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- DO TRAJE TRADICIONAL À JOALHARIA CONTEMPORÂNEAPublication . Castro, Sylvie Alves; Silva, Maria Leonor Sampaio da; Coelho, Leonor Martins; Fogacci, TonyO presente trabalho, intitulado Do traje tradicional à joalharia contemporânea: o traje tradicional feminino como base para uma representação de identidades insulares através de uma coleção de joias – os casos dos Açores, Madeira e Córsega, visa demonstrar a importância do traje tradicional feminino enquanto fator de identidade(s) e cultura(s). Assume-se, no presente estudo, a centralidade da figura feminina pela riqueza e simbologia dos trajes tradicionais destinados às mulheres, em Portugal e nas regiões estudadas (Açores, Madeira e Córsega). Parte-se de um conjunto de conceitos nucleares, como identidade (Hall, Hawkes, Wieviorka, Maalouf, Morin, Hartley, por exemplo) e cultura (Cuche, Ferin, Bettencourt Pires, entre outros) e contemporaneidade (Agamben, Baross, Morin, em particular), para se empreender uma contextualização dos trajes dos arquipélagos em análise que permita identificar correntes de pensamento, marcas temporais e elementos espaciais. Tomou-se como referência o traje minhoto, pela concentração de motivos e adornos representativos da cultura portuguesa, e procurou-se seguir os fundamentos da estética contemporânea na coleção de joalharia proposta (na linha de Zilioli, Bártolo, Campos, em particular). O enquadramento teórico permitirá compreender a relação entre os objetos materiais e os traços identitários, e o modo como as joias criadas com vista a serem integradas nos trajes insulares representam e atualizam traços identitários, além de capacitarem as populações insulares num mundo em mudança e marcado por relações de poder assimétricas. Ao longo do estudo, a análise focará questões ligadas ao poder, à dinâmica política e à evolução socioeconómica das ilhas, sobressaindo a heterogénea condição em que cada arquipélago se situa no respeitante a estes parâmetros, a par das semelhanças que podem ser encontradas entre eles.