DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Do traje tradicional à joalharia contemporânea: O traje tradicional feminino como base para uma representação de identidades insulares através de uma coleção de joias – os casos dos Açores, Madeira e CórsegaPublication . Castro, Sylvie Alves; Silva, Maria Leonor Sampaio da; Coelho, Leonor Martins; Fogacci, TonyO presente trabalho, intitulado Do traje tradicional à joalharia contemporânea: o traje tradicional feminino como base para uma representação de identidades insulares através de uma coleção de joias – os casos dos Açores, Madeira e Córsega, visa demonstrar a importância do traje tradicional feminino enquanto fator de identidade(s) e cultura(s). Assume-se, no presente estudo, a centralidade da figura feminina pela riqueza e simbologia dos trajes tradicionais destinados às mulheres, em Portugal e nas regiões estudadas (Açores, Madeira e Córsega). Parte-se de um conjunto de conceitos nucleares, como identidade (Hall, Hawkes, Wieviorka, Maalouf, Morin, Hartley, por exemplo) e cultura (Cuche, Ferin, Bettencourt Pires, entre outros) e contemporaneidade (Agamben, Baross, Morin, em particular), para se empreender uma contextualização dos trajes dos arquipélagos em análise que permita identificar correntes de pensamento, marcas temporais e elementos espaciais. Tomou-se como referência o traje minhoto, pela concentração de motivos e adornos representativos da cultura portuguesa, e procurou-se seguir os fundamentos da estética contemporânea na coleção de joalharia proposta (na linha de Zilioli, Bártolo, Campos, em particular). O enquadramento teórico permitirá compreender a relação entre os objetos materiais e os traços identitários, e o modo como as joias criadas com vista a serem integradas nos trajes insulares representam e atualizam traços identitários, além de capacitarem as populações insulares num mundo em mudança e marcado por relações de poder assimétricas. Ao longo do estudo, a análise focará questões ligadas ao poder, à dinâmica política e à evolução socioeconómica das ilhas, sobressaindo a heterogénea condição em que cada arquipélago se situa no respeitante a estes parâmetros, a par das semelhanças que podem ser encontradas entre eles.
- Processos identitários no ensino: o caso das artes cênicas na ilha de S. Vicente (Brasil)Publication . Santos, Karina Vernizzi; Gil, Ana Cristina Correia; Filho, João Cardoso PalmaA presente tese propõe uma investigação sobre processos cênicos escolares num espaço insular. O estudo pretende uma análise da construção de uma identidade cultural através de práticas culturais imbricadas em atividades artísticas de adolescentes estudantes do Ensino Médio de uma escola da Ilha de São Vicente, no litoral de São Paulo, que abriga dois municípios brasileiros: São Vicente e Santos. O recorte da pesquisa aborda o modo como tais práticas se organizam e produzem identidades vinculadas às artes da cena e às ações culturais. O aporte teórico-metodológico da pesquisa se situa no campo dos Estudos da Cultura, elencando narrativas e identidades em suas articulações com a Pedagogia do Teatro. Os referenciais teóricos utilizados partem, dentre outros, dos estudos de Richard Hoggart (1971, 1973), intelectual inglês que se dedicou aos Estudos Culturais, Stuart Hall (2014b), Francisco Varela, Eleanor Rosch e Evan Thompson (1993), e Theodor Adorno e Max Horkheimer ([1944] 1985). A investigação permite estudar experiências educativas que contribuem para a construção identitária da Ilha de São Vicente.