DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Acidente de Trabalho"
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- Barotraumatismo em pessoal navegante de cabine : causas, consequências e medidas preventivasPublication . Rodrigues, Carolina de Lurdes Pacheco; Rosa, José Silvino Santos; Raposo, José António FagundoDada a actividade comercial do Grupo SATA, o risco de barotraumatismo é possível durante o serviço de voo. Algumas das consequências são problemas de saúde para estes tripulantes, que por sua vez contribuem para baixas prolongadas e custos socioeconómicos para a SATA Internacional, e acima de tudo, para o colaborador. Para melhor compreender a severidade desta lesão, foi desenhado um estudo retrospectivo analítico e uma análise estatística com dados referentes a 137 participações de acidentes de trabalho de barotraumatismo, no período compreendido entre 2006 e 2011, ocorridos na SATA Internacional. A análise dos resultados revelou um aumento progressivo da incidência de BT. Ao longo dos 6 anos, e como previsto pelas pesquisas, notou-se que os barotraumatismos na SATA Internacional ocorreram, maioritariamente, aquando das descidas da aeronave (95,4% dos casos). As assistentes de bordo com menos de um ano de serviço são as que correm maior risco, sendo as profissionais com mais casos de barotraumatismo (OR: 9,05; RR:7,42; IC: 95%). Sabemos ainda que, indivíduos com 33 anos de idade foram os mais afectados, e que em termos de lesões, tanto o ouvido direito como o esquerdo foram igualmente afectados. Dito isto, este estudo reúne dados que explicam como ocorre o barotraumatismo, seus condicionantes, impactos, faculta medidas preventivas e correctivas para prevenção de novos casos na SATA Internacional, já que se pretendia fornecer as ferramentas necessárias para reduzir as ocorrências de acidentes de trabalho de barotraumatismo nesta companhia. Deste modo, este projecto tenta recomendar as medidas necessárias para garantir a saúde deste pessoal navegante de cabine e pessoal navegante técnico, já que desempenham funções que os colocam em maior risco de sofrerem um barotraumatismo comparativamente a qualquer outro tipo de profissão dentro da SATA Internacional.
- Perceção dos riscos ocupacionais pelos técnicos de análises clínicas e saúde pública da Região Autónoma dos AçoresPublication . Costa, Hélder Filipe Cabral; Rego, Isabel Estrela; Silva, Luís Filipe DiasOs profissionais de saúde, em contexto laboral, estão constantemente expostos a perigos e risco s que podem influenciar negativamente o seu estado de saúde e bem-estar físico, mental e social. Os Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, como profissionais de saúde não são exceção. Desta forma, surge a necessidade de eliminar, minimizar e/ou controlar os perigos e risco s inerentes a esta atividade profissional, através de métodos rigorosos de identificação de perigos e avaliação de riscos. No entanto, não basta a abordagem “objetiva”, normalmente proporcionada por especialistas em matéria de segurança no trabalho, mas é necessário também introduzir na “equação” a visão “subjetiva” dos próprios trabalhadores, ou seja, a sua perceção. Foi a partir deste pressuposto que se entendeu realizar um estudo, de caráter exploratório e descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, com o objetivo de determinar a perceção dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública da Região Autónoma dos Açores relativamente a diversas dimensões do risco ocupacional. A amostra é composta por 74 indivíduo s maioritariamente do sexo feminino (82.4%), com idades compreendidas entre os 22 e os 60 anos, com nível avançado de formação (75.6% licenciados) e 50% que referem ter tido formação contínua no âmbito da higiene e segurança do trabalho. [...].