Browsing by Issue Date, starting with "2017-06"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- O exercício ético da economiaPublication . Patrão Neves, Maria do Céu; Neves, João CésarA actividade económica suscita vários problemas éticos, que este volume procura apresentar de forma simples e pragmática mas igualmente rigorosa e equilibrada. Nos cinco capítulos da primeira parte de temas fundamentais são discutidos o valor moral dos valores económicos e as questões éticas dos sistemas e da ciência económica. A segunda parte, em dez capítulos, lida com problemas concretos, abordando temas como o consumo e o emprego, as empresas e os negócios, o marketing, a concorrência, as finanças e a responsabilidade social das empresas. Consideram-se igualmente alguns dilemas éticos das politicas económicas, de estabilização e desenvolvimento, de distribuição e regulação, bem como problemas gerados pela globalização.
- Três culturas em contacto : Imagens de França no arquipélago dos Açores segundo dois viajantes inglesesPublication . Silva, Leonor Sampaio daQuando os irmãos Bullar desembarcaram em São Miguel em novembro de 1838, encontraram uma realidade cultural muito diferente da do seu país de origem, a Inglaterra. Tudo nas ilhas visitadas constituiu, então, como acontece frequentemente nos escritos de viagem, um incentivo a que os autores recordassem, para efeitos de contraste, as vistas, a tradição literária e os costumes que lhes eram familiares. É sabido que a visão do Outro reaviva a consciência da identidade própria. Mas a viagem dos Bullar proporcionaria uma série de outros encontros complementares ao que se esperaria das deambulações de dois viajantes ingleses em território português. Uma terceira cultura – a francesa – é trazida ao convívio dos leitores de “A Winter in the Azores and a Summer at the Baths of the Furnas (1841)/Um inverno nos Açores e um verão no Vale das Furnas (2001)”. A presente comunicação concentrar-se-á, assim, nas passagens do livro escrito por Joseph e Henry Bullar que evocam a França e os franceses, e procurará não só identificar os elementos pertencentes a esta cultura que impregnam dois sistemas linguísticos e sociais tão diferentes como são o português e o inglês como também refletir sobre o modo como esta influência se manifesta tanto nos visitantes como nos visitados, ambos partilhando origens insulares, mas distantes em quase tudo o resto. Uma vez editado, o livro dos Bullar foi, no mesmo ano de publicação (1841), apresentado ao público francês através de uma nota saída na Revue de Paris (nº XXXII). Já o público português teria de aguardar mais de cem anos pela tradução portuguesa do livro, cuja primeira edição data de 1949. As representações do arquipélago destinadas aos ingleses, aos franceses e aos portugueses constituem um sinal de como autores, críticos e tradutores se assemelham (Cronin, 2005), procurando, cada um com os meios de que dispõe, fazer circular saberes, vencer a resistência de cada cultura a dar-se a conhecer ao exterior e, por conseguinte, colaborar no complexo mecanismo de encontro de culturas.
- Dispersal ability determines the scaling properties of species abundance distributions : a case study using arthropods from the AzoresPublication . Borda-de-Água, Luis; Whittaker, Robert J.; Cardoso, Pedro; Rigal, François; Santos, Ana M. C.; Amorim, Isabel R.; Parmakelis, Aristeidis; Triantis, Kostas A.; Pereira, Henrique M.; Borges, Paulo A. V.Species abundance distributions (SAD) are central to the description of diversity and have played a major role in the development of theories of biodiversity and biogeography. However, most work on species abundance distributions has focused on one single spatial scale. Here we used data on arthropods to test predictions obtained with computer simulations on whether dispersal ability influences the rate of change of SADs as a function of sample size. To characterize the change of the shape of the SADs we use the moments of the distributions: the skewness and the raw moments. In agreement with computer simulations, low dispersal ability species generate a hump for intermediate abundance classes earlier than the distributions of high dispersal ability species. Importantly, when plotted as function of sample size, the raw moments of the SADs of arthropods have a power law pattern similar to that observed for the SAD of tropical tree species, thus we conjecture that this might be a general pattern in ecology. The existence of this pattern allows us to extrapolate the moments and thus reconstruct the SAD for larger sample sizes using a procedure borrowed from the field of image analysis based on scaled discrete Tchebichef moments and polynomials.
- Na intrincação de poderesPublication . Patrão Neves, Maria do Céu; Silva, Rui Jorge SampaioO poder dos media na relação com os demais poderes instituídos, na qualidade das democracias, na condução do debate publico e na formação de opiniões e atitudes dos cidadãos, torna imperativa uma reflexão ética sobre este pilar fundamental da vida pública. Respondendo a estas preocupações, o volume Ética Aplicada: Comunicação Social desenvolve-se em três partes: a primeira privilegiando as condições de uma esfera pública inclusiva e as relações dos media com os poderes político e económico; uma segunda que incide sobre alguns dos principais problemas ético-deontológicos que mais frequentemente surgem na prática profissional do jornalismo; e uma última dedicação à questão específica da auto regulação dos média.
- Será que preciso de Estatística nas Ciências Sociais e Humanas? Obviamente que sim!Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daTodos os anos, ao nível dos cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, parte dos alunos universitários que iniciam a sua formação manifestam a sua surpresa e receio pela presença da Estatística nos seus cursos e alguns ignoram que esta seja relevante para a sua formação académica e profissional. Alguns até já têm chegado a dizer que escolheram esse curso para fugirem da Matemática e que odeiam a ideia de terem de lidar com números e algumas fórmulas. Mas porque é que haverá inicialmente uma certa aversão por parte dos alunos dos cursos das Ciências Sociais e Humanas em relação à Estatística?. […]. Nesse contexto, é preponderante que os professores incentivem e orientem a análise dos dados, com recurso às técnicas estatísticas apropriados e ao software disponível, apelando à interpretação crítica dos resultados. Os alunos deverão ser estimulados a fazerem a sua avaliação dos resultados e uma reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido e a terem a humildade de aprenderem com os erros eventualmente cometidos. Vá lá toma o gosto pela Estatística e torna-te um cidadão mais informado e esclarecido e, até mesmo, um profissional mais competente! Agora a opção é tua, mas que seja estatisticamente significativa!
- Avaliação da suscetibilidade a movimentos de vertente na zona oeste da ilha TerceiraPublication . Miguel, Alonso Teixeira; Rodrigues, António Félix FloresTendo em conta o complexo enquadramento geodinâmico do arquipélago dos Açores, que leva a que as ilhas sejam frequentemente afetadas por uma grande diversidade de perigos naturais, de entre os quais se destacam os movimentos de vertente, o objetivo geral da presente dissertação consistiu em avaliar a suscetibilidade a movimentos de vertente na zona Oeste da ilha Terceira, como contributo para um conhecimento mais aprofundado da incidência geográfica destes fenómenos a nível local, numa ótica de gestão interdisciplinar da paisagem e de planeamento e ordenamento do território. A realização do presente trabalho implicou a criação de um inventário de movimentos de vertente histórico, constituído por 207 movimentos de vertente, identificados e cartografados sob a forma de polígonos, com base na análise monoscópica de ortofotomapas e em trabalho de campo. Os referidos movimentos de vertente correspondem a deslizamentos translacionais superficiais que, em alguns casos, evoluíram para escoadas detríticas, com profundidade máxima do plano de rotura de 3,5 m. Os movimentos de vertente cartografados, apresentam, no total, uma área planimétrica de, aproximadamente, 43.800 m2 e um volume de material instabilizado estimado de cerca de 97.300 m3, distribuídos pelas freguesias da Serreta (62,56%), Doze Ribeiras (30,14%) e Santa Bárbara (7,30%). A caracterização morfométrica dos movimentos de vertente foi efetuada através do cálculo de oito parâmetros e dois índices morfométricos, determinados em medições planimétricas (2D) e superficiais (3D). Através de uma análise comparativa, concluiu-se que a utilização dos parâmetros morfométricos tridimensionais, tendo em conta o elevado declive de grande parte da área de estudo, era mais adequada para a determinação da magnitude dos movimentos de vertente, evitando uma adulteração da frequência de eventos de diferentes magnitudes ou gamas de magnitudes. Ainda no decorrer deste processo, concluiu-se que a utilização de ferramentas automáticas para a determinação do comprimento e da largura dos movimentos de vertente, que estão na base do cálculo de outros parâmetros morfométricos, teria induzido erros graves nos resultados dessas medições no presente trabalho, pelo que os mesmos foram determinados manual e individualmente para cada movimento de vertente do inventário. Para a determinação do grau de associação entre os diferentes parâmetros e índices morfométricos, foi aplicado o coeficiente de correlação de Pearson, que permitiu concluir que, em termos gerais, todos os parâmetros apresentam elevados graus de associação positiva, revelando uma elevada interdependência entre os mesmos, com exceção do ângulo da cicatriz e dos índices de alongamento e de circularidade. [...].
- Bathoidea (raias e jamantas) : recursos vivos ao serviço do Homem e da saúde dos OceanosPublication . Torres, Paulo[…]. Nos Açores, estão registadas cerca de 13 espécies de raias e jamantas, pertencentes a 3 grupos (ordens): os Torpediniformes (raias eléctricas), os Rajiformes (as raias mais comuns) e os Myliobatiformes (ratões, uges e jamantas). Algumas espécies têm uma inegável importância socioeconómica local como recurso alimentar e são capturadas durante todo o ano como pesca acessória do goraz (Pagellus bogaraveo), como a Raja clavata ou a Raja maderensis. Contudo, muitas espécies são também bastante procuradas pela indústria marítimo-turística e por todos os entusiastas e amantes do meio marinho, nomeadamente, o ratão Dasyatis pastinaca ou Dasyatis centroura, o ratão-águia Myliobatis aquila e, principalmente, a emblemática jamanta Mobula tarapacana, que todos os anos atrai milhares de turistas a região. […].
- Práticas formativas e avaliação das aprendizagens em História e Geografia em contexto de estágio pedagógicoPublication . Vaz, Vanessa Sofia Barbosa; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e tem como principal finalidade, por um lado, apresentar uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino realizadas durante os Estágios Pedagógicos I e II, por outro lado, debater as questões da avaliação da aprendizagem em contexto escolar nos seus aspetos formativos e sumativos, atendendo às visões atuais sobre esta problemática, e ainda discutir os resultados do estudo empírico que desenvolvemos sobre a importância atribuída à avaliação formativa, como esta se relaciona com a sumativa e como se condicionam uma à outra. Este relatório encontra-se dividido em três grandes momentos, todos eles interligados entre si através da problemática que definimos, sendo que o primeiro dedica-se à apresentação e reflexão sobre a nossa intervenção pedagógica nos estágios I e II, o segundo momento alude à revisão de literatura sobre a avaliação das aprendizagens em contexto escolar e o terceiro e último momento analisa e discute, a partir de dados recolhidos através de questionário e de entrevista, a perspetiva de 188 alunos e de 10 professores sobre as questões da avaliação. Em relação aos resultados obtidos mediante questionário, estes mostram que, a maioria dos alunos, não está de acordo com os procedimentos de avaliação dos seus professores, sendo que alguns alunos referem mesmo que não conseguem resultados escolares melhores porque os critérios e instrumentos de avaliação definidos pelos seus professores não são os mais adequados às suas capacidades. Por esta razão admitem, na sua maioria, não haver uma concordância entre os resultados das suas avaliações formativas e sumativas. Para os professores, a partir da análise dos seus discursos, podemos dizer que as suas práticas de avaliação formativa estão muito associadas a qualquer atividade/ experiência de aprendizagem que realizam nas suas aulas, à exceção da aplicação de testes e realização de trabalhos de pesquisa/ investigação, que são associados a uma avaliação sumativa. Ou seja, não impere ainda no nosso sistema educativo a ideia de que a avaliação sumativa corresponde balanço final da avaliação das aprendizagens, conforme o que está descrito por lei.
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem da Estatística : que futuro?Publication . Sousa, ÁureaA Estatística e o cálculo de estatísticas (oficiais e não oficiais) de qualidade são úteis a nível da investigação científica em todas as áreas […]. Os rápidos e contínuos avanços tecnológica nos domínios relacionados com a Internet e com outras novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão na génese da adaptação de instrumentos estatísticos, que visam dar resposta às novas necessidades em matéria de dados, […]. As novas TICs têm revolucionado a forma como os docentes ensinam e os estudantes aprendem Estatística, [...].
- As funções das notas do tradutor em textos ficcionais : análise de casos extraídos do ComparaPublication . Vaz, Rosa Maria Monteiro; Faria, Dominique Almeida RosaA presente dissertação pretende entender que funções desempenham as notas do tradutor na compreensão da obra traduzida. Para tal propósito, analisamos as notas do tradutor disponibilizadas no COMPARA, um corpus eletrónico paralelo, que alinha excertos de textos literários – do texto de partida e do respetivo texto de chegada – em língua inglesa e portuguesa. Também constitui nosso objetivo perceber que tipo de referências existentes nas obras originais mais contribuem para a elaboração deste tipo de paratexto, assim como as estratégias aplicadas pelo tradutor na sua execução.