Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoPatriciaCunhaSilva2020.pdf5.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório tem como propósito central apresentar, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Paralelamente à nossa reflexão em torno da globalidade das ações desenvolvidas nos nossos estágios, entendemos aprofundar um tema de forma particular, considerando aquele que defendemos ser o potencial da Música no desenvolvimento da criança. Neste sentido, intitulamos o nosso trabalho de “A Criança e a Música - Viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais da Ilha Graciosa”. Neste sentido, para além de darmos a conhecer todo o trabalhado realizado no decurso dos nossos Estágios, apresentamos ainda os contornos de uma viagem que fizemos à nossa infância, ao gosto especial que sempre tivemos pela Música e à forma como ela é aprendida nos contextos formais e não formais da ilha que nos viu nascer. Para cumprirmos tais propósitos, para além da análise que fazemos à nossa ação educativa, recorremos ao inquérito por questionário e à entrevista para recolher as informações e conceções pretendidas. Foram questionados todos os Educadores e Professores do 1.º Ciclo titulares da Ilha Graciosa, bem como alguns professores de apoio educativo e ligados à lecionação da Música, num total de 23. Inquirimos igualmente os responsáveis por instituições ligadas ao ensino não formal desta área, sendo que obtivemos respostas dos responsáveis, da Academia Musical, bem como de todas as Bandas Filarmónicas da Ilha, num total de 5 instituições. Depois de analisados os questionários, entrevistámos um Educador, um Professor e um responsável por uma das entidades em causa, por forma a aprofundarmos alguns dos contextos em análise. Concluímos que a Música é uma área de Expressão com inúmeras potencialidades no desenvolvimento integral das crianças, pelo que deve ser explorada desde cedo, convocando experiências de aprendizagem relevantes e significativas, que sejam adequadas aos vários contextos em que a mesma se desenvolve, aspeto nem sempre valorizado pela escola e pela sociedade em geral. Contrariando esta tendência, a Ilha Graciosa assume-se no contexto regional como um lugar de múltiplas vivências musicais, que muito têm contribuído para a educação musical e artística das suas gentes.
ABSTRACT: The main focus of this Stage Report is to present, analyze and cogitate about educational action developed in the Pedagogical Internship context, on Pre-School Education and 1º Cycle Elementary School curricular units, integrated in the Master´s Degree in Pre-School Education and 1ºCycle Elementary School, at the University of the Azores. In parallel with our reflection on the general actions taken on our Internships, we have decided to deepen on a subject matter in particular, considering what we strongly believe to be the musical potential on a child development. From that perspective we title “The Child and the Music – A journey between a Pedagogical Internship and the musical existences in Graciosa Island”. In that sense, we will let know of all work done by virtue of our Internships as well as the outlines of the journey taken to our childhood, to our special love for music and how it can be educated/studied on a formal and non-formal manner on the Island that saw us be born. To accomplish this, besides the analyzes of our educational action, we resort to inquiries by questionnaire and interviews to collect the information and conceptions required. All educators and 1º Cycle Elementary School teachers of the Island were inquired, as well as some backup teachers connected with musical education, in a sum of twenty three (23) total. Inquired as well, were all institutions connected with the non-formal education in the Island, of which we have feedback from Musical Academy and all philharmonic bands performing a total of five (5) institutions. After all questionnaires received and analyzed, we interviewed one (1) educator, one (1) teacher and one (1) institution responsible, with the intent of enhancing some analyses of context present. We have come to the conclusion that Music is an area of expression with countless potential in a child integral development, for that it should be explore since early age, taking relevant and meaningful learning experiences, adequate to the various contexts on which is developed. This is not often taken into account by neither schools nor society in general. Counter this tendency, Graciosa Island arises in the regional context as a place with vast multiple musical existence that much has contributed towards the musical and artistic education of their people.

Description

Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de dezembro de 2020.

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Estágio Pedagógico Expressão Musical Pre-School Education Musical Expression Pedagogical Internship

Citation

Silva, Patrícia da Cunha. "A criança e a música: viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa". 2020. 148 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2020. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5936>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue