Browsing by Issue Date, starting with "2018-02"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- European refugee crisis : where do public intellectuals stand?Publication . Medeiros, Pilar DamiãoThe European refugee crisis has become one of the most puzzling aspects of European society and politics. The continent’s worst humanitarian crisis since World War II has prompted a novel political and social labyrinth. As European leaders struggle to respond to the increasing number of refugees crossing their countries’ borders, divisions tend to become more visible in the public debate. This paper explores the different positions of European public intellectuals: from French intellectuals, such as Finkielkraut, Houellebecq and Onfray, who tend to show sympathy with right-wing Islamophobic populism, to Jürgen Habermas, Zygmunt Bauman, Slavoj Zizek, among others, who appeal to relieve the refugee emergency. Whereas some still condemn war and imperialism, oppression and the violation of universal values, others appear to be embedded in national parochialism and dangerous radical positions.
- The effects of contract-type mismatch and matching frictions on unemployment duration : evidence for PortugalPublication . Sciulli, Dario; Menezes, António Gomes deThis paper analyses the impact of matching frictions in the Portuguese labour market on individual unemployment hazard rates and unemployment durations. The coexistence of permanent contracts and temporary contracts in the Portuguese (dual) labour-market is akin to a matching friction, with a contracttype mismatch between jobseekers who have a strong preference for permanent contracts, whereas firms, in turn, prefer to offer temporary contracts. The paper uses a rich micro dataset which allows to compute a time and space varying contract-type mismatch index, over 85 local labour markets, identified by jobcenters of the Portuguese Public Employment System. Employing discrete time hazard models and a stock-flow matching mechanism, we find that local labour markets with higher contract-type mismatch rates are characterized by lower hazard rates, especially for job-seekers searching for a permanent contract, and higher exit rates via own means instead of via the job-center. Employing a subsample of uncensored spells and regression models, the data show that longer unemployment duration is a price to be paid to hedge against contract mismatch. Improving the desirability of temporary contracts and the information about local contract-type mismatch rates may reduce matching frictions and average unemployment durations due to contract-type mismatch.
- Juventude açoriana e mundo do trabalhoPublication . Gil, Ana Cristina Correia, dir.; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, ed.
- Bartolomeu do Quental, pregador da redenção do homemPublication . Luz, José Luís Brandão daBartolomeu do Quental (Fenais da Luz,1626 - Lisboa,1698) tornou-se sobretudo conhecido pela Congregação do Oratório que fundou em Portugal, em 1668. Nos Sermões, em 2 volumes, sobressai a importância de conduzir a relação com os outros segundo critérios de justiça, e são frequentes as denúncias de jogos de influência na distribuição dos cargos públicos, de falta de equidade na administração da justiça, castigando os fracos e protegendo os poderosos, de ocultação da verdade pelo medo de se perder o lugar, de corrupção dos serviços da corte que exploram quem a eles recorre. Com a preocupação de vencer a indiferença dos ouvintes, a argumentação discursiva procura mostrar-se atrativa por meio de uma certa intensidade dramática. O pregador empenha-se em fazer nascer no auditório a descrença no valor dum mundo ilusório e enganador, colocando-o perante o cenário duma realidade mais recuada que o deverá mobilizar. Há que prender a atenção do público e colocar ao seu dispor exemplos e esquemas práticos de atuação que o façam mudar de vida.
- Gaspar Frutuoso e a saudade no caminho da redenção do homemPublication . Luz, José Luís Brandão daPretendemos abordar o pendor moralista do discurso de Gaspar Frutuoso (Ponta Delgada, 1522 - Ribeira Grande, 1591), marcado pela preocupação de apontar o caminho de autenticidade para uma sociedade que se terá afastado do seu destino último. Em primeiro lugar, começaremos por atender ao virtuosismo do estilo utilizado, que encontra na alegoria, em torno do diálogo entre duas personagens – a Verdade e a Fama –, a forma de transmitir o que deverá ser o verdadeiro caminho de redenção do homem e da sociedade; de seguida, incidiremos a atenção na procura da razão de ser do infortúnio da Verdade, forçada a levar uma vida solitária, pelo desprezo e falta de reconhecimento a que é votada, e as saudades que sente de um tempo perdido; finalmente, iremos procurar apresentar o significado da noção de verdade e perceber o sentido da “saudade” como fundamento do itinerário da vida que deseja a redenção e se prepara para a eternidade.
- A aprendizagem cooperativa em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Maria João Gomes; Lima, Jorge Manuel Ávila deO presente relatório foi elaborado como parte integrante das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. A temática deste trabalho diz respeito à Aprendizagem Cooperativa e surgiu da necessidade de se encontrar novas estratégias de educação que garantam o desenvolvimento integral da criança, procurando acompanhar e responder às exigências provenientes da evolução da sociedade. Neste sentido, procurou-se implementar, durante os dois estágios, atividades que promovessem a cooperação e o desenvolvimento de outras competências sociais nas crianças/alunos. O objetivo de averiguar de que modo a metodologia cooperativa influencia a aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico foi o ponto de partida para a nossa investigação e para várias das práticas que desenvolvemos. Optamos por realizar um estudo de natureza mista: qualitativa e quantitativa, de forma a alcançarmos os objetivos propostos. A recolha de dados para a análise quantitativa teve por base um inquérito por questionário realizado a 31 pessoas, educadores e professores do 1.º Ciclo do EB. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software SPSS. Relativamente à abordagem qualitativa, baseámo-nos na observação direta das práticas e realizamos duas entrevistas às cooperantes dos dois estágios, tendo procedido à análise de conteúdo dos dados recolhidos. Este estudo e a recolha de evidências no decurso da nossa prática pedagógica permitiram concluir que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento de competências sociais, nomeadamente um maior envolvimento das crianças na realização dos trabalhos, a partilha de responsabilidades no trabalho, o desenvolvimento da autonomia e espírito crítico, e para a motivação dos alunos para a aprendizagem. Foi também possível verificar que existe algum grau de desconhecimento técnico entre docentes quanto a esta temática e que a aprendizagem cooperativa não ocupa um lugar central nas práticas educativas realizadas por muitos deles.
- Chalcones : synthesis, bioactivities and biotransformationPublication . Rosa, Gonçalo Pereira; Seca, Ana Maria Loureiro; Barreto, Maria do CarmoAs calconas são compostos carbonílicos a,ß-insaturados que ocorrem na natureza e que apresentam uma ampla variedade de aplicações farmacêuticas e industriais. Devido à cada vez maior atenção que a sociedade tem mostrado pelos problemas ambientais, é altamente recomendável que sejam aplicados métodos de síntese e de transformação mais amigos do ambiente. Um dos métodos ecológicos que pode ser aplicado é a biotransformação, que recorre às capacidades das enzimas e/ou microrganismos para modificar as propriedades biológicas e físico químicas dos compostos. Todos estes factos têm estimulado um grande interesse na síntese, nas atividades biológicas e na biotransformação de calconas. Neste trabalbo, foram sintetizadas por condensação aldólica, 2'-hidroxicalconas com diferentes padrões de substituição com grupos hidroxilo e metoxilo, usando pela primeira vez hidreto de sódio (NaH) ou LiHMDS como base. O método mais eficiente para a síntese de calconas foi aquele em que NaH foi utilizado como base, mas a desproteção dos grupos hidroxilo diminui acentuadamente o rendimento final. O LiHMDS permitiu a síntese de polibidroxicalconas em apenas um passo, o que é uma vantagem, mas os rendimentos foram baixos. Os compostos sintetizados foram avaliados pelas suas atividades antioxidante, anticolinesterásica, antibacteriana e antitumoral, e foram estabelecidas relações estruturalatividade, com a 2',4',4 trihidroxicalcona a mostrar ser o composto mais ativo em termos de atividade antioxidante, anti-butirilcolinesterase e antibacteriana. A 4',7-dihidroxiflavanona inibe ambas as colinesterases, o que é bastante interessante em termos de terapia da Doença de Alzheimer. Também foi efetuada a preparação de um extrato enzimático rico em peroxidase, extraído de Brassica rapa L. bem como a otimização dos seus parâmetros operacionais. Este extrato enzimático não foi capaz de biotransformar nenhuma das calconas testadas, mas catalisa a biotransformação de acetofenonas, que são precursoras do anel aromático A das calconas. Esta biotransformação consiste na bidroxilação do C-6' numa modificação indeterminada no grupo metilo do C-2, as quais só ocorrem se o C-4' já estiver hidroxilado.
- A Doença da Volta : um caso de geomedicina nos AçoresPublication . Rodrigues, ArmindoEm 1949, o Eng.º agrónomo Victor Franco de Medeiros Barbosa publicou, na Separata n.º 9 do Boletim da Comissão reguladora dos cereais do Arquipélago dos Açores, um artigo intitulado “Será o “Tomadiço” uma doença de carência?”. Após uma descrição inicial das belezas do “pitoresco vale da Povoação”, conta o autor que “ali se confirma o adágio: Não há bela sem senão”. Referia-se a doença da volta, o tomadiço – “… uma grande anomalia que a Natureza caprichosa ali quis deixar”. Prosseguindo a leitura, pode ler-se que “o gado bovino padecia de um mal-estar, traduzido por uma acentuada tristeza, crescente falta de apetite, concomitante ma nutrição, emagrecimento, baixa produção de leite, podendo conduzir a morte. Esta doença só tem sido debelada ou evitada mediante transferência dos animais, periodicamente, para certas regiões do Nordeste, de preferência para as terras da Fazenda, as de maior virtude – prática que necessariamente entrou na rotina das explorações agro-pecuárias e a que se dá a designação, tão conhecida entre nós, de a volta”. […].
- Turismo e biodiversidade : conhecer para conservarPublication . Vieira, Andreia Melissa Parreira; Azevedo, José Manuel Viegas de Oliveira NetoO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do segundo ano do Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores. O estágio foi realizado na Futurismo, Empresa de Turismo Náutico Ltd, com a duração de 6 meses. Neste estágio pretendeu-se maioritariamente participar nas atividades terrestres e marítimas realizadas pela empresa de modo também a contribuir para a melhoria dos guiões de atividades da empresa. Para tal, na parte terrestre pretendeu-se analisar a distribuição de diversas espécies endémicas dos Açores ao longo de 4 trilhos na ilha de São Miguel: Cumeeira Grande e Cumeeira Pequena nas Sete Cidades, Lagoa do Fogo e Faial da Terra, de modo a perceber onde estas se distribuem em maior quantidade. Depois de obtida, esta informação foi comparada com mapas de distribuição já existentes. Analisou-se as distribuições de 12 plantas endémicas dos Açores: erva caniça (Holcus rigidus Hochst.), urze (Erica azorica Hochst. ex Seub.), patalugo maior (Leontodon filii Hochst. Ex Seub.), bracel (Festuca jubata Lowe), louro (Laurus azorica (Seub.) Franco), hera (Hedera azorica Carrière), azevinho (Ilex azorica Loes.), uva da serra (Vaccinium cylindraceum J. E. Sm.), pau branco (Picconia azorica (Tutin) Knobl.), Huperzia suberecta (Lowe) Tardieu, folhado (Viburnum treleasei Gand.) e sanguinho (Frangula azorica V. Grubow). As espécies mais avistadas foram a erva caniça, o patalugo e a urze e as menos avistadas o sanguinho e o pau branco. Na parte marinha, pretendeu-se realizar mapas de avistamento e analisar a frequência de avistamentos ao longo de 2016 das 4 espécies residentes no Arquipélago: o golfinho comum (Delphinus delphis Linnaeus, 1758), o golfinho roaz (Tursiops truncatus Montagu, 1821), o golfinho de Risso (Grampus griseus G. Cuvier, 1812) e o cachalote (Physeter macrocephalus Linnaeus, 1758), e observar o comportamento destes animais ao longo das viagens. Observou-se que, a espécie mais avistada ao longo do ano foi o golfinho comum, seguido do golfinho roaz, do cachalote e por último do golfinho de Risso. As espécies de golfinhos foram avistadas maioritariamente com comportamentos de alimentação e reprodução e os cachalotes com comportamentos de alimentação (mergulho com cauda) e socialização. Por fim, os catálogos de turismo da empresa sobre as espécies foram atualizados com novas informações e foram criados diversos posters com informação para o público.
- Comparison of discrete and continuum community models : insights from numerical ecology and Bayesian methods applied to Azorean plant communitiesPublication . Pavão, Diogo Cláudio; Silva, Luís Filipe Dias; Elias, Rui Miguel Pires Bento da SilvaA nossa visão da ecologia de comunidades tem evoluído ao longo do tempo, partindo de duas visões extremas das comunidades vegetais, uma em que foram consideradas como associações de espécies, conduzidas por coincidências aleatórias, e outra em que foram consideradas como organismos complexos com claras interdependências. A abordagem fitossociológica está principalmente ligada à última abordagem, incluindo o desenvolvimento da sintaxonomia. Mais recentemente, as comunidades biológicas tendem a ser vistas como um conjunto de comunidades locais ligadas através da dispersão de múltiplas espécies que, potencialmente, interagem entre si (i.e., uma metacomunidade). Este conceito de metacomunidade, tem sido usado para explicar dinâmicas espácio-temporais. Têm sido propostos diversos modelos para explicar os padrões de distribuição das espécies e comunidades ao longo de gradientes ambientais, que incluem desde tipos de comunidade individuais e discretas, até um continuum de comunidades vegetais. A vegetação natural dos Açores é um bom modelo de estudo para testar essas hipóteses, pois tem sido descrita em detalhe por diversos autores, possibilitando a abordagem de questões teóricas, no âmbito dos conceitos ligados às metacomunidades. O presente estudo avaliou se os dados relativos às comunidades vegetais naturais do arquipélago dos Açores apoiam a existência de "tipos de comunidades discretas" ou um "continuum de comunidades", através da aplicação de métodos na área da ecologia numérica e de análises bayesianas. Foram usados métodos de aglomeração hierárquica (distância de Hellinger e UPGMA) e não-hierárquica (kmeans cluster), bem como um modelo multinomial num contexto bayesiano para determinar o número de grupos de comunidades vegetais. Foram amostradas um total de 139 comunidades vegetais e 85 espécies em cinco ilhas. O número ótimo de grupos de comunidades vegetais variou entre 4 e 6 para os métodos de aglomeração hierárquicos, aproximou-se de 43 para os métodos de aglomeração não hierárquicos, e foi de cerca de 70 para a análise multinomial. As curvas de distribuição em função da altitude, estimadas para as espécies de plantas vasculares, sugerem que a respetiva distribuição é determinada pelos limites fisiológicos nos extremos e pela competição em condições intermédias, mas com uma possível partição de nichos entre as espécies dominantes. Os nossos resultados estão mais de acordo com uma visão ecológica das comunidades ao longo de um continuum, do que com a existência de tipos de comunidades discretas. A compreensão destes padrões é essencial na gestão sustentável da vegetação, especialmente neste laboratório natural único, os Açores.