Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by Subject "Abandono Escolar"
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- O envolvimento do aluno na escola e sua relação com a retenção e transição académica : um estudo em escolas de São MiguelPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Fernandes, Hélder Rego; Tiago, Maria Teresa BorgesA taxa de retenção e abandono escolar no Açores tem vindo a aumentar desde 2008, situação que afasta a Região das metas estabelecidas na estratégia 2020 para a Europa. Contrariar esta tendência pode passar pela promoção do envolvimento do aluno na escola, pois várias investigações têm observado que esta variável desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento dos estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão escolar e para o sucesso académico (Mahatmya, Lohman, Matjasko & Farb, 2012). Neste enquadramento, o presente trabalho teve como propósito central descrever e analisar a relação entre o envolvimento do aluno e a transição/ retenção escolar, em escolas dos Açores. A amostra foi constituída por 560 estudantes, de ambos os sexos, a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos Açores. Os dados foram recolhidos através do “Questionário acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola” que informa sobre o envolvimento dos alunos na escola, nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva, e, também, sobre o (in)sucesso, através das retenções escolares e das classificações dos alunos a matemática e português. Os dados foram submetidos à estimação de um modelo de equações estruturais (SEM). Para além dos justificativos estatísticos para a utilização do modelo de equações estruturais neste trabalho, considerou-se também a vantagem do SEM em permitir analisar variáveis latentes que consubstancializassem os conceitos encontrados na revisão da literatura e desenvolvidos na componente metodológica. Atendendo à revisão de literatura, prevê-se uma associação positiva entre envolvimento do aluno e transição escolar, sendo essa associação mais poderosa nos anos mais elementares da escolaridade do grupo estudado.