Browsing by Issue Date, starting with "2018-03"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- A tradução, unindo centros e periferiasPublication . Gil, Ana Cristina Correia, dir.; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, ed.
- Contas satélite do turismo em Portugal : análise de evolução da estruturaPublication . Fortuna, Mário; Maciel, Raquel FerreiraEste trabalho tem como objetivo analisar os resultados apresentados no relatório da Conta Satélite do Turismo (CST) portuguesa mais recente e estudar, com maior detalhe, alguns dos dados disponibilizados pelos organismos de estatísticas oficiais, examinando a evolução dos indicadores turísticos e tentando chegar a previsões acerca do Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo (VABGT). Conclui-se que a procuta turística tem aumentado em Portugal, que o contributo do VABGT para o total do Valor Acrescentado Bruto (VAB) nacional tem crescido consecutivamente e que as atividades diretamente relacionadas com o turismo empregam cada vez mais trabalhadores, sendo o Alojamento e a Restauração as mais relevantes. Por outro lado, o setor dos Transportes tem perdido importância relativa. As estimativas do VABGT, embora tenham sido obtidas através de uma regressão linear simples, revelaram-se coerentes com os valores reais divulgados nas CST, seguindo a mesma tendência. Por fim, aponta-se a importância de Portugal continuar a apostar na construção de CST, cuja informação poderá ser bastante útil para o planeamento de políticas e estratégias que melhorem o posicionamento do país nos mercados internacionais.
- Estatística aplicada ao estudo de fenómenos naturais : O caso da GeoestatísticaPublication . Sousa, ÁureaA Estatística aplica-se nas mais diversas áreas científicas, entre as quais se encontra a área das Ciências da Terra e do Ambiente. O termo Geoestatística, ou Estatística Espacial, é considerado como um tópico especial da Estatística Aplicada que visa dar resposta a problemas referentes a variáveis que apresentam estrutura espacial […]. A associação da Geoestatística aos Sistemas de Informações Geográficas (SIG´s) e, por conseguinte, às técnicas de análise espacial implementadas nesses sistemas, é cada vez mais importante para a aplicação de procedimentos de modelação espacial, […]. Enfim, mesmo perante a especificidade dos dados com estrutura espacial e a existência de software disponível para a análise de dados desta natureza, é necessário não esquecer que estes métodos têm por base conhecimentos de Matemática e de Estatística!
- MACBIOBLUE : biotecnologia azul na MacaronésiaPublication . Barreto, Maria do CarmoMACBIOBLUE e o acrónimo de um projeto no qual participam Canárias, Açores, Madeira, Cabo Verde, Mauritânia e Senegal. Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e processos de origem marinha, em especial derivados de algas. A ideia surgiu, entre outras razões, pelo facto de periodicamente haver os chamados arrojamentos de algas nas costas de algumas ilhas. Este fenómeno é mais significativo nas Canárias: numa só praia da Gran Canaria chegam-se a acumular 1.500 toneladas de algas por ano, arrancadas dos fundos marinhos quando o mar está mais revolto. Estas deposições massivas de algas entram em conflito com o uso balnear das praias, e surgiu a ideia de se procurar uma utilidade biotecnológica que permitisse rentabilizar a sua recolha, transformando um problema numa solução. Nos Açores o fenómeno tem menos expressão, mas pode ocorrer por exemplo na costa norte de Santa Maria e na costa oeste do Pico. Independentemente de ocorrências periódicas como os arrojamentos, a rica biodiversidade marinha dos Açores permite perspetivar o uso das nossas algas de modo a desenvolver processos que originem produtos de valor acrescentado, podendo a Região ir muito além da mera recolha e envio deste recurso para transformação noutras partes do mundo. […].
- Análise da evolução recente do setor das pescas nos AçoresPublication . Santos, Rodolfo Marques; Tiago, Flávio Borges; Couto, João Pedro AlmeidaO setor das pescas nos Açores é uma das principais fontes de exploração do mar, representando uma importante fonte de rendimentos com grande impacto social e económico, e que funciona também como fonte de alimentação saudável, criadora de emprego e fixadora de comunidades. Nos Açores, este setor diferencia-se de outras comunidades piscatórias pelo seu aspeto geomorfológico, escassez de bancos de pesca artesanais e distância aos principais mercados, o que reforça a necessidade de uma pesca responsável e sustentável. A sua comercialização é um processo complexo devido às características perecíveis do produto, com um grande número de intermediários e de fluxos biológicos que intervêm na instabilidade do mercado da oferta e procura de pescado fresco. Em 2016, o total de pescado descarregado na Região foi na ordem das 6.5 mil toneladas, correspondendo a 25.9 milhões de euros, sendo a média dos anteriores seis anos de 13.2 mil toneladas e 34 milhões de euros, pelo que 2016 se apresentou, tal como 2015, um ano mau para o setor. Neste contexto, a presente dissertação de mestrado pretende descrever e analisar a situação do setor das pescas nos Açores, a partir de dados públicos e estudos científicos, e posicionar os Açores no fluxo internacional do comércio de pescado, através de estatísticas pesqueiras mundiais. Com a informação disponível e analisada num software de big data, determinou-se a evolução de 2010 a 2016 das descargas nas lotas dos Açores, em termos de valor, peso, preço médio, por ano, mês e dia, ao grupo de espécies e à espécie, e fez-se uma análise ainda mais pormenorizada em espécies valorizadas economicamente e culturalmente na Região. Os resultados obtidos ajudam a conhecer pormenorizadamente as descargas na lota, podendo ser importante no controlo de stocks de peixe, na melhoria do processo da primeira venda de pescado e na adaptação às condições específicas de cada lota. Apresenta-se também uma análise ao setor baseada em entrevistas aos intervenientes na pesca, com os pontos fortes e fracos, e apontando para as oportunidades e ameaças do setor.
- Atividades comerciais e de gestão na Cóprave : Sociedade Avícola, LdaPublication . Teixeira, Áureo Medeiros; Nunes, Pedro Portugal de SousaEste relatório é o culminar de um estágio profissional inserido no plano de estudos do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças, da Universidade dos Açores. Este estágio decorreu entre 1 de Outubro de 2015 e 30 de Abril de 2017 no Grupo Sicosta, mais propriamente ao serviço da empresa Cóprave – Sociedade Avícola, Lda., uma das nove empresas do Grupo Sicosta. A Cóprave tem como missão “proporcionar aos seus consumidores a melhor carne de frango regional”. Neste relatório são mencionadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do presente estágio, no qual foi possível correlacionar a vertente académica lecionada durante a Licenciatura em Gestão e ao longo do Mestrado em Ciências Económicas e Empresarias, fazendo assim o elo de ligação entre a teoria e a prática da gestão empresarial. Com este estágio pretende-se fortalecer alguns conceitos contidos na licenciatura e adquirir experiência profissional, dando início a uma nova fase que consiste na entrada no mercado de trabalho, ligado ao ramo da gestão de empresas. No presente relatório é feita uma caracterização geral do Grupo Sicosta e da empresa Cóprave, e das diferentes áreas de negócio em que o Grupo se insere, bem como uma breve análise sobre o mercado regional e os seus concorrentes. Este relatório contempla uma descrição das atividades desenvolvidas no estágio nas diferentes empresas do Grupo Sicosta. Todas as tarefas desempenhadas foram fundamentais para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências anteriormente adquiridas.
- Valorização do soro do leite pela obtenção de péptidos bioativosPublication . Paiva, Tiago Machado; Simões, Nelson José de Oliveira; Tiago, Duarte Nuno ToubarroAs proteínas do soro do leite são uma fonte de péptidos bioativos capazes de modular respostas fisiológicas no organismo. A melhor forma de obter estes péptidos bioativos é através da hidrólise enzimática. Neste estudo selecionou-se 3 bactérias produtoras de serina proteases (2 Bacillus cereus, isolados s3B e s10B; 1 B. mycoides, isolado s102A), pertencentes ao banco de bactérias da Universidade dos Açores. Os extratos enzimáticos dos isolados foram produzidos em meio mínimo salino e meio mínimo suplementado com proteína do soro do leite, utilizando bactérias em suspensão e bactérias imobilizadas. Os extratos enzimáticos produzidos foram usados para hidrolisar as proteínas do soro do leite comercial e proteínas diretamente separadas do soro do leite de uma industria local produtora de queijo (UNILEITE). Esses hidrolisados foram fracionados por exclusão molecular (Superdex 75) num sistema de FPLC e testados para atividade antibacteriana, antioxidante e antitrombótica. Foi identificada a atividade antibacteriana contra Micrococcus luteus numa fração de 4 a 10.5 kDa do isolado s10B, obtendo-se um halo de 2 mm com 69.4 μg de proteína. Usou-se os testes DPPH e ABTS para testar a atividade antioxidante. Os hidrolisados obtidos com os 3 isolados produziram uma fração peptídica de 1.2 kDa com atividade antioxidante superior a 70% a uma concentração de 25 μg/ml de proteína. O IC50 da fração obtida com as enzimas dos isolados s3B, s10B e s102A foi calculado em 18.85, 18.35 e 15.44 μg/ml, respetivamente. A atividade inibidora da lise do coagulo foi obtida pela medição do retardamento do tempo de lise da euglobulina. Todos os hidrolisados das proteínas do soro do leite testados produziram atividade inibidora da trombólise. A maior atividade foi obtida na fração peptídica de 3.5 e 10.7 kDa do hidrolisado obtido com o isolado s102A, com retardamento superior a 3 horas na lise do coágulo, em comparação com controlo. A atividade inibidora da coagulação foi medida também pelo ensaio da euglobulina. Neste teste, a mesma fração do isolado s102A (3.5 e 10.7 kDa) apresentou uma atividade inibitória da formação de coágulo com um IC50 de 27.75 e depois de parcialmente purificada por troca iónica, apresentou um IC50 de 7.91 μg/ml. As atividades identificadas no presente trabalho têm grande potencial de aplicação Biotecnológica. Os péptidos antimicrobianos e antioxidantes poderão ser incorporados em alimentos, para aumentar o seu tempo de prateleira, e os péptidos com atividade anticoagulante poderão ser utilizados como suplemento alimentar ou no fabrico de alimentos funcionais.
- Expressões artísticas e educação de valores em diálogo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Sara Tavares; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este documento representa, assim, o culminar de todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios em causa, e tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas realizadas nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No contexto deste trabalho, decidimos realçar o tema Expressões Artísticas e Educação para Valores em diálogo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema deveu-se ao interesse pessoal sobre as duas áreas em causa, a pressuposta falta de tempo dedicada às Áreas de Expressão e, por fim, a necessidade de introduzir nas dinâmicas escolares uma Educação Artística para Valores que estimule o desenvolvimento pessoal e social da criança e a prepare para viver como cidadão. Neste sentido, e de modo a aprofundar os conhecimentos sobre as referidas áreas, procedeu-se a uma análise da literatura da área. Além disso, na elaboração deste relatório recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa através de uma análise e reflexão sobre as práticas de estágio com o objetivo de compreendê-las e interpretá-las. Com o intuito de perceber quais as perspetivas dos docentes das escolas sobre esta matéria realização realizou-se uma entrevista à educadora e professora cooperantes. De uma maneira geral, este relatório de estágio procura descrever, analisar e refletir situações de aprendizagem, com particular enfoque no desenvolvimento das áreas de Expressões Artísticas e Educação para Valores, espelhando conceções e estratégias de promoção do trabalho harmonioso entre ambas. Assim, concluímos que, é fundamental perceber e valorizar o grande potencial destas duas grandes áreas em particular, reforçando o equilíbrio entre elas para que se possa garantir que uma não serve de “muleta” da outra e sim, que ambas trabalham de modo harmonioso em prol de um mesmo objetivo, o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo da criança.
- A regulação e o risco dos bancosPublication . Costa, Gui Leal Pinto; Teixeira, João Carlos AguiarEsta dissertação estuda quais são os fatores específicos e externos que determinam o risco dos bancos. Avalia também o efeito que a regulação económica e bancária tem sobre o risco dos bancos. Com base em dados de painel de uma amostra de 567 bancos, dos quais 191 são da Europa e 376 dos Estados Unidos da América, abrangendo o período de 2004 a 2015, estima-se um modelo dinâmico do risco dos bancos. Os resultados sugerem que este risco é, de facto, influenciado por um conjunto de fatores específicos e externos, tais como o rating do país, o rácio de endividamento, a dimensão do banco e custo de financiamento. No que se refere ao efeito da regulação, verifica-se que uma regulamentação mais restritiva tende a aumentar o nível de risco dos bancos, embora essa relação seja contrária para algumas medidas de regulação prudencial.
- Investimento em infraestruturas : aplicação da análise de opções reais na expansão do aeroporto de Ponta DelgadaPublication . Oliveira, André Cabral; Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves; Couto, Gualter Manuel MedeirosO aeroporto de Ponta Delgada é a mais importante infraestrutura de transporte aéreo da Região Autónoma dos Açores, tanto a nível a social como económico. O incremento na atividade aeroportuária que derivou da liberalização do espaço aéreo em 2015 tem aumentado a pressão sobre a sua capacidade, quer pelo aumento da mobilidade da população local, quer pelo aumento do número de visitantes. Neste sentido, importa considerar a realização de investimentos que possam aumentar a capacidade de operação, a fim de se aumentar o valor do aeroporto e evitar restrições económicas com graves consequências ao nível do aumento da coesão e da própria atividade económica. Esta dissertação tem como objetivo avaliar o valor da expansão do aeroporto de Ponta Delgada, tendo em conta as oportunidades futuras de crescimento que advém do aumento expectável da atividade turística. Para tal, utilizou-se um modelo desenvolvido por Smit (2003), em que a procura segue um processo binomial. A procura foi estimada com base numa regressão entre o número de hóspedes nos Açores e o movimento de passageiros nos aeroportos dos Açores. Desta forma, utilizando um modelo de opções reais, foi possível maximizar o valor da opção, uma vez que a decisão de investir só ocorre se o cenário for favorável. Apurou-se um valor da opção em cerca de 23,1 milhões de euros que, adicionado ao valor dos ativos existentes, com restrição de capacidade, de 393,6 milhões de euros, perfaz um valor total dos ativos de 416,7 milhões de euros. Adicionalmente, apurou-se um valor máximo de investimento a realizar em cada período, mantendo todos os restantes parâmetros constantes.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »