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Análise do comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel: Caso de estudo da população de São Miguel

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Abstract(s)

O problema das alterações climáticas tem desencadeado por parte da Comissão Europeia uma série de metas, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa. O setor dos transportes é dos principais a contribuir para a emissão de gases poluentes e, por essa razão, metas futuras, como a proibição de venda de viaturas novas a combustão, têm feito com que as marcas apostem no fabrico de viaturas elétricas. Em Portugal, o nível de adoção de viaturas elétricas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Assim, esta dissertação tem como finalidade analisar o comportamento do consumidor em São Miguel face à mobilidade elétrica automóvel, tendo-se procurado, através de um estudo de mercado pela aplicação de um questionário online, determinar quais os fatores individuais e externos ao consumidor que influenciam a decisão de compra de viaturas elétricas. Obtidas 171 respostas válidas, procedeu-se à análise descritiva dos dados e à análise de regressão linear múltipla, pretendendo-se analisar o comportamento da variável dependente “decisão de compra” em função das variáveis explicativas: rendimento; nível de escolaridade; preço; promoção; perceção sobre o carregamento e autonomia; grupos de referência internos e externos do consumidor; incentivos financeiros; preocupações ambientais e ânsia por inovação. Ao contrário do que seria preferível, os resultados à análise descritiva ditam que mais de metade da amostra nunca experienciou conduzir uma viatura elétrica e que as viaturas a combustão apresentam a maior representatividade na região, bem como enquanto opções de escolha no futuro. Os resultados à análise de regressão linear múltipla indicam que existe relação estatisticamente significativa em apenas cinco das hipóteses formuladas, nomeadamente: o nível de escolaridade; a perceção sobre a autonomia; as preocupações ambientais e a ânsia por inovação, com influência positiva na decisão de compra e, apesar da variável “preço” ser significativa, verificou-se um valor do coeficiente positivo, ao contrário do efeito negativo esperado.
ABSTRACT: Climate change has made the European Commission define a series of goals to reduce greenhouse gas emissions. The transport sector is one of the main contributors to the increase of these gases in our atmosphere. As such, some goals like the prohibition of the manufacturing of combustion vehicles have made companies bet on the manufacturing of electric vehicles. In Portugal, the adoption rate of electric vehicles has been increasing over the last few years. Therefore, this study’s purpose is to analyze the behavior of the São Miguel island’s consumer towards electric auto mobility, having sought, through a market study using an online questionnaire, to define which individual and external factors influence a consumer’s decision on acquiring an electric vehicle. After 171 valid answers, a descriptive analysis of the data and a multiple linear regression analysis were carried out. The multiple linear regression analysis allowed to examine the variation of the dependent variable “purchase decision” depending on the explanatory variables: income; education level; price; promotion; perception about charging and autonomy; consumer’s internal and external reference groups; financial incentives; environmental concerns; eagerness for innovation. Contrary to what would be preferable, the results of the descriptive analysis show that more than half of the sample never experienced driving an electric vehicle and that combustion vehicles have a bigger representation in the studied region, as well as future choices. The multiple linear regression results indicate that there is a statistically significative relation in just five of the presented hypotheses, namely: education level; perception of autonomy; environmental concerns and eagerness for innovation, with positive influence over the buying decision. Despite the “price” variable being significant, a positive coefficient value was verified, contrary to the negative effect that was expected.

Description

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 06 de fevereiro de 2024, Universidade dos Açores.

Keywords

Comportamento Consumidor Mobilidade Elétrica Automóvel Ilha de São Miguel

Citation

Pimentel, Maria João Fróes. (2023). "Análise do comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel: Caso de estudo da população de São Miguel". 58 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8620

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