DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática"
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- O Ensino da Inteligência Artificial Nas Escolas: Uma Abordagem PráticaPublication . Pacheco, Jorge Manuel da Ponte; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroEste Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa a integração da Inteligência Artificial (IA) na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Básico e no Ensino Secundário, destacando a importância das TIC e da informática na Educação. O objetivo foi o de introduzir a IA, integrando-a em atividades dos currículos de TIC e/ou eventos escolares, para desenvolver competências cruciais nos alunos, contribuindo, assim, para a sua literacia em IA. O Relatório inclui a análise de intervenções pedagógicas realizadas durante os Estágios, nos diferentes níveis de Ensino, com destaque para a Educação Pré-Escolar (EPE), os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e o Ensino Secundário. Foram implementadas atividades diversificadas, incluindo robótica educativa, e concebidas sequências didáticas que abordaram conceitos fundamentais da IA, como o impacto social e as questões éticas a ela associadas, que, por meio de metodologias ativas, tiveram como resultados aprendizagens significativas nos alunos, nomeadamente no desenvolvimento de competências do Pensamento Computacional (PC), do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas. Paralelamente, foi realizado um estudo sobre a forma como os professores mobilizam a IA na sua prática letiva. Os resultados apontam para o facto de os professores estarem cientes da influência crescente e da utilidade da IA na educação, mas reconhecem uma carência de formação específica para uma implementação mais abrangente e eficaz destas tecnologias. Apesar disso, os professores reconhecem a importância da formação contínua para utilizar ferramentas de IA de forma eficaz e adaptada aos diferentes contextos educativos. O Relatório conclui que a IA tem um potencial significativo na educação, desde que implementada de forma pedagógica e adaptada às necessidades dos alunos. Através da observação crítica e da implementação de estratégias pedagógicas diversificadas, é possível proporcionar uma educação mais rica e relevante, preparando os alunos para os desafios do futuro.