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- A vergonha na infância : a sua influência nas competências sociais e emocionaisPublication . Rebelo, Elisabete Aguiar; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA necessidade de sermos vistos como atrativos é importante para cativar e construir relações com os outros. A perda de atratividade pode ser vista como uma ameaça e despertar comportamentos defensivos, comportamentos esses que fazem parte da resposta de vergonha. Sabe-se que vergonha determina o comportamento humano em contextos sociais, influencia o relacionamento intra e interpessoal e contribui para a construção da nossa identidade. Neste sentido, a presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito avaliar a adequabilidade e a eficácia da oitava sessão do programa “Vamos sentir com o Necas”. Este estudo tem uma amostra de 176 crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico (3ºs e 4ºs anos), provenientes de sete Escolas Básicas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 96 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 80 ao grupo controlo. No decorrer da investigação, a recolha e análise dos dados envolveram dois tipos de abordagem (qualitativa e quantitativa). A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao referido programa, tendo sido o diário de bordo o instrumento privilegiado para a avaliação da sessão e das aquisições realizadas pelos alunos durante a mesma. Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Vergonha Externa e do Questionário de Inteligência Emocional para crianças. Os resultados deste estudo sugerem que a exposição das crianças à sessão deste programa de competências sociais e emocionais trouxe benefícios à sua aprendizagem emocional, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da emoção vergonha. Além disso, os resultados apontam para a adequabilidade da sessão, que se mostrou bem planeada, pertinente e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destina. Mas, a implementação de apenas uma sessão ao nível desta emoção não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, nas crianças, em função do tempo e do grupo. Deste modo, os resultados desta intervenção parecem demonstrar que os programas desta natureza resultam no aumento de competências para lidar com a vergonha, fator determinante para o aumento das competências sociais e emocionais.