Cê de Ciência
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cê de Ciência by Title
Now showing 1 - 10 of 61
Results Per Page
Sort Options
- 1.º de Maio, memórias de uma lutaPublication . Pires, Ana Paula; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Coragem e resistência são duas palavras que sintetizam bem o significado histórico das lutas que levaram à criação do Dia Internacional do Trabalhador. Desde as primeiras mobilizações, não se tratava apenas de reivindicar melhores salários ou horários mais curtos – como a emblemática luta pelas 8 horas de trabalho, quando a média rondava as 12 horas –, mas de afirmar a dignidade humana e recusar, de forma coletiva, a exploração como destino inevitável.
- 25 de Abril, sempre!Publication . Pires, Ana PaulaFoi no dia 25 de Abril de 1974, uma quinta-feira, que um golpe militar, liderado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) colocou um ponto final a 48 anos de ditadura em Portugal, abrindo caminho, primeiro, para a Revolução Portuguesa (1974-1975) e, depois, para a democracia, institucionalizada pela Constituição de 1976. A operação “Fim de Regime” foi posta em marcha ao som de “E depois do Adeus” e “Grândola, vila morena”, as duas senhas escolhidas para que os militares que se encontravam em vários quartéis da cidade de Lisboa mobilizassem, tomando vários pontos estratégicos da capital portuguesa, desde o Terreiro do Paço até ao Largo do Carmo.
- Açores… um “mar” de lagoasPublication . Andrade, CésarQuantas vezes já olhámos para as lagoas dos Açores? Muitos até podem ter nas suas redes sociais fotografias em que o fundo é a Lagoa das Sete Cidades, ou as Lagoas do Fogo e das Furnas, entre outras, mas será que já nos perguntámos como surgiram? Que profundidade têm? Talvez sim, ou talvez não… mas uma coisa sabemos: são paisagens características dos Açores.
- Afinal, quem descobriu o ADN?Publication . Cordeiro, RitaO ADN, ou ácido desoxirribonucleico, é a molécula que armazena toda a informação genética de um organismo e está presente em todos os organismos conhecidos, tais como o ser humano, uma árvore ou uma bactéria. A designação de ácido desoxirribonucleico vem da sua natureza ácida (“ácido”) e do nome dos seus componentes, os hidratos de carbono (“desoxirribo-” de desoxirribose) e os nucleótidos (“- nucleico”).
- A água envergonhadaPublication . Cruz, José Virgílio; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Em algum momento já jogaste às escondidas? Se sim, sabes bem o esforço que os teus amigos fizeram para te encontrar. Com a água subterrânea é similar: está no subsolo, muitas vezes a grande profundidade e ao longo de um tempo apreciável, e só a podemos usar para matar a sede quando a trazemos à superfície. Ou então, quando perde a timidez e brota à superfície em nascentes.
- Alessandro Volta: O Cientista que Iluminou o FuturoPublication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, GabrielaAlessandro Volta, nascido a 18 de fevereiro de 1745 em Como, Itália, é uma das figuras mais importantes na história da ciência. A sua invenção da primeira bateria elétrica mudou para sempre o estudo da eletricidade e deu início a uma série de inovações tecnológicas que ainda hoje fazem parte do nosso quotidiano. Desde jovem, Volta demonstrou um espírito curioso e inovador. Formou-se no seminário local, mas a sua paixão pela ciência levou-o a seguir um percurso académico autodidata.
- Átomos em Ação: Oppenheimer e a Energia NuclearPublication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, GabrielaA física nuclear é um campo fascinante e complexo, e Robert Oppenheimer foi um dos físicos mais importantes nessa área. Mas quem era Oppenheimer e como contribuiu para o desenvolvimento da energia nuclear? Primeiro, é preciso perceber o que é energia nuclear. Ao contrário das formas convencionais de energia, que vêm da queima de combustíveis fósseis, a energia nuclear é produzida por reações nucleares. Esta energia tem origem nos átomos, as pequenas partículas que compõem tudo à nossa volta, desde o ar que respiramos até aos materiais de uso diário.
- Avaliação da inteligência: contributos de Alfred BinetPublication . Major, SofiaJá ouviste falar no QI? Facilmente encontras livros, páginas web ou até APP para “testar o teu QI”, com estratégias para “aumentar” ou “melhorar” o teu QI. Mas, afinal, de onde vem este conceito de QI? A história do Quociente de Inteligência (QI) é marcada por um longo percurso, muito associado à avaliação psicológica, com contributos de inúmeros autores e investigadores. De entre esses autores, merece destaque um pedagogo e psicólogo francês, Alfred Binet.
- Bernard Palissy – De Ceramista a CientistaPublication . Alves, Ana Teresa; Cruz, J.V.Não há certeza quanto às datas do nascimento e da morte de Bernard Palissy, mas crê-se que viveu entre 1510 e 1589. Terá nascido em Agen (França) e ter-se-á instalado em Saintes cerca de 1536. Tinha várias ocupações, entre as quais a de fabricante de vidro. Em 1539, alguém lhe mostrou uma taça de vidro com um extraordinário brilho esmaltado branco que ele nunca vira, e ele não descansou até descobrir o ingrediente necessário para fabricar peças com aquele acabamento.
- Bertie, o Defensor da FelicidadePublication . Silva, Leonor Sampaio daBertrand Russell – ou Bertie, como era chamado por amigos e família – foi um dos nomes mais importantes do séc. XX não só ao nível intelectual, mas da ação cívica, estando ligado ao ativismo político, especialmente ao combate ao armamento. Nasceu numa família aristocrática inglesa, mas defendeu causas de alcance social, como a redução do horário de trabalho para 4 horas diárias, o direito à habitação, o ensino sem avaliação e o salário sem emprego.