Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoResumoIndIntrodVLSS2018.pdfResumo, Índice, Introdução294.25 KBAdobe PDF Download
DissertMestradoVaniaLuziaSilverioSilva2018.pdfDocumento Principal4.18 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tendo em conta o tipo de comunicação, bem como os conteúdos que são explorados, podemos colher informação para refletir sobre e melhorar o processo de ensino, por parte do professor, e de compreensão, por parte do aluno. Este relatório foi elaborado no âmbito dos estágios pedagógicos, que realizamos na Educação Pré-escolar (com crianças de 2 e 3 anos) e no 1.º ciclo do Ensino Básico (com uma turma de 3.º ano), no ano letivo de 2015/2016. Nele procuramos compreender as potencialidades e os constrangimentos para a aprendizagem da interação na sala de aula. Com ele pretendemos contribuir para a contínua melhoria da nossa prática educativa, em particular ao nível do ensino e aprendizagem da Matemática, e para a de quantos nele possam colher reflexão. Seguindo a metodologia qualitativa/interpretativa de investigação, selecionamos várias situações da nossa prática, que foram observadas, gravadas e transcritas. Posteriormente os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo da interação comunicacional ocorrida durante, buscando dados sobre os métodos pedagógicos empregues, e suas implicações na comunicação matemática; a caracterização do discurso produzido; o papel e protagonismo dos intervenientes na interação e os conteúdos matemáticos abordados. Ao nível da EPE, analisamos duas situações práticas. Na primeira, identificamos as características de várias figuras geométricas; na segunda exploramos a noção de número, através de um jogo. Ao nível do1.º ciclo, analisamos cinco situações práticas que consistiram na resolução de exercícios e de problemas, na exploração de unidades de medida através de materiais manipuláveis e na interpretação e tratamento de dados através de gráficos. Em conclusão, verificamos que as metodologias ativas são mais eficazes na promoção de comunicação matemática do que o método expositivo centrado no professor; do mesmo modo, verificamos que a comunicação matemática é mais rica quando ocorre a propósito de aprendizagens relacionadas com as características e vivências dos alunos; as situações de trabalho de grupo potenciam a comunicação matemática dos alunos; o discurso do educador/professor assenta em questões, instruções e feedback, enquanto o discurso das crianças/alunos é baseado em respostas e instruções; a utilização de materiais/objetos concretos aumenta o nível de interesse das crianças/alunos e a análise e reflexão são essenciais no processo de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: Taking into account the type of communication as well as the content that is explored, we can gather information to reflect on and improve the teaching process by the teacher, and understanding by the student. This report was prepared as part of the pedagogical internships, which we conducted in preschool education (with 2 and 3 year olds) and in the 1st cycle of Basic Education (with a 3rd grade), in 2015/2016. In it we try to understand the potentialities and the constraints to the learning of the interaction in the classroom. With it we intend to contribute to the continuous improvement of our educational practice, particularly in the teaching and learning of Mathematics, and to those who can reflect on it. Following the qualitative/interpretive methodology of investigation, we selected several situations of our practice, which were observed, recorded and transcribed. Subsequently the collected data were subjected to a content analysis of the communication interaction that occurred during, searching data about the pedagogical methods employed, and their implications in the mathematical communication; the characterization of the discourse produced; the role and protagonism of the actors in the interaction and the mathematical contents addressed. At EPE level, we analyze two practical situations. In the first, we identify the characteristics of several geometric figures; in the second we explore the notion of number, through a game. At the level of the 1st cycle, we analyzed five practical situations that consisted in solving exercises and problems, in the exploration of units of measurement through manipulable materials and in the interpretation and treatment of data through graphs. In conclusion, we verified that the active methodologies are more effective in promoting mathematical communication than the teacher-centered expository method; in the same way, we verified that the mathematical communication is richer when it occurs in relation to learning related to the characteristics and experiences of the students; group work situations enhance students' mathematical communication; the educator/teacher discourse is based on questions, instructions and feedback, while the children's/students' discourse is based on responses and instructions; the use of concrete materials/objects increases the level of interest of the children/students and the analysis and reflection are essential in the teaching-learning process.

Description

Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 11 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).

Keywords

Comunicação Matemática Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino de Matemática Matemática Prática Pedagógica

Citation

Silva, Vânia Luzia Silvério. "A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)". 2018. 264 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4735>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue