Browsing by Issue Date, starting with "2015-01"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Funding sources and fostering of educational projectsPublication . Roth, RogérioA busca por soluções não convencionais de fontes de financiamento e fomentadoras de projetos educativos pode ser realizada através da observação de projetos correntes ou já executados por outras instituições. Concorrer nunca significou garantia de obtenção de recursos, mas trata-se de uma oportunidade diversa das fontes de financiamento normalmente utilizadas. Certamente as universidades necessitam sair da inércia para garantir sua sustentabilidade e sobrevivência, mas antes disso necessitam fazer a lição de casa em diversos setores.
- Avaliação dos modelos de Supply Chain : Lean, Agile e Leagile : uma abordagem empíricaPublication . Rodrigues, José Benjamim Moreira; Tiago, Maria Teresa BorgesNum contexto de negócios em que a mudança surge como umas das características principais para a sobrevivência e o sucesso das organizações torna-se fundamental que estas sejam capazes de focar as suas abordagens na rentabilidade do negócio e nas necessidades dos consumidores de forma proactiva e flexível. Porém, as constantes alterações nos ambientes de negócios, devido às rápidas alterações das necessidades e expectativas dos consumidores, aumentam a complexidade e incerteza dos parâmetros da decisão. Neste contexto, a flexibilidade numa cadeia de abastecimento torna-se, cada vez mais, fundamental para combater essas variáveis de incerteza nos parâmetros de decisão. Cadeias de abastecimento que se adaptam de forma eficaz às mudanças são naturalmente ágeis e flexíveis. Neste sentido, o conceito de Supply Chain Management (SCM) começou e continua a ter uma maior atenção, quer no meio académico, quer no mundo da gestão empresarial, existindo ainda muitas lacunas que carecem de validação. Torna-se evidente para muitas organizações que implementar as melhores práticas de SCM é a chave para a construção de uma vantagem competitiva sustentável para os seus produtos e/ou serviços. Contudo, existem ainda muitas que não têm esta prática ou consciência plena das vantagens desta abordagem. Com este trabalho procura-se aferir os modelos existentes e as vantagens que lhe estão associadas, recorrendo à análise de um conjunto de empresas regionais neste domínio. Dada a natureza desta informação, o trabalho apresenta algumas limitações que poderão ser entendidas como futuros trilhos de investigação.
- O impacto da reforma da administração pública na satisfação dos funcionários públicos : o caso dos AçoresPublication . Jesus, Catarina Carreiro; Faria, Sandra DiasQuando existe uma recessão económica verifica-se, tendencialmente, a introdução de reformas profundas. Tais reformas assentam na Nova Gestão Pública, em especial no que concerne a políticas de gestão de recursos humanos. Deste modo, o SIADAPRA - Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Regional dos Açores - criado no contexto de políticas de reforma, um novo modelo de avaliação do desempenho profissional, cujas preocupações fundamentais traduzem-se na implementação de uma nova cultura de gestão de recursos humanos e na melhoria do serviço prestado aos cidadãos. Como o sucesso de uma organização depende de diversos fatores, entre os quais a satisfação dos seus colaboradores, acrescido do facto de que se estes estiverem satisfeitos há uma "real" possibilidade de sucesso para a organização, definimos então como objetivo elementar do nosso trabalho o estudo do nível de satisfação dos funcionários da administração pública da Região Autónoma dos Açores face às alterações introduzidas na avaliação do desempenho dos mesmos. A escolha desta investigação teve por base dois aspetos principais: por um lado, compreender e testar em que medida alguns fatores contribuem para a satisfação no trabalho, designadamente, fatores pessoais como o sexo, a idade, as habilitações literárias e fatores situacionais como a categoria profissional, o vínculo, a antiguidade e a ilha onde reside e, por outro lado, avaliar o contributo dos fatores organizacionais como o reconhecimento profissional, a motivação e as valorizações remuneratórias, na satisfação dos funcionários da função pública da RAA.
- Anthropogenic impacts in the deep sea of the Azores : fishing and litterPublication . Pham, Christopher Kim; Gomes, Telmo Alexandre Fernandes Morato; Isidro, Eduardo José Louçã Florêncio; Santos, Ricardo Serrão[...]. Os objetivos deste trabalho são, essencialmente, os de caracterizar e entender duas ameaças importantes para o mar profundo dos Açores: a pesca e o lixo. [...]. De um modo geral, este trabalho sugere que a gestão sustentável dos recursos do oceânico profundo deve incluir todos os efeitos das atividades humanas. No caso particular dos Açores, a gestão dos recursos vivos marinhos, se baseada no funcionamento dos ecossistemas, deve ter em consideração as rejeições da pesca, os danos induzidos pela pesca aos habitats bentónicos e a acumulação de lixo.
- Domitila Carvalho : a primeira mulher licenciada em PortugalPublication . Martins, Maria do CarmoDomitila Hormizinda Miranda de Carvalho nasceu em Travanca da Feira (Aveiro) a 10 de abril de 1871. Ao completar o ensino secundário com excelentes notas. Requereu o seu ingresso na Universidade de Coimbra ao Magnífico Reitor e tornou-se a primeira mulher, depois da reforma universitária de 1772, a ser admitida no ensino superior, onde se matriculou em outubro de 1891. Domitila frequentou os cursos de Matemática e Filosofia, que concluiu com distinção em 1894 e 1895, respetivamente. De seguida, ingressou em Medicina e até 1896 foi a única aluna da Universidade. Em 1904 doutorou-se em Medicina com 16 valores, tendo sido apadrinhada pela rainha D. Amélia de Orleães.
- Estrutura de capital e a rendibilidade das 100 maiores empresas dos AçoresPublication . Aguiar, Ângela de Fátima Reis; Teixeira, João Carlos Aguiar; Lopes, Fernando Rosa RodriguesEsta dissertação avalia os determinantes da estrutura de capital das empresas constantes da publicação 100 maiores empresas dos Açores do Jornal Açoriano Oriental, utilizando dados de painel de uma amostra de 279 empresas, abrangendo 8 setores, entre os anos de 1984 e 2012. Analisamos que fatores específicos e de mercado determinam o rácio de endividamento dessas empresas, comparando as previsões da teoria do tradeoff e da pecking order da estrutura de capital. Investigamos, igualmente, se existem diferenças significativas nos níveis de endividamento em função da ilha onde se localiza a sede da empresa, do período de vigência dos quadros comunitários de apoio da União Europeia e do setor de atividade da empresa. Paralelamente, procedemos a uma análise das empresas emergentes e das empresas que perderam relevância no ranking das 100 maiores empresas dos Açores. Da estimação de um modelo típico de endividamento das finanças empresariais resultou que existe uma relação estatística significativa entre a rentabilidade, a dimensão, as oportunidades de crescimento e a rotação do ativo e o rácio de endividamento, bem como da taxa de crescimento do PIB e da taxa de inflação e o rácio de endividamento. Os resultados sugerem que o endividamento depende da ilha e do setor de atividade onde se localiza a empresa, assim como do período de vigência dos quadros comunitários de apoio. Por fim, constatamos existir uma oscilação significativa na composição do ranking das 100 maiores empresas dos Açores ao longo das últimas três décadas.
- Caracterização e distribuição espacial da comunidade fitoplanctónica do banco submarino Condor (SE do Faial, Açores) : relação com os parâmetros oceanográficos adjacentesPublication . Botelho, Joana Vieira; Martins, Ana (Maria de Pinho Ferreira da Silva Fernandes); Gonçalves, Vitor Manuel da Costa; Prakya, Shree RamOs montes submarinos são montes subaquáticos que se erguem centenas ou milhares de metros a partir do fundo do mar. Estes não são apenas estruturas geológicas omnipresentes e fundamentais dos fundos submarinos como são também, ecossistemas importantes e exuberantes compostos por uma vida marinha abundante, fazendo destes ecossistemas importantes locais de pesca que detêm mais de 80 % das espécies comerciais em todo o mundo, atraindo para estes locais um alto interesse económico internacional. Os montes submarinos são estruturas geológicas comuns no arquipélago dos Açores (Atlântico nordeste). Em particular, o monte submarino Condor está situado, sensivelmente, a 10 milhas náuticas a sudoeste da ilha do Faial (Açores). Entre 2009 e 2011, vários cruzeiros oceanográficos foram realizados na região do Condor no âmbito do projeto científico internacional CONDOR (PT0040 cofinanciado pelo programa EEA Grants Financial Mechanism - Iceland, Liechtenstein and Norway). O principal objetivo deste projeto foi estabelecer uma estação de pesquisa multidisciplinar de longo prazo para aprofundar o conhecimento científico sobre montes submarinos. No presente trabalho, as comunidades fitoplanctónicas foram estudadas através de amostras recolhidas em dois cruzeiros oceanográficos realizados a bordo do N/I "Arquipélago" entre Março e Outubro de 2009. Os objetivos principais deste estudo foram identificar e caracterizar quantitativamente as comunidades fitoplanctónicas existentes na coluna de água e, também, inferir se existiam padrões sazonais/anuais tentando associá-los aos fatores ambientes subjacentes. Entre outras, foram recolhidas amostras de água em diferentes profundidades para análises de fitoplâncton e clorofila a utilizando um sistema de Rosette com CTD acoplado. As amostras de água foram analisadas e o fitoplâncton foi taxonomicamente identificado. Os resultados para 13 estações (das 20 executadas em cada cruzeiro) são aqui apresentados. Os resultados revelam a estratificação da coluna de água no Verão, associada a uma concentração máxima de oxigénio. É também durante esta época que a maior abundância de organismos fitoplanctónicos é encontrada sendo, os cocolitóforos o grupo de fitoplâncton mais abundante. A profundidade máxima da clorofila (DCM) foi encontrada aos cerca de 50 m de profundidade tanto no Verão como no Outono.
- Como manter um bolo sempre frescoPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Um exemplo curioso prende-se com a forma como são partidas as fatias de um bolo e como são distribuídas pelos convidados numa festa. (...) Desde logo, para evitar que alguém se possa queixar do resultado da partilha, o melhor método designa-se por "um parte, outro escolhe" (...) Mas, se o problema se colocar a mais de dois convidados? A solução já não é assim tão simples. O desenvolvimento deste tipo de algoritmos acaba por ter aplicações em muitas outras áreas, desde a simples partilha de uma herança às negociações de desarmamento ou ao estabelecimento de fronteiras entre países. (...) Vejamos, agora, um método muito interessante para manter um bolo sempre fresco. Note-se que a forma tradicional de cortar um bolo é propícia a que, com o passar do tempo, este fique seco junto da zona de corte. O método inovador foi inventado por Francis Galton (1822-1911), matemático e estatístico inglês, primo de Charles Darwin. O seu texto "Cutting a Round Cake on Scientific Principles", publicado na edição de 20 de dezembro de 1906 da conceituada revista Nature, foi divulgado recentemente por Alex Bellos (...) As fatias devem ser cortadas de um lado ao outro do bolo (...) Se olharmos de cima, o bolo utilizado tem o formato de um círculo. Cada fatia cortada é limitada por duas retas paralelas e deve conter o centro do círculo. A ideia é cortar uma fatia e, de seguida, juntar as duas partes que sobraram, unindo-as, se necessário, com um elástico, de modo a sobrepor as zonas do corte (...) Da próxima vez que nos queiramos deliciar novamente com o bolo, devemos fazer novo corte com as mesmas características do anterior, mas agora com direção perpendicular (...)
- Avaliação das dimensões valorizadas nos serviços aeroportuáriosPublication . Couto, Jorge Alberto Lourenço; Tiago, Maria Teresa BorgesO setor aeroportuário está constantemente a passar por grandes mudanças e num momento em que a maioria dos aeroportos, tanto a nível mundial como a nível europeu, está a crescer, quer em dimensões, quer em número de passageiros, o terminal de passageiros torna-se num elemento cada vez mais fundamental nas infraestruturas aeroportuárias. Além disso, o perfil dos passageiros tem-se tornado bastante variado, com novos perfis de procura, novos padrões de exigência de serviço, aumento da concorrência, pressão acrescida sobre os custos e sobre as taxas, as infraestruturas aeroportuárias têm que continuar a modernizar-se, para manter padrões adequados de eficiência e qualidade de serviço aos clientes. Para isso, é essencial que os aeroportos através das opiniões dos seus utilizadores acompanhem as exigências e procurem antecipar consequências para o futuro. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros no terminal do Aeroporto João Paulo II – Ponta Delgada. Este estudo procura também identificar as dimensões que mais contribuem para satisfazer ou até mesmo exceder as expectativas dos passageiros em dois momentos distintos: antes e após a restruturação das infraestruturas aeroportuárias, utilizando o modelo Servqual. Deste modo procura-se dar uma perspetiva global das principais tendências e desafios que se colocam aos aeroportos, e ao Aeroporto João Paulo II – Ponta Delgada em particular. Como caso de estudo, as conclusões deste trabalho não são passiveis de ser generalizadas, mas contribuem para o reforço das evidências encontradas noutros trabalhos e para validação da metodologia para o caso dos aeroportos.
- Alterações Climáticas : O valor estratégico dos AçoresPublication . Fialho, PauloA crescente preocupação com as alterações climáticas tem levado à expansão da rede de monitorização da atmosfera (GAW) na sua vertente química e física. Esta rede tem na sua base as diversas plataformas terrestres de observação da atmosfera que se encontram associadas aos Serviços Nacionais de Meteorologia e de Hidrologia (SNMH) dos diversos países envolvidos no programa. A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) pediu aos seus membros (os SMH) que fossem tidas em consideração as medidas da composição química da atmosfera encorajando-os a integrarem nas suas atividades a observação da composição química da atmosfera. […].
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »