DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Aging"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Institucionalização e des(identificação) da população idosa : a minha experiência no convívio com os idoso institucionalizadosPublication . Simão, Cristina Isabel Botelho; Gonçalves, Maria da Piedade Lima LalandaOs idosos representem uma grande e importante parte da população do século XXI e a sua proteção é cada vez mais uma preocupação individual, comunitária e institucional, refletida na criação de várias organizações, eventos, iniciativas legislativas e de espaços onde a terceira idade se possa sentir protegida, socializar e identificar. As estruturas residenciais para idosos são hoje uma importante resposta no apoio às famílias na prestação dos cuidados de saúde aos mais velhos, na socialização e na diminuição do isolamento e depressão que esta faixa etária está sujeita, envolvendo um processo de admissão mais ou menos rígido, que implica adaptação, identificação com o novo espaço, e alteração das rotinas diárias e da forma como se gere o património. Contudo, não poderemos considerar, por si só, que a institucionalização contribua para a perda de identidade dos idosos, uma vez que, na maioria das vezes, é o próprio processo de envelhecimento o responsável pela perda das qualidades de vida do cidadão idoso. Há, contudo, que flexibilizar regras institucionais e promover aspetos identitários que permitam aos mais velhos potenciar o bem-estar nesta fase da vida.
- Representações sociais em torno da institucionalização da pessoa idosa : um estudo comparativo entre o meio rural e o meio urbanoPublication . Roque, Bruna Soraia Cacilhas; Medeiros, Pilar Damião de"Representações Sociais em torno da Institucionalização da Pessoa Idosa: Um Estudo Comparativo entre o Meio Rural e o Meio Urbano" é a designação da presente dissertação. Como o próprio tema indica, este trabalho de cariz científico visa conhecer representações sociais acerca do processo de institucionalização em lar, tanto por parte de pessoas idosas institucionalizadas em meio rural, como por parte de pessoas idosas institucionalizadas em meio urbano. Dado que vivemos numa sociedade pautada por diversas mutações a vários níveis, familiar, económico e social, acrescido do crescente envelhecimento da população, por tudo isto, cada vez mais verifica-se a necessidade da institucionalização da pessoa idosa em lares de terceira idade. Neste sentido, o propósito central deste estudo assenta em investigar, analisar, compreender e comparar se as representações sociais da pessoa idosa institucionalizada em meio rural, acerca do fenómeno da institucionalização, diferem das representações sociais da pessoa idosa institucionalizada em meio urbano.