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- Práticas formativas e avaliação das aprendizagens em História e Geografia em contexto de estágio pedagógicoPublication . Vaz, Vanessa Sofia Barbosa; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e tem como principal finalidade, por um lado, apresentar uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino realizadas durante os Estágios Pedagógicos I e II, por outro lado, debater as questões da avaliação da aprendizagem em contexto escolar nos seus aspetos formativos e sumativos, atendendo às visões atuais sobre esta problemática, e ainda discutir os resultados do estudo empírico que desenvolvemos sobre a importância atribuída à avaliação formativa, como esta se relaciona com a sumativa e como se condicionam uma à outra. Este relatório encontra-se dividido em três grandes momentos, todos eles interligados entre si através da problemática que definimos, sendo que o primeiro dedica-se à apresentação e reflexão sobre a nossa intervenção pedagógica nos estágios I e II, o segundo momento alude à revisão de literatura sobre a avaliação das aprendizagens em contexto escolar e o terceiro e último momento analisa e discute, a partir de dados recolhidos através de questionário e de entrevista, a perspetiva de 188 alunos e de 10 professores sobre as questões da avaliação. Em relação aos resultados obtidos mediante questionário, estes mostram que, a maioria dos alunos, não está de acordo com os procedimentos de avaliação dos seus professores, sendo que alguns alunos referem mesmo que não conseguem resultados escolares melhores porque os critérios e instrumentos de avaliação definidos pelos seus professores não são os mais adequados às suas capacidades. Por esta razão admitem, na sua maioria, não haver uma concordância entre os resultados das suas avaliações formativas e sumativas. Para os professores, a partir da análise dos seus discursos, podemos dizer que as suas práticas de avaliação formativa estão muito associadas a qualquer atividade/ experiência de aprendizagem que realizam nas suas aulas, à exceção da aplicação de testes e realização de trabalhos de pesquisa/ investigação, que são associados a uma avaliação sumativa. Ou seja, não impere ainda no nosso sistema educativo a ideia de que a avaliação sumativa corresponde balanço final da avaliação das aprendizagens, conforme o que está descrito por lei.