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A cidadania no estudo do meio : uma abordagem implícita ou explícita? : um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge da reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, que se inserem no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é intitulado de A Cidadania no Estudo do Meio: Uma Abordagem Implícita ou Explícita? Um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando-se nas abordagens implícita ou explícita das práticas pedagógicas. Este Relatório tem como objetivo promover, através de uma abordagem curricular explícita, a articulação das áreas de Cidadania e do Estudo do Meio. Sendo, para o efeito, importante compreender como é que os educadores e docentes do 1.º Ciclo promovem a articulação do processo de ensino-aprendizagem destas duas áreas curriculares, se explícita se implicitamente. No sentido, de perceber quais as vantagens de uma abordagem integrada explícita do Estudo do Meio e da Cidadania na formação das crianças/alunos enquanto pessoas e cidadãos. Assim, o nosso relatório é composto por duas grandes partes que se articulam. A primeira parte diz respeito ao enquadramento teórico do tema em questão, onde são explorados alguns conceitos como: a Educação; a Cidadania; a Educação para a Cidadania; o Currículo; o Currículo Implícito e o Currículo Explícito. Para além disto, nesta primeira parte são também analisadas as diretrizes do currículo nacional, sendo possível compreender a forma como são perspetivadas a Educação para a Cidadania e para o Estudo do Meio. Pode-se ainda encontrar nesta primeira parte a relação intrínseca existente entre as duas áreas curriculares a que se dedica este Relatório. A segunda parte corresponde à caracterização dos contextos em que ocorreram os estágios pedagógicos, sendo também apresentados os dados do estudo realizado aos educadores/professores acerca da sua prática pedagógica no que diz respeito à abordagem curricular utilizada nas áreas da Cidadania e do Estudo do Meio, bem como são descritas e refletidas as atividades concretizadas segundo o tema deste Relatório de Estágio. Por fim, é realizada uma reflexão sobre a abordagem integrada explícita das áreas da Cidadania e do Estudo do Meio, compreendendo que é possível e vantajoso trabalhar as duas áreas em simultâneo.
ABSTRACT: This Internship Report is the result of a reflection on the pedagogical practices developed within the Pedagogical Internships I and II, which are part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. This report is entitled Citizenship in the Study of the Environment: An Implicit or Explicit Approach? A study in the context of Pre-School Education and Primary School Teaching, focusing on implicit or explicit approaches to pedagogical practices. This Report aims to promote, through an explicit curricular approach, the articulation of the areas of Citizenship and the Study of the Environment. For this purpose, it is important to understand how educators and teachers of the 1st Cycle promote the articulation of the teaching-learning process of these two curricular areas, if explicit if implicit. In order to understand the advantages of an explicit integrated approach of the Study of the Environment and Citizenship in the formation of children/students as persons and citizens. Our report is therefore made up of two major parts which are linked together. The first part concerns the theoretical framework of the subject in question, where some concepts are explored, such as: Education; Citizenship; Citizenship Education; Curriculum; Implicit Curriculum and Explicit Curriculum. In addition, in this first part the guidelines of the national curriculum are also analyzed, and it is possible to understand how Citizenship Education and the Study of the Environment are viewed. In this first part we can also find the intrinsic relationship between the two curricular areas to which this Report is dedicated. The second part corresponds to the characterization of the contexts in which the pedagogical internships took place, being also presented the data of the study carried out to the educators/teachers about their pedagogical practice regarding the curricular approach used in the areas of Citizenship and Environmental Studies, as well as describing and reflecting the activities carried out according to the theme of this Internship Report. Finally, a reflection is made on the explicit integrated approach of the areas of Citizenship and the Study of the Environment, understanding that it is possible and advantageous to work on both areas simultaneously.

Description

Relatório de Estágio (Mestrado), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 22 de dezembro de 2020.

Keywords

Cidadania Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Estudo do Meio Prática Pedagógica 1st Cycle of Basic Education Citizenship Education Curriculum Environmental Study Pre-School Education

Citation

Azevedo, Bruna Daniela. "A cidadania no estudo do meio: uma abordagem implícita ou explícita?: um estudo no contexto da Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". 2020. VII, 164 p.. (Relatório de Estágio (Mestrado), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2020. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5872>.

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