Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha GraciosaPublication . Silva, Patrícia da Cunha; Fialho, Adolfo Fernando da FonteEste Relatório tem como propósito central apresentar, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Paralelamente à nossa reflexão em torno da globalidade das ações desenvolvidas nos nossos estágios, entendemos aprofundar um tema de forma particular, considerando aquele que defendemos ser o potencial da Música no desenvolvimento da criança. Neste sentido, intitulamos o nosso trabalho de “A Criança e a Música - Viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais da Ilha Graciosa”. Neste sentido, para além de darmos a conhecer todo o trabalhado realizado no decurso dos nossos Estágios, apresentamos ainda os contornos de uma viagem que fizemos à nossa infância, ao gosto especial que sempre tivemos pela Música e à forma como ela é aprendida nos contextos formais e não formais da ilha que nos viu nascer. Para cumprirmos tais propósitos, para além da análise que fazemos à nossa ação educativa, recorremos ao inquérito por questionário e à entrevista para recolher as informações e conceções pretendidas. Foram questionados todos os Educadores e Professores do 1.º Ciclo titulares da Ilha Graciosa, bem como alguns professores de apoio educativo e ligados à lecionação da Música, num total de 23. Inquirimos igualmente os responsáveis por instituições ligadas ao ensino não formal desta área, sendo que obtivemos respostas dos responsáveis, da Academia Musical, bem como de todas as Bandas Filarmónicas da Ilha, num total de 5 instituições. Depois de analisados os questionários, entrevistámos um Educador, um Professor e um responsável por uma das entidades em causa, por forma a aprofundarmos alguns dos contextos em análise. Concluímos que a Música é uma área de Expressão com inúmeras potencialidades no desenvolvimento integral das crianças, pelo que deve ser explorada desde cedo, convocando experiências de aprendizagem relevantes e significativas, que sejam adequadas aos vários contextos em que a mesma se desenvolve, aspeto nem sempre valorizado pela escola e pela sociedade em geral. Contrariando esta tendência, a Ilha Graciosa assume-se no contexto regional como um lugar de múltiplas vivências musicais, que muito têm contribuído para a educação musical e artística das suas gentes.
- A cidadania no estudo do meio : uma abordagem implícita ou explícita? : um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azevedo, Bruna Daniela; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente Relatório de Estágio surge da reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, que se inserem no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é intitulado de A Cidadania no Estudo do Meio: Uma Abordagem Implícita ou Explícita? Um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando-se nas abordagens implícita ou explícita das práticas pedagógicas. Este Relatório tem como objetivo promover, através de uma abordagem curricular explícita, a articulação das áreas de Cidadania e do Estudo do Meio. Sendo, para o efeito, importante compreender como é que os educadores e docentes do 1.º Ciclo promovem a articulação do processo de ensino-aprendizagem destas duas áreas curriculares, se explícita se implicitamente. No sentido, de perceber quais as vantagens de uma abordagem integrada explícita do Estudo do Meio e da Cidadania na formação das crianças/alunos enquanto pessoas e cidadãos. Assim, o nosso relatório é composto por duas grandes partes que se articulam. A primeira parte diz respeito ao enquadramento teórico do tema em questão, onde são explorados alguns conceitos como: a Educação; a Cidadania; a Educação para a Cidadania; o Currículo; o Currículo Implícito e o Currículo Explícito. Para além disto, nesta primeira parte são também analisadas as diretrizes do currículo nacional, sendo possível compreender a forma como são perspetivadas a Educação para a Cidadania e para o Estudo do Meio. Pode-se ainda encontrar nesta primeira parte a relação intrínseca existente entre as duas áreas curriculares a que se dedica este Relatório. A segunda parte corresponde à caracterização dos contextos em que ocorreram os estágios pedagógicos, sendo também apresentados os dados do estudo realizado aos educadores/professores acerca da sua prática pedagógica no que diz respeito à abordagem curricular utilizada nas áreas da Cidadania e do Estudo do Meio, bem como são descritas e refletidas as atividades concretizadas segundo o tema deste Relatório de Estágio. Por fim, é realizada uma reflexão sobre a abordagem integrada explícita das áreas da Cidadania e do Estudo do Meio, compreendendo que é possível e vantajoso trabalhar as duas áreas em simultâneo.