Açores Magazine - Açoriano Oriental
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Açores Magazine - Açoriano Oriental by Subject "Açores"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Açores… um “mar” de lagoasPublication . Andrade, CésarQuantas vezes já olhámos para as lagoas dos Açores? Muitos até podem ter nas suas redes sociais fotografias em que o fundo é a Lagoa das Sete Cidades, ou as Lagoas do Fogo e das Furnas, entre outras, mas será que já nos perguntámos como surgiram? Que profundidade têm? Talvez sim, ou talvez não… mas uma coisa sabemos: são paisagens características dos Açores.
- Alojamento turístico nos Açores no booking.com : estudo preliminarPublication . Gomes, Luís Mendes; Moro, SérgioA difusão global da Internet e o enorme repositório de informação existente na Web assumem um papel determinante em todos os aspetos da sociedade contemporânea. O comércio mundial de bens e serviços é um destes aspetos com mais impacto no seu desenvolvimento socioeconómico, sendo o setor do turismo responsável por uma parte considerável. Existe uma diversidade de recursos Web vocacionados para suportar as principais atividades associadas aos agentes do setor do turismo. Estes recursos assumem várias formas, tais como aplicações Web e Apps, complementadas por blogs, wikis, podcasts, etc., que atuam no comércio online de bens e serviços turísticos. […].
- Apicultura em ambiente insular – Aliar a produção com a conservação da natureza.Publication . Morgado, Leila; Boieiro, MárioA apicultura é uma atividade que engloba a criação racional e o bem-estar das abelhas-do-mel (Apis mellifera L.), a polinização de diferentes espécies cultivadas e a comercialização de produtos apícolas, tais como mel, pólen, própolis, cera, geleia real e apitoxina (substância extraída do veneno da abelha). Além disso, esta atividade está inserida no conceito da sustentabilidade, pois associa o maneio das colónias aos ciclos biológicos das abelhas e da natureza, a produção de alimentos naturais e saudáveis e o aumento dos rendimentos familiares para as populações locais, com a comercialização dos produtos apícolas e agrícolas. Nos Açores, a criação das abelhas-do-mel tem vindo a crescer nos últimos anos, principalmente com a elaboração do Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores (2020-2029), que tem como principal objetivo apoiar a implementação de políticas públicas dirigidas ao setor apícola, impulsionando o seu desenvolvimento sustentável nas ilhas.
- Aplicação de Ingredientes Endógenos dos Açores na CosméticaPublication . Viveiros, M. M.Os produtos naturais, principalmente extraídos de plantas, são amplamente utilizados na medicina tradicional e têm-se revelado cada vez mais importantes tanto a nível científico como industrial. De facto, as plantas têm enorme importância no fornecimento de compostos com estruturas químicas diversas e potenciais efeitos biológicos, que vão muito além do seu valor nutricional, sendo excelentes pontos de partida para o desenvolvimento de aditivos alimentares, medicamentos, e principalmente produtos cosméticos.
- Coleções de culturas, toxinas e genómica: à descoberta de novas cianobactérias tóxicas.Publication . Cordeiro, Rita; Luz, Ruben; Gonçalves, Vítor; Fonseca, AméliaAs cianobactérias são bactérias que realizam fotossíntese como as plantas e produzem uma grande diversidade de metabolitos secundários (compostos orgânicos não essenciais à sua sobrevivência), muitos deles tóxicos (cianotoxinas). Estes organismos são muitos, existindo mais de cinco mil espécies que vivem em praticamente todos os ecossistemas e habitats, como em lagoas, ribeiras, águas termais, e no mar, mas também nos solos, rochas ou até associadas a outros organismos. Nos últimos anos, o desenvolvimento de metodologias moleculares baseadas em ADN veio fornecer novos dados que permitem mais facilmente identificar as cianobactérias tóxicas. (…)
- Conheces o peixe que está no teu prato?Publication . Martins, Inês; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Investigadores do Instituto Okeanos estão a estudar os peixes que comemos para garantir que são seguros e de grande qualidade. Através da ciência, os investigadores analisam os peixes capturados nas águas azuis dos Açores — como o goraz, o boca negra ou o chicharro — para analisar o seu conteúdo em poluentes invisíveis, como os metais pesados.
- COP30 — Da Amazónia ao Atlântico: A floresta respira, o oceano responde.Carvalho, Fernanda; Meirelles, Maria Gabriela; Henriques, Diamantino; Vasconcelos, Helena CristinaEm novembro de 2025, a cidade de Belém do Pará, no coração da Amazónia brasileira, foi palco de um dos momentos mais decisivos da diplomacia climática: a 30.ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30). A escolha do local foi mais do que simbólica; constituiu uma declaração política e ecológica. Pela primeira vez, a cimeira climática global foi realizada numa região de floresta tropical, onde se jogava parte substancial do futuro do clima da Terra, com especial atenção na sua relação com o ambiente e a biodiversidade.
- O Dia de Todos os Santos, o Pão por Deus e o HalloweenPublication . Costa, Susana GoulartNo dia 1 de novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos, que é feriado em Portugal. Neste dia, desde há séculos que é tradição pedir o Pão por Deus. Assim, as crianças iam pelas ruas pedindo pão, castanhas, laranjas, vinho ou outros alimentos que lhes eram oferecidos pela população para recordar as pessoas que já tinham falecido. Por vezes, também se ofereciam algumas moedas, que se acreditava que ajudariam a pagar a viagem entre o mundo dos vivos e dos mortos. Por isso, no dia 2 de novembro, comemora-se o Dia dos Finados ou o Dia dos Mortos, em que é costume visitar os cemitérios.
- Do Potencial à Realidade: O Futuro Promissor do Termalismo nos AçoresPublication . Linhares, DianaO termalismo, prática milenar de uso terapêutico das águas termais, atravessa gerações e culturas como um recurso natural de saúde e bem-estar. Reconhecido desde 1986 pela Organização Mundial da Saúde como uma forma eficaz de aliviar dores e tratar doenças crónicas, essa terapia natural combina tradição e inovação.
- Efeitos da acidificação oceânica: um laboratório natural dos Açores.Publication . Faria, JoãoAs emissões de CO2 na atmosfera têm vindo a aumentar exponencialmente por força da industrialização, da queima de produtos fosseis e da desflorestação. A maior parte desse CO2 é absorvido pelos oceanos; um processo chave para evitar a acumulação de gases com efeito estufa na atmosfera. Infelizmente o custo desta absorção é uma redução significativa do pH do mar e consequente acidificação com impactos negativos nos ecossistemas marinhos. Por exemplo, a acidificação dos oceanos reduz a quantidade de carbonato, um elemento essencial para a formação de conchas e esqueletos de muitos organismos marinhos (e.g. moluscos, corais, etc.), limitando a sua existência neste tipo de ambiente. Mais ainda, a acidificação pode facilitar a dissolução ou erosão das estruturas já existentes afetando o crescimento e capacidade reprodutora de muitas espécies marinhas. (…)
