Browsing by Issue Date, starting with "2023-03"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Monitoring ten insect pests in selected orchards in three Azorean Islands : The project CUARENTAGRIPublication . Lamelas-López, Lucas; Borges, Paulo A. V.; Tarantino, Elisa; Juliano, Maria M.; Fontes, José C.; Moules, Cristina A. R.; Rodrigues, Ricardo; Machado, Jessica; Mota, José A.; Sousa, Beatriz; Amaral, Helder; Filipe, Maria da Conceição; Lopes, David João HortaBACKGROUND: The data we present are part of the CUARENTAGRI project, which involves all archipelagos of the Macaronesia (Azores, Madeira, Canary Islands and Cabo Verde). The project aims to: i) identify and evaluate the risks associated with the introduction of new arthropod pests; ii) study the population dynamics of selected arthropod pest species currently responsible for the damage of key target crops and iii) develop monitoring systems, based on prediction and/or population dynamics of the crop pests, creating warnings and a phytosanitary prevention system. In this contribution, we compile data for three Azorean Islands (Terceira, São Jorge and São Miguel Islands), where pheromone-baited traps were placed in pastures, potato fields and several orchards’ types (apples, banana, chestnuts, olives, orange and strawberry), during three consecutive years (2020, 2021 and 2022). NEW INFORMATION: A total of 114,827 specimens of insects (Arthropoda, Insecta) were collected, belonging to four orders, six families and ten recorded pest species. A total of eight species are considered introduced (Cosmopolites sordidus (Germar, 1824), Drosophila suzukii (Matsumura, 1931), Bactrocera oleae (Rossi, 1790), Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824), Phthorimaea operculella (Zeller, 1873), Cydia pomonella (Linnaeus, 1758), Cydia splendana (Hübner, 1799) and Grapholita molesta (Busck, 1916); n = 84,986 specimens) and two native non-endemic (Mythimna unipuncta (Haworth, 1809) and Spodoptera littoralis (Boisduval, 1833); n = 17,465 specimens). This study intended to contribute to a better knowledge of the arthropods pests that can affect the Azorean crops and will serve as a baseline for future monitoring actions, pest risk assessments and prevention systems.
- An open-ended story of some hidden sides of listening or (what) are we really (doing) with childhood?Publication . Haynes, Joanna; Costa Carvalho, MagdaO artigo surge de um acontecimento partilhado que se transformou numa experiência: a descoberta de um pedaço infantil de papel, a caminho de uma conferência sobre filosofia nas escolas, e como esse encontro afeta as nossas posições educativas e práticas de investigação sobre a escuta das crianças. Movidas pela questão sobre o que significa escutar, somos levadas a um exercício de autoquestionamento inspirado por alguns dos autores que já escreveram sobre o tema, especificamente no contexto da comunidade de investigação filosófica. O pensamento do texto desdobra-se com a narração da história sobre o pedaço de papel encontrado, atravessando diferentes camadas de questionamento e tentando manter a investigação aberta para os leitores: o que é que não sabemos sobre escutar as crianças? E até que ponto isso que não sabemos poderá ser a causa de práticas enviesadas e adultistas? Será necessário voltar ao que a filosofia é e onde pode ser encontrada dentro do ambiente escolar? Será que a filosofia já lá está quando os adultos chegam? Será que não estamos a escutá-la? Ou existem lugares específicos para diálogos e conversas filosóficas, tais como a sala de aula? A filosofia também é convidada para as margens desses espaços? Quem decide o que conta como filosófico? Não se trata de responder a perguntas ou de encerrar as nossas preocupações como educadoras e investigadoras, mas sim de partilhar com os leitores como até no lugar menos suspeito possível - um evento académico sobre trazer a filosofia para as escolas - podemos não estar a escutar as crianças. Ao regressar a este movimento de autoquestionamento, queremos ecoar algumas perturbações do pensamento e das práticas de escuta dentro do chamado movimento da filosofia para/com crianças: com este fenómeno do para/com; com a sua política e as suas relações; com alguns pressupostos que podem estar presentes nos dilemas da prática de educadores e investigadores; mas também com as suas ressonâncias estéticas, a beleza da perturbação, a (des)afinação do autoquestionamento, as questões que nos traz enquanto investigadoras e os espaços de dúvida e incerteza que nos oferece, enquanto hesitações ou ocasião para respirar. E talvez, pensamos, seja nesses entre-espaços, nas suas fendas e transições, que coisas importantes possam encontrar o seu caminho no nosso pensamento e nas nossas conversas sobre a infância. Tal como um pedaço de papel num quarto de hotel.
- Abundance of Tuta absoluta (Meyrick, 1917) and its natural enemies on tomato crops in greenhouses of different production modes (Azores, Portugal) (Lepidoptera: Gelechiidae)Publication . Oliveira, Luísa; Borges, Isabel; Silva, Dário; Durão, Ana C.; Soares, António O.Tuta absoluta (Meyrick, 1917) (Lepidoptera: Gelechiidae) is a major pest of tomato (Solanum lycopersicum L.) crops produced in the Azorean greenhouses. Despite the major concerns, no systematic study is available to describe population dynamics of T. absoluta and its natural enemies. The objective of this study was to compare the abundance of the pest (eggs and larvae) and its native natural enemies, in greenhouses of tomato crops produced under different production modes (biological, traditional and intensive). A sampling program was carried out during 2020-2021 and two production seasons of spring-summer and fall-winter. The abundance of eggs and larvae of T. absoluta were higher in tomato crops in intensive production and lower in biological production mode. Infestations by eggs and larvae were higher in spring-summer seasons. The natural enemies recorded were Macrolophus pygmaeus (Rambur, 1839) (Hemiptera: Miridae), Dicyphus cerastii Wagner, 1951 (Hemiptera: Miridae) and Trichogramma achaeae Nagaraja & Nagarkatti, 1960 (Hymenoptera: Trichogrammatidae). The abundance of natural enemies were very low and, virtually, do not occur during the fall-winter seasons. We found no significant difference between the abundance of M. pygmaeus amongst tomato crops from different production mode but D. cerastii was more abundant on greenhouses of biological production mode. Parasitism rate by T. achaeae does not differ between production modes and crop seasons. Considering the major concerns of the growers by the infestation levels of their crops, together with low abundance of native natural enemies, we suggest the use of biological production mode or an inoculative or augmentative strategy to control the pest in intensive and traditional productions modes.
- A different perspective on groupers through scientific illustration techniques in PortugalPublication . Barreiros, João P.In our last Newsletter, I published a short note announcing my new book “Face to Face with Groupers”. The book is finally completed and I have begun its distribution worldwide. Although I was always shy when talking about my own work illustrating groupers, I realized that, for many people, it is a novelty. I hope that you are all able to get a copy to enjoy a different perspective on groupers through scientific illustration techniques, portraying them as if they were alive and interacting with the reader – at least, I tried to show them in this way.
- Maria: Ajuda-me, que não percebo patavina desta matéria... Manuel: Tens cá uma lata!Publication . Alves, Ana TeresaApesar da considerável diversidade tipológica que caracteriza as línguas naturais existentes no mundo, há aspetos que são comuns a todas, os quais são apropriadamente designados por universais linguísticos. Entre estes conta-se o da negação: todas as línguas dão aos seus falantes a possibilidade da negação, o que equivale a dizer que a negação faz parte da gramática de todas as línguas (gramática universal) e é uma das propriedades nucleares da faculdade da linguagem, que é a capacidade cognitiva que permite a um ser humano com um desenvolvimento normal adquirir e usar uma língua. […].
- Os (en)cantos da Expressão Plástica: experiências e reflexões em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Botelho, Daniela Arruda; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio tem o intuito de apresentar a análise e a reflexão realizadas a partir da ação educativa desenvolvida no contexto dos Estágios Pedagógicos, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste trabalho damos ênfase às atividades dinamizadas ao longo dos nossos estágios e procuramos, simultaneamente, aprofundar e investigar uma temática específica. Neste caso, priorizamos a área da Expressão Plástica e a relevância de concebermos um espaço adaptado e adequado à sua exploração, nas salas que nos acolheram. Esta temática surgiu de um interesse pessoal e da consciência de que esta área está cada vez mais arredada do currículo e do dia a dia das nossas crianças. Deste modo, ao longo deste relatório, é possível fazermos uma viagem pelas principais atividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico ao mesmo tempo que nos debruçamos acerca da importância de ajustarmos estas atividades e o nosso espaço de trabalho em prol da expressividade, da comunicação e da criatividade das crianças. Neste contexto, e como forma de elaborarmos uma reflexão mais detalhada e mais coerente de todo o processo vivenciado, realizamos duas entrevistas, uma à Educadora e outra à Professora Cooperante. Através da análise à informação que delas recolhemos, apercebemo-nos da importância de usufruirmos desta área, em benefício das aprendizagens das crianças, bem como do seu potencial de aproximação e integração com as demais áreas do currículo. Para terminar, realçamos a relevância da nossa ação educativa para uma melhor compreensão da nossa prática profissional futura. No que concerne ao tema que entendemos aprofundar no nosso Relatório, concluímos que quando optamos por definir, nas salas onde desenvolvemos a nossa ação educativa, um espaço no qual os materiais de Expressão Plástica estão acessíveis, somos capazes de criar um mundo de possibilidades de expressão e comunicação, de conhecer de uma forma mais íntima as nossas crianças e assim procurar planificar sequências didáticas capazes de dar resposta às suas necessidades de expressão, de tirar o máximo partido do seu potencial criativo, de as ajudar a conhecer-se, a conhecer os outros e o mundo que as rodeia.
- A tradução de literatura fantástica: Jade War de Fonda LeePublication . Sousa, Catarina Miranda; Faria, Dominique Almeida Rosa; Montenegro, Helena Margarida Mateus SilvaEsta dissertação de mestrado tem como objetivo refletir sobre os obstáculos específicos da tradução de um texto de literatura fantástica, a partir da tradução parcial comentada de Jade War, da autoria de Fonda Lee. Neste âmbito, a criação de neologismos em contexto literário e a sua utilização para a construção de um universo fantástico é um dos aspetos particularmente relevantes. Ao longo do comentário de tradução, torna-se evidente que os neologismos contribuem não só para a formação do mundo físico do universo de Lee, mas também para a construção da identidade pessoal de cada personagem. A tradução do texto procura então transmitir ao leitor a inspiração cultural por trás da obra de Lee, com o propósito de cativar os leitores portugueses e contribuir para a promoção da literatura fantástica em Portugal. Deste modo, esta dissertação contempla uma contextualização teórica referente ao texto literário e à tradução de literatura fantástica, uma reflexão sobre os desafios associados à tradução de literatura fantástica e a tradução comentada de cinco capítulos de Jade War, com foco na utilização de neologismos, na criatividade lexical e na preservação de elementos que conferem ao texto de chegada a inspiração cultural presente no texto de partida.
- History of colonisation and updated distribution of the Monarch butterfly Danaus plexippus (Linnaeus, 1758) and its hostplants in mainland Portugal, Azores and MadeiraPublication . Palma, Luís; Vasconcelos, Sasha; Palmeirim, Ana Filipa; Cancela, JPABSTRACT: The first observations of the Monarch butterfly (Danaus plexippus) in Iberia date from 1886, although breeding records emerged almost a century later: 1960 in Spain, 1980s–1990s in Madeira and Azores, and 2003 in mainland Portugal. We reviewed the history of the colonisation of mainland and insular Portugal by the Monarch butterfly and its hostplants (Gomphocarpus fruticosus, G. physocarpus and Asclepias curassavica). We also compiled available historical and recent occurrence records as a basis for countrywide surveys of the butterfly and hostplants, to update their current distributions in Portugal. Locations for only a few of the older records represented newly rediscovered populations in the field, although recent occurrences were often confirmed. Hostplants were scarce and monarchs absent in northern and central mainland Portugal, but both were quite common in the southwest. In Madeira, hostplants were found in two locations, while monarchs were common and widespread. In the Azores, small hostplant patches were observed on four of seven surveyed islands, whereas monarchs were rare and restricted to two islands. Abandoned/semi-abandoned orange orchards represent the butterfly’s stronghold in Portugal, with the species being increasingly scarce along rivers and road verges where hostplants are declining. Hostplant persistence is unstable, with many patches removed, while others have expanded or colonised new areas. Overall, hostplants appear to be declining, with implications for the persistence of monarch butterflies in the country.
- B2B versus B2C digital communication: approaches and dimensions usedPublication . Faria, Bruno Melo de; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesO comportamento dos consumidores nos contextos digitais evoluiu com a própria evolução tecnológica e a sua maturidade enquanto utilizador. Como tal é necessário procurar entender como diferentes abordagens no Marketing Digital afetam a perceção dos consumidores e sua consequente reação às iniciativas das empresas. Neste trabalho aborda-se a evolução do Marketing Digital, e alguns dos temas mais mutáveis associados ao mesmo: o eWord of Mouth, as redes sociais e o poder dos influencers nas comunidades online. Para responder às questões de pesquisa que nortearam este trabalho, recolheram-se comentários partilhados por membros de diversas comunidades on-line com relação a um produto de lazer (PS5) e um educacional (PC), tendo ambos sofrido uma escassez de oferta. A análise de conteúdo foi desenvolvida com recurso a uma abordagem mista. Com a análise quantitativa procurou-se entender as diferenças em termos de distribuição e dimensão (número de palavras) dos comentários em algumas das plataformas sociais existentes. E com a análise qualitativa, com recurso ao programa Wordstat, analisaram-se os sentimentos confluentes nos comentários. Em geral, os produtos de lazer tendem a atrair mais atenção, com comentários sendo principalmente curtos, diretos a relatar problemas experienciados com o produto. Por seu turno, os comentários relacionados ao produto educacional foram notavelmente mais negativos, extensivamente mais longos e tendencialmente abordavam problemas terceiros. Este estudo exploratório sugere que o Marketing Digital nas redes sociais capta a atenção dos consumidores. No entanto, também salienta a necessidade da gestão de marcas e equipas de gestão de redes sociais de aumentarem os esforços para solidificar os relacionamentos com seus consumidores/membros das comunidades online, de modo a induzir a atitudes mais positivas e promover um e-WoM mais positivo.
- A Relação Escola-Família: que implicações no Sucesso Educativo e na Formação para a Cidadania?Publication . Botelho, Mafalda Dias; Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO envolvimento parental na vida escolar das crianças é socialmente reconhecido como essencial e indispensável. Não obstante este ser um tema muito estudado e debatido no âmbito da Sociologia, continua a ser pertinente refletir sobre os vínculos entre escola e família, sob o ponto de vista da Educação. Neste sentido, este relatório incide essencialmente nos agentes escola e família, bem como na relevância das relações entre estas no que diz respeito ao sucesso educativo das crianças e/ou dos alunos e ainda à construção de cidadãos reflexivos, responsáveis e ativos na sociedade. Assim, o reconhecimento da importância da relação entre a escola e a família e a intenção de conceber estratégias e promover atividades que envolvessem as famílias no quotidiano escolar dos seus educandos foram os principais motivos que levaram à opção pelo tema deste Relatório de Estágio: A Relação Escola-Família: que implicações no Sucesso Educativo e na formação para a Cidadania? Ao longo deste trabalho, é apresentada a prática educativa desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, nos quais foram implementadas atividades potenciadoras da promoção de uma relação mais estreita entre a escola e as famílias. Ainda com o objetivo de obter representações da educadora de infância e da professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como dos pais/encarregados de educação acerca da importância da relação entre a escola e a família, foram realizadas entrevistas às profissionais de educação e aos pais/encarregados de educação e foram aplicados inquéritos por questionário aos pais/encarregados de educação. Os dados obtidos possibilitaram planificar a ação educativa de forma contextualizada, potenciando o envolvimento e a participação das famílias. Concluímos, assim, com base na revisão da literatura e nas práticas implementadas, que é possível promover uma relação estreita entre a família e a escola, sendo as crianças e/ou os alunos os que mais beneficiam com ela. Contudo, apesar de reconhecida a importância deste vínculo, teimam em existir alguns entraves a ser superados nas dinâmicas desta relação. Torna-se, então, imprescindível continuar a diligenciar formas de ultrapassar esses obstáculos no sentido de um bem maior: potenciar o sucesso educativo das crianças e/ou dos alunos, bem como a formação dos mesmo enquanto cidadãos.