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- Isolation and characterization of angiotensin I-converting enzyme (ACE) inhibitory peptides from Ulva rigida C. Agardh protein hydrolysatePublication . Paiva, Lisete S.; Lima, Elisabete; Neto, Ana I.; Baptista, JoséUlva rigida protein was hydrolysed with pepsin plus bromelain after a screening of nine enzymes for optimal proteolysis. This hydrolysate, presenting ACE-inhibitory activity with an IC₅₀ value of 0.483 mg/mL, was fractionated by ultrafiltration membranes into three molecular weight ranges (<1 kDa, 1–3 kDa and >3 kDa). The <1 kDa fraction that exhibited the highest activity (IC₅₀: 0.095 mg/mL) was purified using size-exclusion chromatography and reversed-phase high-performance liquid chromatography, yielding two active ACE-inhibitory purified peptides. Edman degradation revealed its amino acid sequences to be IP and AFL with IC₅₀ values of 0.020 and 0.023 mg/mL, respectively. Both peptides were synthesized to confirm the structure and to validate their ACE-inhibitory activities. Lineweaver–Burk plots suggest that IP acts as a non-competitive and AFL as a competitive ACE-inhibitors. Stability assays showed that both peptides are heat-stable and AFL is hydrolysed by intestinal mucosa peptidases to FL with IC₅₀ value of 0.004 mg/mL that acts as a non-competitive ACE-inhibitor. The results suggest that these peptides might have a potential use in the preparation of antihypertensive drugs or functional foods.
- Zoo animals and humans killed because of human negligent behaviorPublication . Barreiros, João P.; Haddad Jr., Vidal
- Solidarity Fishing : Spear Fishing of Alien Fish Feeds PeoplePublication . Barreiros, João P.; Ponte, Dário Dinis Sousa; Santos, Cristina Sousa; Medeiros, João
- Ensino da Matemática : O Modelo Pentagonal do Currículo de Matemática de SingapuraPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaSingapura é uma cidade-estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático. (...) Nos estudos internacionais que avaliam o desempenho dos alunos em Matemática, Singapura ocupa sistematicamente um lugar de destaque. (...) Neste artigo damos destaque ao Modelo Pentagonal do Currículo de Matemática de Singapura, em vigor em todas as escolas de Singapura. (...) O Modelo Pentagonal do Currículo de Matemática de Singapura destaca os seis pilares que sustentam todo o percurso de aprendizagem do aluno. A Resolução de Problemas ocupa uma posição central neste modelo e está dependente de cinco componentes relacionadas entre si: os conceitos, os procedimentos, os processos, a metacognição e as atitudes. Este modelo coloca o ensino da Matemática num patamar em que as crianças participam ativamente nas suas aprendizagens, indo muito além da aquisição isolada de conceitos, procedimentos e processos. (...)
- Expectativas racionais e modelos econométricosPublication . Sousa, Áurea"[…].As decisões económicas envolvem, muitas vezes, uma perspetiva do futuro, o que motiva a inclusão, nos modelos, de expectativas referentes ao valor futuro de alguma(s) variável(veis). Os modelos neste contexto são designados por «REFV models», sendo de referir que a sigla REFV deriva do inglês «RE Models with Expectation of Future Variables». […] Dado que podem ocorrer acontecimentos inesperados, os resultados respeitantes a previsões futuras nem sempre são fiáveis, isto é, a previsão macroeconómica não é perfeita. No que se refere a eventuais acontecimentos inesperados, salienta-se que, por exemplo, a política económica pode ser diferente daquela que os previsores esperavam quando fizeram as suas previsões, o preço do petróleo pode baixar ou aumentar inesperadamente. Assim, nesta era da informação e da imagem, a inclusão das expectativas racionais em modelos e políticas macroeconómicas (modelos com expectativas racionais de variáveis futuras) é, sem dúvida, uma mais-valia."
- Crescendo em escolas saudáveis : o papel da EAACEPublication . Tavares, Marta Januário; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo10% a 20 % dos adolescentes têm problemas de saúde mental associados a questões sociais (reprovações escolares, indisciplina e abuso de substâncias) /Direcção -Geral da Saúde, 2016). Assim, considera-se útil o ensinamento de competências assertivas, visto associarem-se a melhores indicadores de saúde mental (Silva, 2001).
- Contextos de resiliência e de delinquência nas experiências de adolescentes em riscoPublication . Silveira, Cláudia Raquel Rosa; Arroz, Ana Margarida MouraOs comportamentos delinquentes, apesar de serem transversais à história da humanidade, ocupam atualmente um lugar de destaque, com novas formas, novos delitos e novas intervenções. As respostas sociais a este fenómeno dividem-se e multiplicam-se sobretudo em torno das perspetivas dos peritos, que elevam fatores familiares a potenciadores primordiais a percursos de delinquência. Ao tomar uma orientação fenomenológica, este estudo pretende ouvir e compreender as teorias pessoais dos adolescentes em situação de risco, com e sem experiência de delito, assim como destacar as suas atribuições causais para a frequência desse comportamento. Na busca desse objetivo, são contemplados fatores internos de autovaloração, e fatores contextuais, no que se refere à família, aos pares e ao envolvimento institucional, de modo a enquadrar as posições de cada um dos participantes. São utilizadas técnicas essencialmente qualitativas, na produção e análise de dados, e recorre-se ainda a técnicas quantitativas para análises pontuais. Nas narrativas dos participantes é evidente a importância que é dada ao próprio adolescente, enquanto agente responsável pelos seus comportamentos.
- Estatística, cada vez mais não passo sem ti!Publication . Silva, Osvaldo"[…]. Infelizmente, ao longo dos tempos, a Estatística tem sido usada, em algumas situações, de forma muito superficial para passar uma mensagem tendenciosa associada a interesses instalados (políticos, económicos, …, etc.), pelo que só os cidadãos devidamente instruídos, com uma cultura estatística, é que estarão prevenidos relativamente aos erros e abusos cometidos. Neste contexto, alguns debates têm sido inquinados por interpretações erradas, negligentes, ou mesmo mal-intencionadas das estatísticas. […]"
- Intuições linguísticas : teste aqui as suasPublication . Alves, Ana TeresaMesmo não tendo frequentado uma única disciplina da área da linguística, os falantes têm acerca da sua língua materna intuições de varia ordem. Não dispondo de espaço para falar de mais, vou cingir-me as intuições semânticas ou de significado, em específico as que dizem respeito as chamadas relações lógicas entre frases: a equivalência; a contradição; e a implicação lógica. […].
- A vergonha na infância : a sua influência nas competências sociais e emocionaisPublication . Rebelo, Elisabete Aguiar; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA necessidade de sermos vistos como atrativos é importante para cativar e construir relações com os outros. A perda de atratividade pode ser vista como uma ameaça e despertar comportamentos defensivos, comportamentos esses que fazem parte da resposta de vergonha. Sabe-se que vergonha determina o comportamento humano em contextos sociais, influencia o relacionamento intra e interpessoal e contribui para a construção da nossa identidade. Neste sentido, a presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito avaliar a adequabilidade e a eficácia da oitava sessão do programa “Vamos sentir com o Necas”. Este estudo tem uma amostra de 176 crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico (3ºs e 4ºs anos), provenientes de sete Escolas Básicas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 96 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 80 ao grupo controlo. No decorrer da investigação, a recolha e análise dos dados envolveram dois tipos de abordagem (qualitativa e quantitativa). A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao referido programa, tendo sido o diário de bordo o instrumento privilegiado para a avaliação da sessão e das aquisições realizadas pelos alunos durante a mesma. Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Vergonha Externa e do Questionário de Inteligência Emocional para crianças. Os resultados deste estudo sugerem que a exposição das crianças à sessão deste programa de competências sociais e emocionais trouxe benefícios à sua aprendizagem emocional, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da emoção vergonha. Além disso, os resultados apontam para a adequabilidade da sessão, que se mostrou bem planeada, pertinente e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destina. Mas, a implementação de apenas uma sessão ao nível desta emoção não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, nas crianças, em função do tempo e do grupo. Deste modo, os resultados desta intervenção parecem demonstrar que os programas desta natureza resultam no aumento de competências para lidar com a vergonha, fator determinante para o aumento das competências sociais e emocionais.