Departamento de História, Filosofia e Artes
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Browsing Departamento de História, Filosofia e Artes by Subject "1st Cycle of Basic Education"
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- A cidadania no estudo do meio : uma abordagem implícita ou explícita? : um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azevedo, Bruna Daniela; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente Relatório de Estágio surge da reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, que se inserem no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é intitulado de A Cidadania no Estudo do Meio: Uma Abordagem Implícita ou Explícita? Um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando-se nas abordagens implícita ou explícita das práticas pedagógicas. Este Relatório tem como objetivo promover, através de uma abordagem curricular explícita, a articulação das áreas de Cidadania e do Estudo do Meio. Sendo, para o efeito, importante compreender como é que os educadores e docentes do 1.º Ciclo promovem a articulação do processo de ensino-aprendizagem destas duas áreas curriculares, se explícita se implicitamente. No sentido, de perceber quais as vantagens de uma abordagem integrada explícita do Estudo do Meio e da Cidadania na formação das crianças/alunos enquanto pessoas e cidadãos. Assim, o nosso relatório é composto por duas grandes partes que se articulam. A primeira parte diz respeito ao enquadramento teórico do tema em questão, onde são explorados alguns conceitos como: a Educação; a Cidadania; a Educação para a Cidadania; o Currículo; o Currículo Implícito e o Currículo Explícito. Para além disto, nesta primeira parte são também analisadas as diretrizes do currículo nacional, sendo possível compreender a forma como são perspetivadas a Educação para a Cidadania e para o Estudo do Meio. Pode-se ainda encontrar nesta primeira parte a relação intrínseca existente entre as duas áreas curriculares a que se dedica este Relatório. A segunda parte corresponde à caracterização dos contextos em que ocorreram os estágios pedagógicos, sendo também apresentados os dados do estudo realizado aos educadores/professores acerca da sua prática pedagógica no que diz respeito à abordagem curricular utilizada nas áreas da Cidadania e do Estudo do Meio, bem como são descritas e refletidas as atividades concretizadas segundo o tema deste Relatório de Estágio. Por fim, é realizada uma reflexão sobre a abordagem integrada explícita das áreas da Cidadania e do Estudo do Meio, compreendendo que é possível e vantajoso trabalhar as duas áreas em simultâneo.