jovens

Citation

Bulhões, Paulo César Fróes. (2023). "Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande". 237 p. (Tese de Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8588

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence