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- A cidadania como projeto educacional integrado na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alves, Helena Margarida Costa Oliveira; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroNo presente Relatório de Estágio, intitulado “A Cidadania como Projeto Educacional Integrado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, proceder-se-á à análise e à reflexão, fundamentadas com autores da especialidade, das Práticas Educativas e Pedagógicas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II. No decorrer deste relatório, contemplaremos diversos aspetos que consubstanciam o processo de formação do cidadão, isto é, este trabalho assume uma interligação entre a fundamentação teórica do que é ser cidadão, de como educar para este efeito, e as práticas pedagógicas que devem ser assumidas. Num sentido dinâmico, neste relatório, pretendemos desenvolver temas como a educação, questões de Cidadania e Formação Pessoal e Social, bem como a sua transversalidade no currículo. O domínio/área da Cidadania e Formação Cívica é um tema do nosso interesse pessoal, pois acreditamos que uma educação que exercita a cidadania é, de facto, uma educação integral que valoriza não só os saberes e os conhecimentos, mas também um processo de transformação e reconstrução de atitudes e valores, com vista à formação de crianças ativas, responsáveis, mediadoras na sociedade e com mais solidariedade para com o próximo. Consideramos essencial mobilizar, desde cedo, atitudes e valores nos alunos, preparando-os para viver em sociedade de forma harmoniosa. Julgamos, de igual modo, relevante evidenciar a importância da integração curricular para o desenvolvimento das crianças nesta área em estudo. Serão, ainda, objeto de análise, neste relatório, registos dos testemunhos de docentes face a questões de educação para a cidadania e a sua integração nas restantes áreas do saber. Servindo este propósito, o relatório contém uma primeira parte teórica na qual é explorada a educação para a cidadania e a integração curricular. Num momento posterior, a caracterização dos contextos em que decorreram os estágios, fazendo-se, depois, acompanhar por uma componente investigativa acerca das perceções dos docentes sobre questões de educação para a cidadania e integração curricular. De seguida, é apresentada a descrição reflexiva sobre as atividades implementadas, com destaque para aquelas que envolveram a cidadania de uma forma integrada. Por fim, segue-se uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido na qual defendemos que a prática de integração é uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças e/ou dos alunos.
- A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)Publication . Silva, Vânia Luzia Silvério; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira; Cabral, João Manuel GonçalvesTendo em conta o tipo de comunicação, bem como os conteúdos que são explorados, podemos colher informação para refletir sobre e melhorar o processo de ensino, por parte do professor, e de compreensão, por parte do aluno. Este relatório foi elaborado no âmbito dos estágios pedagógicos, que realizamos na Educação Pré-escolar (com crianças de 2 e 3 anos) e no 1.º ciclo do Ensino Básico (com uma turma de 3.º ano), no ano letivo de 2015/2016. Nele procuramos compreender as potencialidades e os constrangimentos para a aprendizagem da interação na sala de aula. Com ele pretendemos contribuir para a contínua melhoria da nossa prática educativa, em particular ao nível do ensino e aprendizagem da Matemática, e para a de quantos nele possam colher reflexão. Seguindo a metodologia qualitativa/interpretativa de investigação, selecionamos várias situações da nossa prática, que foram observadas, gravadas e transcritas. Posteriormente os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo da interação comunicacional ocorrida durante, buscando dados sobre os métodos pedagógicos empregues, e suas implicações na comunicação matemática; a caracterização do discurso produzido; o papel e protagonismo dos intervenientes na interação e os conteúdos matemáticos abordados. Ao nível da EPE, analisamos duas situações práticas. Na primeira, identificamos as características de várias figuras geométricas; na segunda exploramos a noção de número, através de um jogo. Ao nível do1.º ciclo, analisamos cinco situações práticas que consistiram na resolução de exercícios e de problemas, na exploração de unidades de medida através de materiais manipuláveis e na interpretação e tratamento de dados através de gráficos. Em conclusão, verificamos que as metodologias ativas são mais eficazes na promoção de comunicação matemática do que o método expositivo centrado no professor; do mesmo modo, verificamos que a comunicação matemática é mais rica quando ocorre a propósito de aprendizagens relacionadas com as características e vivências dos alunos; as situações de trabalho de grupo potenciam a comunicação matemática dos alunos; o discurso do educador/professor assenta em questões, instruções e feedback, enquanto o discurso das crianças/alunos é baseado em respostas e instruções; a utilização de materiais/objetos concretos aumenta o nível de interesse das crianças/alunos e a análise e reflexão são essenciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Queres que te faça um desenho? O lugar e o papel das imagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Carla Furtado; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este documento dará conta de todo o trabalho desenvolvido no contexto dos dois estágios pedagógicos em causa, o primeiro realizado na Educação Pré-Escolar e o segundo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e terá como principal objetivo a análise e reflexão de toda a nossa ação educativa, em especial, das práticas que deram realce à temática que decidimos aprofundar no nosso estudo. A temática em causa centrou-se na abordagem ao lugar e ao papel das imagens em contexto educativo, aqui entendidas sob duas perspetivas: as que servem de recurso à prática pedagógica de Educadores e Professores do 1.º CEB e as que são produzidas pelas(os) crianças/alunos em momentos de Expressão Plástica, que são resultado da sua forma natural de expressão. A necessidade de aprofundarmos este tema fundamentou-se, por um lado, na quase inexistência de estudos relacionados com a imagem e com as suas potencialidades pedagógicas. Por outro lado, e na sequência de alguns estudos desenvolvidos no âmbito desta área curricular, quisemos aprofundar os motivos evocados para a sua fraca exploração, dando relevância ao desenho, um dos seus conteúdos mais explorados neste domínio. Por forma a cumprirmos tais propósitos, baseámo-nos em atividades desenvolvidas nos nossos dois estágios, que se apresentam sob a forma de categorias, devidamente fundamentadas, analisadas e refletidas, recorrendo a contributos de autores da especialidade. Como complemento, realizámos 10 entrevistas, 5 a Educadores de Infância e 5 a Professores do 1.º CEB, com o intuito de conhecermos as suas opiniões e representações relativamente às temáticas em análise. Concluímos que, na conceção dos nossos entrevistados as imagens assumem-se, de facto, como elementos motivadores e facilitadores no processo de aprendizagem das crianças. Neste particular, percebemos que, em ambos os níveis de ensino, é mais recorrente a utilização de imagens com a função ilustrativa e informativa. Relativamente à Expressão Plástica, concluímos que esta é valorizada tanto por Educadores de Infância como por Professores do 1.º CEB. No entanto, no 1.º CEB a sua exploração diminui consoante o avançar dos anos de escolaridade. Ainda no que concerne a esta área, notámos que o desenho era o conteúdo mais explorado e apercebemo-nos que estes profissionais estão sensíveis para a análise dos mesmos.
- Symbiotic flagellate prostists as a target for subterranean termite control strategiesPublication . Duarte, Sónia Maria Pereira; Nunes, Lina Maria Ribeiro; Borges, Paulo Alexandre VieiraReticulitermes grassei, é uma térmita subterrânea autóctone da Península Ibérica e uma praga importante da madeira em serviço, está distribuída por todo o território de Portugal continental e é invasora na ilha do Faial (Arquipélago dos Açores). A investigação patente nesta tese foi delineada para atingir os seguintes objetivos: 1) a necessidade de otimização de estações de monitorização de térmitas subterrâneas de forma a apoiar a realização de estudos a longo prazo; 2) a necessidade de responder ao desafio de Lineu e identificar e descrever a comunidade de protistas flagelados simbióticos associados à térmita R. grassei; 3) determinar se a comunidade de protistas flagelados apresenta variação geográfica e circunstancial (através da comparação de térmitas de ambientes rurais e urbanos, bem como térmitas autóctones e térmitas invasoras); 4) avaliar resposta da comunidade de protistas a diferentes dietas e substâncias potencialmente repelentes ou tóxicas adicionadas ao alimento das térmitas. [...]. Esta tese estabelece uma base ao conhecimento sobre os protistas flagelados simbióticos com R. grassei, que contribuirá para investigação futura nesta área, por exemplo, no desenvolvimento de novas estratégias de controlo de térmitas. Outra aplicação possível a este conhecimento é na biotecnológica. O roteiro para a investigação futura nesta área deverá responder às questões levantadas durante este trabalho e incluir tópicos relacionados com a estrutura da comunidade de protistas flagelados (e otimização das técnicas de identificação), bem como as suas interações biogeográficas, evolutivas e bióticas com bactérias. O impacto das alterações climáticas e a resiliência das térmitas e seus simbiontes a alterações deverão também ser incluídos nesse roteiro.
- Comunicação digital no Facebook : análise exploratória das páginas oficiais de provas e pilotos do ERCPublication . Júnior, Luís Manuel Botelho; Faria, Sandra Dias; Tiago, Flávio BorgesAtualmente o mundo progride a uma velocidade estonteante e novas tendências económicas têm surgido. A comunicação entre as marcas e consumidores é agora baseada numa interação bilateral. O aparecimento das redes sociais, em 2005, alterou, de forma definitiva, o conceito de relações interpessoais, transferindo-as do mundo real para o mundo virtual, o que dotou o consumidor de informação, recursos e exigências. Organizações e marketeers marcam agora a sua presença nas redes sociais com o intuito de cativar e fidelizar consumidores. O Marketing Tradicional é atualmente considerado como obsoleto e aborrecido. Assim, o conceito de Marketing Digital tem vindo a ganhar significância e é frequentemente associado ao turismo, particularmente ao turismo de eventos desportivos. Esta dissertação analisa a capacidade das provas e dos pilotos do campeonato europeu de rallies cativarem e interagirem com os seus fãs, através da partilha de conteúdos nas redes sociais e nas suas páginas oficiais. Este estudo pretende efetuar uma análise exploratória da estratégia de comunicação aplicada pelos pilotos e provas do ERC na rede social Facebook, e a sua capacidade de atrair/conquistar fãs e potencialmente promover destinos turísticos.