Departamento de Ciências Agrárias
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências Agrárias by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Agrárias::Agricultura, Silvicultura e Pescas"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise da sustentabilidade do uso agro-florestal no concelho de AlcoutimPublication . Resende, Ângela Marina Marques; Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro; Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro PonceAlcoutim é um concelho do interior de Portugal, que como muitos outros se caracteriza pelo envelhecimento da sua população e o abandono da terra pelos mais jovens. A par desta situação foi considerada como região-piloto para estudos sobre a desertificação, refletindo a degradação dos solos e baixa produção dos mesmos. Para poderem contornar estas situações os agricultores recorreram a financiamentos e reconverteram as terras agrícolas em florestais, arborizando-as. Deixando de produzir algumas espécies adaptadas ao ecossistema e cuja qualidade é reconhecida por muitos como única. Esta conjuntura agrícola e florestal é fruto de orientações de políticas agroflorestais, através de Instrumentos Legais de Ordenamento e de Financiamento. Assim, propõe-se avaliar a sustentabilidade do uso agro-florestal existente no território do concelho de Alcoutim, através de uma metodologia que integre diferentes fatores associados à estrutura de uso, com particular relevo para as potencialidades genéricas de utilização do solo, os processos de degradação do solo resultantes e o valor ecológico associado aos usos e respetivo padrão de distribuição. Desta forma, poderão ser propostos indicadores a seguir no âmbito de futuras políticas agroflorestais para a região, contribuindo-se para o estabelecimento de uma matriz de sustentabilidade de uso. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia de análise espacial multicritério – o Processo de Análise Hierárquica (AHP - Analytic Hierarchy Process). Este método permitiu identificar as aptidões do solo para um conjunto de espécies com interesse agrícola e florestal. Verificou-se com este estudo, que o concelho de Alcoutim tem como função principal a protecção, tal como definido no PROF Algarve. No entanto, de forma a garantir uma gestão multifuncional e sustentabilidade há que preconizar orientações e operações no sentido da função produção.
- Avaliação de métodos de controlo mecânicos e químicos da espécie invasora Hedychium gardnerianum Sheppard ex Ker Gawl. na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Andrade, Rui César Almeida; Elias, Rui Miguel Pires Bento da Silva; Gabriel, Rosalina Maria de AlmeidaNos Açores, a planta invasora Hedychium gardnerianum Sheppard ex Ker Gawl. é considerada um dos maiores perigos para a floresta nativa, provocando um enorme impacte nos habitats e nas espécies nela presentes. Havendo uma necessidade de um controlo desta planta invasora cada vez mais eficaz e económico, esta tese pretende avaliar a eficácia de cinco métodos diferentes de controlo (corte do caule, remoção total, herbicida, queima controlada e a cobertura com plástico negro). Os critérios principais utilizados para estimar o sucesso de cada método são: o custo dos materiais utilizados; número de horas de trabalho necessárias para a aplicação de cada método; avaliação dos efeitos de cada método na planta invasora e na biodiversidade vegetal local. [...].
- Balanço de nutrientes em explorações agrícolas da Ilha TerceiraPublication . Falcão, Anselmo Fernandes; Pinheiro, Jorge Alberto Vieira Ferraz; Fangueiro, David PauloEste trabalho teve por objectivo, a realização de balanços de nutrientes à escala da exploração com suporte de dados de inquérito e de análises de solos para identificação de problemas de gestão de nutrientes, nomeadamente excessos e propor soluções para a sua diminuição. Para realizar o balanço de nutrientes (azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) foi efectuada a recolha de dados através de um inquérito realizado a 20 explorações agrícolas das bacias leiteiras em estudo na ilha Terceira. Foram recolhidas posteriormente 5 amostras de solos por exploração, sendo 3 relativas a pastagem e 2 de terrenos onde foi cultivado milho. Deste modo, foi recolhido um total de 100 amostras nas 20 explorações, seguidamente analisadas em laboratório para os seguintes parâmetros de fertilidade do solo: pH, matéria orgânica (MO), P, K, Ca e Mg. Em todas as explorações as principais entradas foram os alimentos concentrados e os adubos, enquanto as principais e únicas saídas foram o leite e a carne. Os concentrados representam 60,7% das entradas totais de azoto, por outro lado as entradas totais de fósforo e potássio devem-se maioritariamente a aquisição de fertilizantes, ou seja 51,8% das entradas totais de fósforo e 52,5% das entradas totais de potássio nas explorações. Os balanços de nutrientes N, P e K por unidade de leite produzido, por unidade agrícola de área útil e por unidade de medida pecuária são todos positivos (indicativo de excesso) em todas as explorações. Os resultados mostram que os excessos de nutrientes N, P e K por unidade agrícola de área útil variam entre 37,8 e 439,0 kg N ha-1, entre 0,6 e 130,6 kg P ha-1 e entre 10,5 e 191,7 kg K ha-1. Um dos possíveis motivos associados a esta utilização deficiente dos recursos, tem a ver efectivamente com o desconhecimento dos níveis de N, P e K no solo, sendo que a maioria das explorações não tinha análises ao solo recentes, fazendo disparar a aplicação de fertilizantes, tudo isto aliado á aquisição excessiva de concentrados que são os grandes responsáveis pela entrada de azoto na exploração, bem como um maneio cultural deficiente, fazendo baixar o pH, concretamente no caso do milho, obtendo menores volumes de produção e obrigando a futuras correcções, para elevar a acidez do solo.
- Studies on bovine oocytes and ovarian tissues cryopreservation : fundamental and applied aspectsPublication . Faheem, Marwa Said; Silva, Joaquim Fernando Moreira daDiversity of different sources of animal germ line has been acknowledged within the last few years, leading to a number of attempts for establishing a suitable protocol for preserving animal oocytes, gametes and recently extended to ovarian tissues and whole ovary preservation. Cryopreservation is considered an efficient procedure to achieve this desired target and become nowadays an integrated part of assisted reproductive techniques (Liu et al. 2009). Nevertheless, cryopreservation of immature oocytes at germinal vesicle stage (GV) and ovarian tissues, recently, have attracted significant interest from clinicians as well as researchers in biomedical and agricultural sciences (Ozmen and Al-Hassani 2010; Woods et al. 2004), considering both of them an optimal alternative strategy for germ line conservation over cryopreservation of mature oocytes and embryos (Li et al. 2007). Basically, there are two methods of cryopreservation: slow freezing and vitrification. Both methods have resulted in successful cryopreservation of oocytes and embryos (Kuleshova and Lopata 2002), however vitrification has become a viable and promising alternative technique rather than slow freezing due the success and simplicity of this technique especially when dealing with in vitro produced or micromanipulated embryos and oocytes (Pereira and Marques 2008). Therefore, the researcher’s attention has been attracted to the advantages of using vitrification technique, concluded by the perspective of Ozmen and Al-Hassani (2010) that vitrification will be the cryopreservation method of the future.
- Symbiotic flagellate prostists as a target for subterranean termite control strategiesPublication . Duarte, Sónia Maria Pereira; Nunes, Lina Maria Ribeiro; Borges, Paulo Alexandre VieiraReticulitermes grassei, é uma térmita subterrânea autóctone da Península Ibérica e uma praga importante da madeira em serviço, está distribuída por todo o território de Portugal continental e é invasora na ilha do Faial (Arquipélago dos Açores). A investigação patente nesta tese foi delineada para atingir os seguintes objetivos: 1) a necessidade de otimização de estações de monitorização de térmitas subterrâneas de forma a apoiar a realização de estudos a longo prazo; 2) a necessidade de responder ao desafio de Lineu e identificar e descrever a comunidade de protistas flagelados simbióticos associados à térmita R. grassei; 3) determinar se a comunidade de protistas flagelados apresenta variação geográfica e circunstancial (através da comparação de térmitas de ambientes rurais e urbanos, bem como térmitas autóctones e térmitas invasoras); 4) avaliar resposta da comunidade de protistas a diferentes dietas e substâncias potencialmente repelentes ou tóxicas adicionadas ao alimento das térmitas. [...]. Esta tese estabelece uma base ao conhecimento sobre os protistas flagelados simbióticos com R. grassei, que contribuirá para investigação futura nesta área, por exemplo, no desenvolvimento de novas estratégias de controlo de térmitas. Outra aplicação possível a este conhecimento é na biotecnológica. O roteiro para a investigação futura nesta área deverá responder às questões levantadas durante este trabalho e incluir tópicos relacionados com a estrutura da comunidade de protistas flagelados (e otimização das técnicas de identificação), bem como as suas interações biogeográficas, evolutivas e bióticas com bactérias. O impacto das alterações climáticas e a resiliência das térmitas e seus simbiontes a alterações deverão também ser incluídos nesse roteiro.
- Uso da espectroscopia NIR na previsão de parâmetros químicos e biológicos das forragens do Arquipélago dos AçoresPublication . Dias, Cristiana Sofia Alves Mesquita Rodrigues Maduro; Borba, Alfredo Emílio Silveira deA produção animal e o principal motor económico dos Açores. Dado o papel que a nutrição tem no desempenho dos animais e considerando o contexto de área agrícola limitada do arquipélago, torna-se necessário otimizar a qualidade, quantidade, e disponibilidade das forragens empregues, para que seja possível dar resposta aos desafios competitivos crescentes de um mercado globalizado. Este trabalho teve como objetivo aferir o potencial de técnicas de quimiometria para a quantificação de vários parâmetros de qualidade física, química e biológica de forragens no contexto agroclimático especifico dos Açores, nomeadamente silagens de milho, silagens de erva, e pastagens, tanto frescas como secas. Foi utilizada como ferramenta analítica a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) para a obtenção dos espectros de 400 amostras de cada tipo de forragem, oriundas de varias ilhas. Estes espectros refletem as transições vibracionais que ocorrem na gama dos 780-2500nm, para lá da banda de radiação visível, e possibilitam o estabelecimento de modelos matemáticos capazes de correlacionar estas leituras com vários parâmetros de interesse, podendo estes modelos depois ser usados para prever os respetivos valores para novas amostras. Concluiu-se que era viável a construção de modelos capazes de prever com precisão parâmetros químicos importantes na avaliação de forragens, quer estas fossem frescas ou secas. Foram obtidos resultados particularmente bons para a Proteína Bruta (PB), Fibra em Detergente Neutro (NDF), Fibra em Detergente Acido (ADF), e Cinza Bruta (CB), tendo-se conseguido também boas previsões para a Matéria Seca (MS). No caso dos parâmetros biológicos estudados, relativos à produção de gás, não foi possível obter bons resultados. Ao ser uma técnica que pode ser aplicada de forma rápida, não destrutiva, e no local, por oposição às técnicas tradicionais, que obrigam a análises morosas e de elevado custo em laboratório, tem o potencial de permitir uma monitorização mais próxima e atempada da qualidade das forragens, facilitando a sua gestão e a otimização das dietas com baixo custo.