Browsing by Issue Date, starting with "2016-03"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Potential anti-inflammatory effects of Artemisia gorgonum on rat liver injury induced by CCl4Publication . Rodrigues, Neidy; Almeida, Ana Paula; Silva, Helena; Pinto, Diana C. G. A.; Seca, Ana M. L.; Pereira, M. LourdesArtemisia gorgonum (Asteraceae) is a common traditional Cape Verde medicinal plant which has been used intensively to treat several inflammatory diseases. However, the most recent studies reported the anti-malaria activity [1], antiviral, anti-tumoral, anti-pyretic, anti-hemorrhagic, anti-coagulant, anti-fungal, anti-microbial, anti-oxidant, anti-malarial, anti-ulcerogenic and antispasmodic and hepatoprotective activities have been reported for the Artemisia genus [1–5]. Therefore, our aim is to investigate the protective effect of hydroethanolic extract of A. gorgonum (AEAG) against liver injury on rat model. […].
- Dairy farming systems' adaptation to climate changePublication . Silva, Emiliana; Mendes, Armando B.; Rosa, Henrique José DuarteThe measure of climate change in dairy farms can be achieved by using the emissions of methane by the ruminants converted in CO2 equivalent (CO2-eq). In order to know the impact of future quotes of methane in the Azorean dairy milk farms, a decision model is built to the Azorean intensive grazing system of dairy farms. Some scenarios of methane levels reductions from 10 to 75% are considered and their impact is evaluated upon dairy farms income, level of CO2-eq emissions and intensity level of grazing system. The results have shown that any reduction of the methane level always implies a consequent decrease in income. If the CO2-eq has to be limited than there is the need to find alternative income activities for farmers in order to preserve economic sustainability.
- Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta DelgadaPublication . Lemos, João Pedro Dias; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasEsta Dissertação tem por objetivo compreender as razões que fazem com que os jovens optem pelo ensino secundário profissional, após a conclusão do 9º ano de escolaridade, efetuando uma análise comparativa entre os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas profissionais e os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas secundárias. O quadro teórico engloba uma abordagem à evolução do ensino profissional, e à influência do perfil social, da experiência escolar, da família e do contexto escolar nas justificações e expetativas dos jovens na escolha do ensino profissional. O estudo empírico baseia-se na análise de entrevistas a sete alunos e à Diretora Pedagógica de uma escola profissional e a oito alunos e a uma professora de uma escola secundária. Os dados recolhidos permitem concluir que há diversas categorias em comum entre os jovens dos dois tipos de ensino profissional, sendo que muitas delas não vão ao encontro das informações teóricas.
- Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãoPublication . Tavares, Marta Januário; Caldeira, Suzana NunesA assertividade, enquanto competência social, corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, fazendo com que o sujeito tenha uma atitude de respeito por si mesmo e pelo outro. Em contexto escolar, a assertividade possibilita aos jovens a criação de relações apoiadas na cooperação, respeito e negociação, contribuindo para uma resolução positiva dos problemas que surgem. Através da literatura verifica-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar. Visto a assertividade atuar como fator de proteção para os conflitos entre pares, ansiedade social, ansiedade face aos testes, comportamentos disruptivos e insucesso escolar, torna-se pertinente a existência de uma escala de avaliação de assertividade para o meio escolar, de forma a possibilitar o trabalho destas problemáticas por parte dos técnicos. O presente trabalho procurou dar um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação da assertividade passível de ser utilizado em contexto educativo escolar, mais precisamente, a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE) construída por Nunes (2011). Em relação ao estudo inicial, foram replicados procedimentos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE. [...].
- O papel das competências emocionais no processo de autoeficácia académica em crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pacheco, Carolina da Cunha; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraO presente trabalho pretende estudar os processos de autoeficácia académica em crianças no 1º ciclo e a relação existente entre autoeficácia e a inteligência emocional, esta como agregador de competências sociais e emocionais. Mais concretamente esta dissertação teve como propósito compreender em que medida a implementação de um programa de competências sociais e emocionais terá impacto nos processos de autoeficácia académica de crianças do 1º ciclo de escolas. Para isto, este trabalho desdobra-se em três estudos complementares. O estudo 1 pretende conhecer a relação entre a autoeficácia académica e o autocriticismo, a ansiedade e a ansiedade face aos testes e estudar o valor preditivo destas variáveis face à da autoeficácia académica. Para este efeito, estudou-se uma amostra de 176 alunos, de ambos os sexos, a frequentar o 3º e o 4º ano de escolaridade. O estudo 2 avalia a pertinência da implementação da sessão sobre a autoeficácia académica, na perceção dos alunos do grupo experimental (96) e das docentes dos mesmos. Por sua vez, o estudo 3 visa avaliar o impacto da intervenção do programa de desenvolvimento de competências sociais e emocionais com uma sessão sobre a autoeficácia, contando com os mesmos 176 alunos, agora divididos num grupo experimental (n=96) e num grupo controlo (n =80). [...]
- Uso eficiente da água nos Açores : análise de viabilidade e boas práticas em habitações unifamiliaresPublication . Fonseca, Tiago Alexandre Matos; Almeida, Maria do Céu de Sousa Teixeira; Quadros, Sílvia Alexandra Bettencourt de SousaNeste estudo pretendeu-se abordar boas práticas para o uso eficiente da água, a adotar em habitações unifamiliares localizadas na Região Autónoma dos Açores, analisando-se a viabilidade da implementação dessas mesmas medidas. Com esse intuito, foram desenvolvidos dois casos de estudo distintos e um Manual de Boas Práticas. No primeiro caso de estudo analisa-se a adoção de dispositivos eficientes no uso de água, em detrimento de dispositivos tipo. São abordados os diversos concelhos dos Açores, realizando-se uma análise do investimento, com vista a determinar a viabilidade económica desta medida de uso eficiente da água. Com o intuito de otimizar o tratamento de resultados, foi desenvolvida uma ferramenta de cálculo que permite determinar a poupança de água e a eficiência potencial, total e por dispositivo, assim como realizar a análise económica, permitindo a sua aplicação futura em outros casos de estudo. No segundo caso de estudo aborda-se a implementação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais (SAAP). Foram estudadas três habitações unifamiliares distintas, localizadas na ilha Terceira. Com o objetivo de contribuir para um uso mais eficiente da água nos Açores, foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas, o qual, para além de integrar as medidas analisadas nos dois casos de estudo anteriormente mencionados, propõe diversos procedimentos de planeamento, operação e manutenção, a implementar em habitações unifamiliares.
- Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reformaPublication . Furtado, Sheila Catherine Oliveira; Medeiros, Maria Teresa Pires deA presente dissertação, intitulada “Satisfação Profissional e Bem-estar Subjetivo dos Professores em Pré-reforma” pretende estudar as representações de reforma, a preparação para a reforma, a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo, junto de professores dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores (Portugal). A dissertação compreende dois estudos metodológicos. O Estudo I teve como objetivo identificar as representações de reforma de professores do ensino básico e secundário da ilha de São Miguel, através do desenvolvimento de entrevistas individuais. A análise de conteúdo permitiu concluir que os professores têm representações distintas de reforma e que vão desde a liberdade horária à entrada numa nova fase da vida. O Estudo II, de natureza quantitativa, teve como objetivos: (i) analisar os níveis de satisfação profissional e de bem-estar subjetivo dos professores dos ensino básico e secundário da Região Autónoma dos Açores; (ii) verificar se existe uma relação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais, satisfação profissional e bem-estar subjetivo; (iii) indagar sobre se os professores preparam a sua reforma; (iv) compreender se existe correlação entre a preparação para a reforma e a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo; e (vi) averiguar se os estabelecimentos de ensino da região desenvolvem programas de educação para a reforma. [...].
- Perceção da comunidade educativa sobre os alimentos promotores de saúde e da sua inclusão no plano curricular do 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Leandro Jorge Guimarães; Silveira, Maria da Graça; Sousa, Francisco (José Rodrigues)Os alimentos promotores de saúde ou funcionais são alimentos que apresentam um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a perceção da comunidade educativa sobre os alimentos promotores de saúde e a sua inclusão no plano curricular do 3.º ciclo. Deste modo, foi construído um questionário de aplicação direta com uma versão para alunos e outra para os encarregados de educação (EE), distribuído entre maio e junho de 2015. A análise estatística foi realizada por recurso ao Statistical Package for the Social Sciences 22.0. A prevalência de excesso de peso/obesidade encontrada na amostra de alunos foi de 33,0% e na de EE foi de 62,4%. Verificou-se que a maioria dos alunos apresenta um nível intermedio de adesão ao padrão alimentar mediterrâneo (PAM). Os alimentos consumidos com mais frequência pelos alunos e EE foram a água, o leite, o pão e a manteiga. A maioria dos alunos e EE associa a definição de alimentos funcionais a alimentos saudáveis e revela um baixo conhecimento sobre os primeiros. Em relação à perceção sobre os alimentos funcionais, quer os alunos quer os EE adotam uma atitude positiva sobre os alimentos funcionais, mas com necessidade de melhoria, principalmente no domínio “confiança”. A maioria dos alunos e dos EE revela uma atitude positiva em relação à abordagem do tema “Alimentos funcionais”, quer em sala de aula, quer em atividades extracurriculares. Contudo, apenas 10,2% dos alunos e 5,0% dos EE estão totalmente satisfeitos com forma como o tema “Alimentos funcionais” é abordado no 3º ciclo do ensino básico. Verificou-se que quanto mais positivas forem as atitudes face aos alimentos funcionais maior o conhecimento sobre este tipo de alimentos e maior a importância atribuída à introdução deste tema nas aulas e em atividades extracurriculares. Deste modo, preconiza-se a implementação de medidas que fomentem a adesão ao PAM e melhorem a perceção sobre os alimentos funcionais de modo a que os estudantes beneficiem de uma alimentação promotora de saúde. [...].
- Estudantes do ensino superior e transição para o mercado de trabalhoPublication . Dias, Marina Alexandra Ferreira; Medeiros, Maria Teresa Pires deEm Portugal são muitos os desafios que se colocam aos estudantes do ensino superior (adultos emergentes), no que diz respeito à adequação ao mercado de trabalho, à escassez de oferta de emprego e ao surto emigratório de diplomados. Dada a pertinência deste assunto na formação dos estudantes do ensino superior e sua transição para o mercado de trabalho, decidiu-se fazer um estudo exploratório quantitativo e correlacional, com base numa amostra de 120 alunos finalistas de licenciatura e mestrado da Universidade dos Açores. [...].
- À descoberta de padrões : Os bordados de crivo da Dona Salomé VieiraPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...). Os bordados sobre tecidos desfiados são conhecidos desde longa data em quase todos os países da Europa. O trabalho em crivo tem alguma tradição nos Açores. (...). Foi nossa intenção explorar as simetrias de alguns destes trabalhos. Neste contexto, estivemos à conversa com a Dona Salomé Vieira, artesã açoriana e formadora dos bordados de crivo. (...) O que distingue os quatro exemplos analisados até ao momento? No primeiro exemplo (Fig. 4), a configuração da peça é sempre a mesma independentemente do lado da mesa em que nos encontramos. Já em relação aos três últimos exemplos (Fig. 5, Fig. 6 e Fig. 7), isto só acontece para um lado da mesa e o seu oposto. Isto significa que se duas pessoas se posicionarem em lados consecutivos da mesa, de frente para o naperon, vão observar configurações diferentes da peça. Todas as quatro peças apresentadas são exemplos de rosáceas. Mas se analisarmos apenas a uma das quatro faixas laterais do naperon da Fig. 7, passamos a observar um friso, que se caracteriza pela presença de simetrias de translação numa única direção: conseguimos observar um motivo que se repete sucessivamente ao longo de cada faixa, sempre com o mesmo espaçamento entre cópias consecutivas desse motivo. Este friso apresenta também simetrias de reflexão ou de espelho com eixo com direção perpendicular ao friso. Este tipo de simetria é comum em bordados de crivo. (...)
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »