Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A satisfação com o emprego, a motivação e o comprometimento organizacional dos trabalhadores das empresas de aluguer de automóveis (rent-a-car): Uma análise empírica para os AçoresPublication . Botelho, João Pedro Furtado; Vieira, José António CabralEste trabalho analisa a satisfação com o emprego, a motivação e o comprometimento organizacional dos trabalhadores das empresas de aluguer de automóveis no Arquipélago dos Açores. Os resultados indicam que o nível de satisfação com o emprego por parte destes trabalhadores exerce um efeito positivo sobre a sua motivação com a funções desempenhadas assim como sobre o seu comprometimento com a organização. Do estudo ressalta também que os gestores têm ao seu dispor um conjunto de instrumentos, tais como, o salário, o horário de trabalho e o facto de terem uma boa relação com os subordinados que influenciam a satisfação com o emprego e, consequentemente, podem ser utilizados para aumentar a motivação e o comprometimento destes, o que, de acordo com alguma literatura melhora a sua produtividade e reduz o absentismo, entre outros aspetos.
- Linha de apoio ao investimento verde das empresas dos AçoresPublication . Melo, Fernando José Rangel da Silva; Rocha, Maria Luísa Silva; Couto, Gualter Manuel Medeiros doEste trabalho de projeto visa definir as condições de uma linha de crédito, sem custos financeiros, de apoio ao investimento na sustentabilidade ambiental das Micro e PMEs da Região Autónoma dos Açores. Com este objetivo, procedeu-se, numa primeira fase de estudo, à revisão das principais iniciativas e diretrizes relacionadas com a temática da sustentabilidade ambiental, em particular no seio da União Europeia. Analisou-se com maior profundidade, os temas do desenvolvimento e do financiamento sustentável, suas implicações, identificando-se os principais desafios para as empresas. Procedeu-se à avaliação conjuntural das principais iniciativas para a promoção do crescimento sustentável, o combate às alterações climáticas, a degradação da biodiversidade e para a promoção da heterogeneidade social, particularizando-se as propostas no seio da União Europeia. Reviu-se os conceitos e regulamentação de maior impacto associada à sustentabilidade no âmbito da União Europeia. Por fim, elaborou-se uma ficha técnica, com os diferentes requisitos e condições necessárias ao acesso pelas Micro e PMEs dos Açores a uma linha de financiamento regional que promova a transição destas empresas para atividades e processos produtivos ambientalmente sustentáveis, em linha com as metas assumidas internacionalmente para o objetivo da neutralidade carbónica.
- Análise do comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel: Caso de estudo da população de São MiguelPublication . Pimentel, Maria João Fróes; Rocha, Maria Luísa SilvaO problema das alterações climáticas tem desencadeado por parte da Comissão Europeia uma série de metas, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa. O setor dos transportes é dos principais a contribuir para a emissão de gases poluentes e, por essa razão, metas futuras, como a proibição de venda de viaturas novas a combustão, têm feito com que as marcas apostem no fabrico de viaturas elétricas. Em Portugal, o nível de adoção de viaturas elétricas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Assim, esta dissertação tem como finalidade analisar o comportamento do consumidor em São Miguel face à mobilidade elétrica automóvel, tendo-se procurado, através de um estudo de mercado pela aplicação de um questionário online, determinar quais os fatores individuais e externos ao consumidor que influenciam a decisão de compra de viaturas elétricas. Obtidas 171 respostas válidas, procedeu-se à análise descritiva dos dados e à análise de regressão linear múltipla, pretendendo-se analisar o comportamento da variável dependente “decisão de compra” em função das variáveis explicativas: rendimento; nível de escolaridade; preço; promoção; perceção sobre o carregamento e autonomia; grupos de referência internos e externos do consumidor; incentivos financeiros; preocupações ambientais e ânsia por inovação. Ao contrário do que seria preferível, os resultados à análise descritiva ditam que mais de metade da amostra nunca experienciou conduzir uma viatura elétrica e que as viaturas a combustão apresentam a maior representatividade na região, bem como enquanto opções de escolha no futuro. Os resultados à análise de regressão linear múltipla indicam que existe relação estatisticamente significativa em apenas cinco das hipóteses formuladas, nomeadamente: o nível de escolaridade; a perceção sobre a autonomia; as preocupações ambientais e a ânsia por inovação, com influência positiva na decisão de compra e, apesar da variável “preço” ser significativa, verificou-se um valor do coeficiente positivo, ao contrário do efeito negativo esperado.