Cê de Ciência
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cê de Ciência by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A água envergonhadaPublication . Cruz, José Virgílio; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Em algum momento já jogaste às escondidas? Se sim, sabes bem o esforço que os teus amigos fizeram para te encontrar. Com a água subterrânea é similar: está no subsolo, muitas vezes a grande profundidade e ao longo de um tempo apreciável, e só a podemos usar para matar a sede quando a trazemos à superfície. Ou então, quando perde a timidez e brota à superfície em nascentes.
- Conheces o peixe que está no teu prato?Publication . Martins, Inês; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Investigadores do Instituto Okeanos estão a estudar os peixes que comemos para garantir que são seguros e de grande qualidade. Através da ciência, os investigadores analisam os peixes capturados nas águas azuis dos Açores — como o goraz, o boca negra ou o chicharro — para analisar o seu conteúdo em poluentes invisíveis, como os metais pesados.
- Os vulcões e a importância dos períodos de repouso.Publication . Silva, Catarina; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Os vulcões em erupção geram um conjunto de sentimentos contraditórios em quem assiste ou até em quem estuda o fenómeno. Por um lado, as imagens extremamente atrativas e impressionantes, por exemplo, da emissão de lava incandescente (Fig.1) e, por outro, o seu poder altamente destrutivo cobrindo o mais variado tipo de infraestruturas (edifícios, estradas…) e conduzindo, por vezes, à ocorrência de vítimas mortais. Em períodos de repouso, os vulcões, quer pela sua beleza natural (Fig. 2) quer pelos seus solos férteis, correspondem a zonas muito apelativas para as pessoas se instalarem e viverem.
