Departamento de Psicologia
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Browsing Departamento de Psicologia by Subject "Açores"
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- Quando a dor alivia o sofrimento : autodano e adolescênciaPublication . Carvalho, Célia; Nunes, Carolina; Motta, Carolina; Sousa, Marina; Cabral, Joana Moura; Benevides, Joana; Caldeira, Suzana Nunes; Peixoto, Ermelindo Bernardo[…]. Um aspeto fundamental na avaliação do AD refere-se ao método utilizado (instrumentos de autorrelato, entrevistas, questões avulsas, anonimato, etc.), bem como o cuidado tido na adequação das propriedades psicométricas dos instrumentos de medida desenvolvidos noutros países a nossa população. Assim, e com o intuito de conhecer a realidade da juventude açoriana no que se refere a estes comportamentos, foi desenvolvido e validado um instrumento que permite a avaliação do AD e constructos relacionados (impulsividade, comportamentos de risco, ideação suicida), bem como dos métodos de AD e suas funções (15) nos jovens adolescentes portugueses. Este instrumento foi posteriormente utilizado no estudo de caracterização do AD na população adolescente de S. Miguel, o qual contou com uma amostra aleatória e representativa de 1763 jovens do ensino público e privado (50% do total desta população, o que garante a possibilidade de generalização dos resultados). […].
- Risco e catástrofes naturaisPublication . Rego, Isabel Estrela[…]. No que concerne a necessidade de melhor conhecer os riscos para fundamentar a Ação em situações especificas, preconiza-se a atualização periódica da informação disponível sobre fatores como vulnerabilidade, exposição ou capacidade de resposta, bem como a disseminação de informação sobre o risco em formatos adequados aos vários grupos-alvo. Em sintonia com estes princípios e diretrizes decorrem algumas iniciativas de investigação que, no âmbito do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, procuram caracterizar a vertente da perceção publica e das praticas de enfrentamento relativas aos riscos sísmico e vulcânico. Mais especificamente, estudam-se, numa fase ainda inicial e numa perspetiva exploratória, o modo como indivíduos e agregados familiares da ilha de S. Miguel, pensam e sentem relativamente a estes fenómenos e que praticas realizam para se prepararem e protegerem. […].
- Trilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentesPublication . Tavares, Marta; Cabral, Filipa; Reis, Catarina; Martins, Cátia; Vieira, Maria; Caldeira, Suzana NunesAtualmente, nos Açores assiste-se a um desinvestimento das crianças e dos adolescentes face à escola, refletindo-se este no insucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). O insucesso escolar corresponde a uma das principais problemáticas relacionadas com o sistema educativo, podendo ser traduzido através das reprovações escolares e do absentismo escolar (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010). No arquipélago dos Açores, as taxas de retenção, abandono e insucesso são as mais elevadas do país (Conselho Nacional da Educação, 2014). No ano letivo 2012/2013 um em cada cinco alunos não aprovou no 4º ano do ensino básico; a retenção no 2.º ciclo foi de 17%; e no terceiro ciclo e ensino secundário um em cada quatro alunos ficou retido (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). Em 2014 a taxa de abandono precoce foi de 32,8%, revelando estes números a dimensão do flagelo do insucesso escolar na região (Direção Regional da Educação, 2015). A fim de combater o insucesso o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso 2014 - contempla a eventualidade de apoio de outras instituições e organizações para a implementação de projetos-piloto, com vista à minimização do sucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). Para este efeito, através da literatura, verifica-se que o desenvolvimento vocacional em crianças e jovens contribui para a construção de trajetos de vida com significado, atuando como fator de proteção para o sucesso escolar (Taveira, 1998). Assim, alunos com acompanhamento vocacional estão mais cientes das suas capacidades e interesses, situação que proporciona um melhor autoconhecimento e a tomadas de decisão conscientes (Savickas, 2001). Neste enquadramento, o Gabinete de Psicologia Escolar Orientação e Supervisão (GaPEOS) tem vindo a organizar e realizar atividades de tempos livres para crianças e adolescentes que privilegiam os princípios da orientação vocacional. Destas atividades destacam-se os programas Kid’s à Descoberta e Descoberta Jovem, sendo o primeiro destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e o segundo a adolescentes a partir dos 14 anos. Estes programas desenvolvidos durante o período das férias escolares, têm a duração de 5 dias. Ao longo da semana, são dinamizadas diversas atividades, através das quais os participantes trabalham o autoconhecimento e a exploração de oportunidades, interesses e capacidades. Os resultados alcançados até ao momento são satisfatórios, sendo estes obtidos através da aplicação de questionários de confiança e de satisfação das atividades implementadas aos participantes. As crianças indicaram ter explorado as suas capacidades e interesses, desenvolvendo o seu autoconhecimento. Os adolescentes disseram ter efetuado um processo de autodescoberta que os auxiliou a reconhecerem os seus interesses e capacidades, alargando os seus conhecimentos acerca das oportunidades disponíveis. Em suma, a participação de crianças e jovens em experiências ligadas à orientação vocacional é uma mais-valia, visto favorecer escolhas e decisões mais conscientes. Segundo a literatura, atividades que privilegiam a autodescoberta poderão auxiliar o sucesso escolar e a construção de projetos de vida bem-sucedidos (Taveira,1998). Dados os benefícios de programas desta natureza, espera-se que o Kid’s à Descoberta e o Descoberta Jovem possam ser futuros projetos-piloto desenvolvidos no âmbito do ProSucesso.
- Turismo sénior : Abordagens, sustentabilidade e boas práticasPublication . Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.[…]. O aumento da longevidade e da escolarização, num enquadramento de envelhecimento ativo e positivo, confluem para o aumento do conhecimento das pessoas idosas, estimulam a curiosidade, o sonho e a expetativa de prazer e contribuem para a exploração dos lugares, para o conhecimento das populações, para o confronto e abertura ao diferente, característico e único, através dos olhares cruzados das viagens, isto é, os olhares externos para a ampla “janela do mundo”, deixando emergir no século XXI o Turismo Sénior. Talvez impulsionado pelos novos desafios emergentes na estrutura social – de que se destaca a tendência de envelhecimento das populações ocidentais e a afirmação dos lazeres – o Turismo Sénior simboliza bem, em nosso entender, um conjunto de desafios da modernidade (e da pós-modernidade) ao mesmo tempo que incentiva a reflexão, a investigação e a procura de soluções, reunindo diferentes áreas do conhecimento sob uma perspetiva multi e interdisciplinar. É neste contexto macrossocial global que surge a investigação multidisciplinar e sistémica na área do Turismo e do Turismo Sénior, em particular. Nos Açores, o incremento recente do turismo é fruto da abertura do espaço aéreo e do reconhecimento mundial das belezas naturais, da tranquilidade, da segurança e do desenvolvimento local e regional. Tal, passa essencialmente por dar a conhecer o património, as tradições e a identidade “Açoriana”, bem como pelo incremento do bem-estar proporcionado pelas belezas naturais que caracterizam o contexto arquipelágico. […]. [da Nota Prévia]
