Açores Magazine - Açoriano Oriental
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Açores Magazine - Açoriano Oriental by Title
Now showing 1 - 10 of 126
Results Per Page
Sort Options
- 1.º de Maio, memórias de uma lutaPublication . Pires, Ana Paula; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Coragem e resistência são duas palavras que sintetizam bem o significado histórico das lutas que levaram à criação do Dia Internacional do Trabalhador. Desde as primeiras mobilizações, não se tratava apenas de reivindicar melhores salários ou horários mais curtos – como a emblemática luta pelas 8 horas de trabalho, quando a média rondava as 12 horas –, mas de afirmar a dignidade humana e recusar, de forma coletiva, a exploração como destino inevitável.
- 25 anos de Copernicus.Publication . Gomes, Claudio; Gil, Artur José FreireO programa europeu de observação da Terra, Copernicus, anteriormente chamado “Monitorização Global para o Ambiente e Segurança”, ou GMES na sigla inglesa, é constituído por uma constelação atual de oito satélites (o primeiro tendo sido lançado em 2014 e podendo chegar a um total de quase 20 até 2030) e por um conjunto de sistemas de observação in situ com sensores terrestres, aéreos e marinhos, permitindo o acesso total, gratuito e de acesso aberto aos dados por cientistas, empreendedores, serviços públicos ou qualquer cidadão. Curiosamente, em 2006 decorreu um concurso destinado a jovens estudantes para atribuir um nome mais apelativo a este programa, na altura GMES, tendo sido escolhido o “Pegasus”, todavia não foi implementado, sendo mais tarde escolhido Copernicus em reconhecimento ao matemático e astrónomo polaco Nicolau Copérnico, e para melhor alinhamento com outro programa estratégico de âmbito espacial da União Europeia dedicado à sua afirmação no setor do posicionamento global, Galileo.
- 25 de Abril, sempre!Publication . Pires, Ana PaulaFoi no dia 25 de Abril de 1974, uma quinta-feira, que um golpe militar, liderado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) colocou um ponto final a 48 anos de ditadura em Portugal, abrindo caminho, primeiro, para a Revolução Portuguesa (1974-1975) e, depois, para a democracia, institucionalizada pela Constituição de 1976. A operação “Fim de Regime” foi posta em marcha ao som de “E depois do Adeus” e “Grândola, vila morena”, as duas senhas escolhidas para que os militares que se encontravam em vários quartéis da cidade de Lisboa mobilizassem, tomando vários pontos estratégicos da capital portuguesa, desde o Terreiro do Paço até ao Largo do Carmo.
- À procura de valor acrescentado – na extração é que está o ganhoPublication . Barreto, Maria do CarmoUm dos grandes problemas com que nos deparamos atualmente é o destino a dar às enormes quantidades de biomassa resultantes da atividade agrícola, da indústria agroalimentar, e dos arrojamentos massivos de algas marinhas que cada vez mais aparecem nas costas das nossas ilhas. Podemos pensar nessa biomassa como um problema ambiental, uma vez que consiste em resíduos que é necessário tratar e eliminar, ou, numa perspetiva mais positiva, como uma mais-valia e fonte de riqueza.
- Açores… um “mar” de lagoasPublication . Andrade, CésarQuantas vezes já olhámos para as lagoas dos Açores? Muitos até podem ter nas suas redes sociais fotografias em que o fundo é a Lagoa das Sete Cidades, ou as Lagoas do Fogo e das Furnas, entre outras, mas será que já nos perguntámos como surgiram? Que profundidade têm? Talvez sim, ou talvez não… mas uma coisa sabemos: são paisagens características dos Açores.
- Afinal, quem descobriu o ADN?Publication . Cordeiro, RitaO ADN, ou ácido desoxirribonucleico, é a molécula que armazena toda a informação genética de um organismo e está presente em todos os organismos conhecidos, tais como o ser humano, uma árvore ou uma bactéria. A designação de ácido desoxirribonucleico vem da sua natureza ácida (“ácido”) e do nome dos seus componentes, os hidratos de carbono (“desoxirribo-” de desoxirribose) e os nucleótidos (“- nucleico”).
- A água envergonhadaPublication . Cruz, José Virgílio; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Em algum momento já jogaste às escondidas? Se sim, sabes bem o esforço que os teus amigos fizeram para te encontrar. Com a água subterrânea é similar: está no subsolo, muitas vezes a grande profundidade e ao longo de um tempo apreciável, e só a podemos usar para matar a sede quando a trazemos à superfície. Ou então, quando perde a timidez e brota à superfície em nascentes.
- Alessandro Volta: O Cientista que Iluminou o FuturoPublication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, GabrielaAlessandro Volta, nascido a 18 de fevereiro de 1745 em Como, Itália, é uma das figuras mais importantes na história da ciência. A sua invenção da primeira bateria elétrica mudou para sempre o estudo da eletricidade e deu início a uma série de inovações tecnológicas que ainda hoje fazem parte do nosso quotidiano. Desde jovem, Volta demonstrou um espírito curioso e inovador. Formou-se no seminário local, mas a sua paixão pela ciência levou-o a seguir um percurso académico autodidata.
- Algas marinhas como fonte de medicamentos e cosmecêuticosPublication . Rosa, Gonçalo; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)Imagine um organismo que persiste há milhões de anos em ambientes extremos, refinando ao longo da sua evolução um arsenal químico sofisticado para garantir a sua sobrevivência. As algas marinhas são exatamente isso: verdadeiros reservatórios naturais, capazes de produzir uma diversidade impressionante de compostos bioativos com potencial para transformar a medicina e a indústria cosmética.
- Alojamento turístico nos Açores no booking.com : estudo preliminarPublication . Gomes, Luís Mendes; Moro, SérgioA difusão global da Internet e o enorme repositório de informação existente na Web assumem um papel determinante em todos os aspetos da sociedade contemporânea. O comércio mundial de bens e serviços é um destes aspetos com mais impacto no seu desenvolvimento socioeconómico, sendo o setor do turismo responsável por uma parte considerável. Existe uma diversidade de recursos Web vocacionados para suportar as principais atividades associadas aos agentes do setor do turismo. Estes recursos assumem várias formas, tais como aplicações Web e Apps, complementadas por blogs, wikis, podcasts, etc., que atuam no comércio online de bens e serviços turísticos. […].