Browsing by Issue Date, starting with "2013-03-13"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Barotraumatismo em pessoal navegante de cabine : causas, consequências e medidas preventivasPublication . Rodrigues, Carolina de Lurdes Pacheco; Rosa, José Silvino Santos; Raposo, José António FagundoDada a actividade comercial do Grupo SATA, o risco de barotraumatismo é possível durante o serviço de voo. Algumas das consequências são problemas de saúde para estes tripulantes, que por sua vez contribuem para baixas prolongadas e custos socioeconómicos para a SATA Internacional, e acima de tudo, para o colaborador. Para melhor compreender a severidade desta lesão, foi desenhado um estudo retrospectivo analítico e uma análise estatística com dados referentes a 137 participações de acidentes de trabalho de barotraumatismo, no período compreendido entre 2006 e 2011, ocorridos na SATA Internacional. A análise dos resultados revelou um aumento progressivo da incidência de BT. Ao longo dos 6 anos, e como previsto pelas pesquisas, notou-se que os barotraumatismos na SATA Internacional ocorreram, maioritariamente, aquando das descidas da aeronave (95,4% dos casos). As assistentes de bordo com menos de um ano de serviço são as que correm maior risco, sendo as profissionais com mais casos de barotraumatismo (OR: 9,05; RR:7,42; IC: 95%). Sabemos ainda que, indivíduos com 33 anos de idade foram os mais afectados, e que em termos de lesões, tanto o ouvido direito como o esquerdo foram igualmente afectados. Dito isto, este estudo reúne dados que explicam como ocorre o barotraumatismo, seus condicionantes, impactos, faculta medidas preventivas e correctivas para prevenção de novos casos na SATA Internacional, já que se pretendia fornecer as ferramentas necessárias para reduzir as ocorrências de acidentes de trabalho de barotraumatismo nesta companhia. Deste modo, este projecto tenta recomendar as medidas necessárias para garantir a saúde deste pessoal navegante de cabine e pessoal navegante técnico, já que desempenham funções que os colocam em maior risco de sofrerem um barotraumatismo comparativamente a qualquer outro tipo de profissão dentro da SATA Internacional.