DCA - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCA - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals by Subject "Açores"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Animais aquáticos venenosos e perigosos da Europa com ênfase em Portugal Continental e IlhasPublication . Haddad Jr., Vidal; Barreiros, João P.A listagem abaixo, tecnicamente desenvolvida ao longo de um trabalho de pesquisa de cerca de seis anos, pretende descrever e informar o leitor sobre dados adicionais que complementam o livro acima mencionado. Os acidentes com animais marinhos são uma realidade que, na Europa em geral e em Portugal, incluindo Madeira e Açores, tem sido pouco ou nada estudada embora cause, anualmente, um número elevado – mas não devidamente quantificado – de acidentes com diversos graus de gravidade que podem ir desde pequenas lesões benignas até óbitos por causa directa ou indirecta, nomeadamente, afogamentos.
- Biodiversidade terrestre dos AçoresPublication . Borges, Paulo A. V.; Cunha, Regina Tristão da; Gabriel, Rosalina; Martins, António M. de Frias; Silva, Luís; Vieira, Virgílio
- Caves and pits from the Azores. II - An annotated ChecklistPublication . Borges, Paulo A. V.; Pereira, Fernando E. A. P.; Silva, A.Em 1989 Ogawa publicou um estudo com a listagem e distribuição das grutas e algures dos Açores. O incremento que se deu nos últimos anos na descoberta e estudo de novos tubos de lava e algares nos Açores justifica que se faça agora uma actualização dessa listagem. Ogawa listou 33 grutas e 7 algares sendo estes números agora de 101 e 27, respectivamente. A estas juntam-se ainda seis (6) grutas de erosão marinha e dezasseis (16) outras cavidades subterrâneas. Neste trabalho faz-se uma listagem dos tubos de lava, algures vulcânicos, grutas de erosão marinha e outras cavidades de acordo com a sua distribuição pelas nove ilhas do arquipélago: Corvo (1;-;-;-), Flores (-;-;-;-;), Faial (3;1; -;-;), Pico (28;8; -;-), Graciosa (18;2;-;-), São Jorge (7;5;-;-), Terceira (29;8;4;9), São Miguel (15;3;-;6) e Santa Maria ( -;-;2;1). São fornecidas informações sobre a localização, espeleometria, altitude e ocorrência de fauna para cada gruta e algar. Apresentam-se igualmente uma cuna narrativa da espeleologia Açoreana e alguns comentários sobre a preservação das grutas dos Açores.
- Cetaceans stranded in the Azores during 1992-1996Publication . Gonçalves, João M.; Barreiros, João P.; Azevedo, José M. N.; Norberto, RitaRegistaram-se no arquipélago dos Açores de 1992 a 1996, 49 arrojamentos de 13 espécies de cetáceos. Os golfinhos-comuns (Delphinus delphis) constituíram a espécie que mais frequentemente arrojou. O arrojamento de um rorqual-comum (Balaenoptera physalus) foi registado pela primeira vez nesta região do Atlântico. O invulgar arrojamento de um cachalote anão (Kogia simus), que foi reconduzido aparentemente com sucesso para o mar, representa a ocorrência de uma nova espécie para os Açores, aumentando o número de espécies de cetáceos na região para 24. A maioria dos arrojamentos (32 dos 38 animais) em 1996 foi registado no período de 7 de Fevereiro a 12 de Abril. A maioria destes arrojamentos foi devida a D. delphis, sobretudo nas ilhas de S. Miguel e Terceira. O cálculo de um índice de arrojamentos (no de arrojamentos anuais por 100 km de linha de costa) permitiu comparar os arrojamentos verificados nos Açores com os calculados para outras áreas próximas existentes na literatura e mostrou que, os índices calculados para os Açores, estão dentro dos limites calculados para essas áreas. Discutem-se vários factores que podem ter contribuído para os arrojamentos observados. Os resultados das análises efectuadas (necrópsias e análises químicas: PSP, DSP, PCB's, DDT, zinco. cádmio, chumbo e mercúrio) estão abaixo ou dentro dos limites normais. É assim razoável acreditar que a mortalidade natural tenha sido a causa principal dos arrojamentos.
- A checklist of Coleoptera from the Azores with some systematic and biogeographic commentsPublication . Borges, Paulo A. V.Há alguns anos SERRANO publicou um trabalho sobre a distribuição dos Coleópteros dos Açores, tendo-se verificado desde então um aumento no número de trabalhos sobre os coleópteros dos Açores. Justifica-se assim a realização de um novo ponto da situação. 367 espécies e subespécies foram listadas por SERRANO, sendo agora este número aproximadamente 522 dos quais 59 são endemismos (11.3%). Neste trabalho faz-se a listagem dos coleópteros de acordo com a sua distribuição pelas diferentes ilhas do arquipélago encontrando-se 21 espécies e subespécies no Corvo. 182 nas Flores, 212 no Faial, 155 no Pico, 101 na Graciosa, 121 em S. Jorge, 245 na Terceira, 336 em S. Miguel e 249 em S. Maria. São dadas igualmente novas citações para o arquipélago ou para cada ilha. Algumas ilhas têm sido mais exploradas do que outras pelo que a presente distribuição deverá ser vista como provisória. Dá-se igualmente a ocorrência de cada espécie nos outros arquipélagos da Macaronésia assim como a sua distribuição zoogeográfica. Faz-se igualmente uma análise sistemática e nomenclatural à lista de espécies. A diversidade de espécies e endemismos é comparada com aquela dos arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde, sendo adiantadas algumas hipóteses para explicar a pobreza faunística dos Açores. Do ponto de vista zoogeográfico a coleopterofauna açoreana é constituída principalmente por espécies de vasta distribuição (cosmopolitas, holárcticas, paleárcticas) e parece que grande parte dos imigrantes iniciais terão tido uma origem predominantemente Paleárctico-Ocidental.
- Espeleo 2020Publication . Moniz, João; Pereira, Fernando; Resendes, Tiago; Silveira, RicardoEntre os dias 12 e 21 de fevereiro de 2020 decorreu a Espeleo 2020, uma expedição tinha por objetivo explorar duas novas grutas na ilha de São Jorge e proceder à exploração de novas cavidades vulcânicas na ilha do Pico. A Associação Os Montanheiros tem tentado realizar todos os anos uma expedição espeleológica. […].
- A further contribution to the knowledge of the Coleoptera (Insecta) from the AzoresPublication . Serrano, Artur R. M.; Borges, Paulo A. V.Os autores apresentam neste trabalho uma lista de 86 espécies de Coleópteros do arquipélago dos Açores. Desta lista, 15 espécies são citadas pela primeira vez para este arquipélago sendo 7 igualmente novas para a Macaronésia. São ainda referenciadas várias espécies pela primeira vez para as ilhas Santa Maria (16), S. Miguel (3). Terceira (75), S. Jorge (1), Graciosa (2) e Corvo (2).
- A list of arthropod species of sown and semi-natural pastures of three Azorean islands (S. Maria, Terceira and Pico) with some conservation remarksPublication . Borges, Paulo A. V.Durante os anos de 1994 e 1995 investigou-se a fauna de artrópodes em doze pastagens (duas réplicas de pastagem semeada e duas réplicas de pastagem semi-natural) em três ilhas açorianas (S. Maria, Terceira e Pico). Um total de 237 espécies de artrópodes herbívoros e predadores foram inventariados usando armadilhas Pitfall, um aspirador mecânico (VORTIS) e colheitas directas. Na presente contribuição listamos todas as espécies, apresentando para cada uma informação sobre os seus hábitos alimentares, tipo de colonização e distribuição. Em termos de padrões de riqueza de espécies, os resultados mostram que não existe um efeito do habitat no número de espécies autóctones e introduzidas presentes nas pastagens semeadas e semi-naturais. Pelo contrário, o tipo de ilha parece ser mais importante na determinação da riqueza de espécies ao nível local. No entanto, os predadores introduzidos são mais ricos em espécies nas pastagens semeadas e a abundância da aranha endémica Pardosa acoreensis é mais elevada nas pastagens semi-naturais do que nas pastagens recentemente semeadas de S. Maria e Pico.
- Monumento Natural Regional do Algar do Carvão (Ilha Terceira) : Biodiversidade e GeodiversidadePublication . Nunes, João Carlos; Barcelos, Paulo; Pereira, Fernando E. A. P.; Forjaz, Victor H.; Borges, Paulo A. V.O Algar do Carvão está situado na parte central da ilha Terceira e é a cavidade vulcânica mais conhecida do Arquipélago dos Açores (cf. Borges et al., 1992 e Costa et al., 2002). O cone vulcânico onde se desenvolve esta impressionante conduta localiza-se no interior da Caldeira de Guilherme Moniz, a cotas aproximadas de 550 metros. A partir da cidade de Angra do Heroísmo, chega-se ao Algar do Carvão percorrendo uma distância de cerca de 14,7 km, passando pela Via Rápida e Caminho do Cabrito. [da Introdução]
- New records for the Azorean arthropod faunaPublication . Borges, Paulo A. V.; Enghoff, H.; Erber, D.; Ilharco, Fernando A.; Monserrat, V. J.; Quartau, José A.; Ribes, Jordi; Serrano, Artur R. M.; Vieira, Virgílio; Wunderlich, Joerg; Strassen, R. Z.A fauna de artrópodes das pastagens de três ilhas dos Açores (S. Maria, Terceira e Pico) foi alvo de uma amostragem detalhada usando várias técnicas de amostragem (armadilhas pitfall, aspirador entomológico VORTIS e colheitas directas). Um total de 63 espécies de insectos herbívoros sugadores, 65 espécies de insectos herbívoros mastigadores e 117 espécies de artrópodes predadores foram amostrados durante cinco períodos de amostragem cobrindo três estações do ano em 1994 (primavera, Verão e Outono) e duas em 1995 (primavera e Verão). A presente contribuição serve para listar 85 novidades: 22 espécies são novas para o arquipélago, sendo cinco delas (quatro de S. Maria e Uma da Terceira) endémicas; 63 espécies constituem novidade para S. Maria, 21 são novas para a Terceira e 28 são novas para O Pico. Para cada espécie apresenta-se alguns comentários sobre a sua distribuição e ecologia.