Repository logo
 
Publication

Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande

datacite.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGil, Ana Cristina Correia
dc.contributor.advisorCondessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves Cabrita
dc.contributor.authorBulhões, Paulo César Fróes
dc.date.accessioned2025-03-24T10:31:37Z
dc.date.available2025-03-24T10:31:37Z
dc.date.issued2024-06-26
dc.descriptionTese de Doutoramento, Literaturas e Culturas Insulares, 26 de junho de 2024, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.descriptionpt_PT
dc.description.abstractA tese “Influência(s) da cultura na construção identitária e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande”, desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, procura compreender as vivências e as representações culturais no seio dos diversos contextos educativos, de modo a analisar os interesses, a participação, a aquisição de competências e o impacto, nas gerações mais novas, ao nível da – identidade, educação e comunidade. O estudo de caso tem uma natureza qualitativa e exploratória e uma amostra de: crianças (n=13), jovens (n=9) e adultos (n=13), em cinco instituições/ grupos. As técnicas utilizadas consistem na análise documental, observação e entrevistas, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados atingidos são os seguintes: i) existência de diferentes representações, face à definição de cultura; ii) menor interesse dos estudantes nas atividades culturais da escola, carecendo esta última de mais oferta e valorização; iii) reconhecimento dos grupos culturais (não escolares) na formação e na identidade, apesar da dificuldade de compromisso; iv) valorização da cultura na educação, pelas oportunidades e benefícios, e na identidade, pela influência da açorianidade e da transmissão cultural; v) contribuição da cultura no desenvolvimento concelhio, criando desafios face à cultura local. Em suma, o contexto escolar revela pouca abertura às potencialidades da cultura e os contextos não escolares têm dificuldade em manter a participação ativa dos mais novos, verificando-se falta de apoios. A construção identitária e a educação são marcadas pela herança cultural e pelo envolvimento na vida comunitária. Na Ribeira Grande, destaca-se o impacto das manifestações culturais e a valorização do património (material e imaterial). Para concluir, a cultura está ligada às vivências, modos de estar e de pensar de cada pessoa e à democratização da educação, com influências de uma cultura global, a qual afeta a identidade local.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The thesis “Influence(s) of culture in the identity construction and education of new generation: a study carried out in the municipality of Ribeira Grande”, as part of the PhD in Insular Literatures and Cultures, at the Faculty of Social and Human Sciences, University of the Azores, seeks to understand the cultural experiences and representations within several educational contexts, in order to analyze the interests, participation, acquisition of skills and the impact, on younger generations, in terms of identity, education and community. The case study has a qualitative and exploratory nature and a sample of: children (n=13), young people (n=9) and adults (n=13), in five institutions/groups. The techniques used consist of documentary analysis, observation and interviews, using content analysis. The results achieved are as follows: i) existence of different representations of the definition of culture; ii) less interest of students in cultural activities at school, which need to be more widely offered and valued; iii) recognition of (non-school) cultural groups in the identity of children and young people, despite the difficulty of their commitment; iv) the contexts (formal and non-formal) value culture in education, due to the different opportunities as well as benefits, and in the identity, by the influence of the azoreanity and of the cultural transmission; v) contribution of culture to municipal development, creating challenges to the local culture. In short, the school context does not reveal very much openness to the potential of culture and non-school contexts have difficulty in keeping people actively involved, as there is a lack of support. The construction of identity and the education is marked by cultural heritage and by involvement in community life. In Ribeira Grande, the impact of cultural events and the awareness of heritage (material and immaterial) stand out. To conclude, culture is related to the experiences, ways of being and thinking of each person and the democratization of education, with influences from a global context that affects local identity.pt_PT
dc.identifier.citationBulhões, Paulo César Fróes. (2023). "Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande". 237 p. (Tese de Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8588
dc.identifier.tid101779810pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8588
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectCrianças e Jovenspt_PT
dc.titleInfluência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grandept_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Literaturas e Culturas Insularespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TeseDoutoramento_Paulo Cesar Froes Bulhoes.pdf
Size:
3.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: