DME - Livro / Book
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- Isometrias no plano: uma abordagem segundo a geometria analíticaPublication . Melo, Helena Sousa(...) Este trabalho pode-se conferir de um carácter didático, considerando-se útil a algumas unidades curriculares atuais, como é o caso da Computação Gráfica no plano. Para além disso, pode assumir um carácter exploratório, apresentando uma outra forma de abordagem do tema "isometrias no plano", não pela vertente da Geometria Euclidiana, que por vezes necessita de um conhecimento generalizado dos seus conceitos e propriedades, mas através da Geometria Analítica, mais direta e calculista. (...)
- Efficiency Measures in the Agricultural Sector: With ApplicationsPublication . Mendes, Armando B. (Ed.); Silva, Emiliana (Ed.); Santos, Jorge M. A. (Ed.)Efficiency Measures in the Agricultural Sector opens with detailed descriptions of measurement techniques such as Data Envelopment Analysis (DEA) and Stochastic Frontier Analysis (SFA), which are often used to support models in analysis of agricultural productivity, based on mathematical programming (non-parametric, non-stochastic) models or econometric (stochastic, parametric) models. Among the factors studied using these techniques are the abundance of subsidies, strong competition between regions worldwide and the need for efficient production systems. In some countries like Portugal, this sector is being revitalized in face of the need for reducing imports. The editors draw on a 3-year project that analyzed a Portuguese area in detail, comparing this study with papers from other regions. Applications include the estimation of technical efficiency in agricultural grazing systems (dairy, beef and mixed) and specifically for dairy farms. The conclusions indicate that it is now necessary to help small dairy farms in order to make them more efficient. These results can be compared with the technical efficiency of a sample of Spanish dairy processing firms presented by Magdalena Kapelko and co-authors.
- Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos AçoresPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Costa, Susana Goulart; Moniz, Vera Maria RaposoAntes de surgir a palavra escrita, a imagem constituiu durante muito tempo o principal veículo de comunicação. Desde a Antiguidade que a repetição de um mesmo motivo tem sido usada nos mais variados contextos, dando lugar a composições de grande beleza estética. Se olharmos com atenção, encontramos com frequência composições deste tipo em monumentos e espaços públicos. Muitas são de natureza matemática e têm por base as isometrias do plano (reflexão, translação, rotação e reflexão deslizante) e o conceito de simetria. Uma investigação que oriente os alunos na deteção de padrões geométricos existentes no Património Cultural constitui uma excelente oportunidade para se estimular a utilização de ferramentas matemáticas como forma de interpretar o mundo real. A exploração de conexões entre temas matemáticos e a vida do dia a dia desempenha um papel nuclear na aprendizagem dos alunos e deve estar presente ao longo de todo o seu percurso escolar. Os programas e orientações curriculares, nacionais e internacionais, apontam claramente nesse sentido. O estudo que agora se apresenta surge precisamente como um contributo para estimular este tipo de conexões matemáticas, tendo como pano de fundo a análise dos grupos de simetria de figuras planas inspiradas nos padrões que integram o Património construído existente no arquipélago dos Açores. Muitos desses padrões podem ser apreciados ao olhar para calçadas (com estrutura horizontal) ou para varandas e fachadas em azulejo de muitas habitações (com estrutura vertical), e constituíram o objeto central da nossa atenção.
- Investigar em educação matemática : diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinarPublication . Garrão, Ana Paula de Ornelas; Dias, Margarida Jesus Silva Raposo; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste livro reúne um conjunto de textos acerca de temáticas ligadas à Matemática e ao Ensino, numa perspetiva interdisciplinar, abrangendo áreas como a Informática, a Estatística, a Astronomia, a Psicologia e as Ciências da Educação. A sua leitura proporciona uma reflexão sobre as características específicas do ensino da Matemática, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, evidenciando a sua articulação com outros saberes. Com um leque de reconhecidos autores das mais diversas áreas científicas, Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar constitui uma mais-valia no percurso de formação de educadores de infância, professores do 1.º ciclo e professores de Matemática dos ensinos básico e secundário.
- Matemática 7 PerspetivasPublication . Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Cabral, João; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEste livro, de divulgação científica, escrito por sete professores da Universidade dos Açores, é a compilação de trinta e dois textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, ao longo dos últimos quatro anos, e que se enquadram em seis secções cujos temas são tão diversos como: Estatística, uma aprendizagem para a vida; Quadrivium; Informática, comunicação e colaboração; Do número à revolução de um ensino aberto; Mentes Brilhantes da Matemática; A Fotografia e a Matemática.
- Há Matemática na Fotografia?Publication . Medeiros, PauloSomos constantemente inundados com fotografias, seja nas redes sociais, revistas ou jornais, a fotografia faz parte do nosso dia-a-dia de tal forma que os próprios telemóveis já contêm câmaras fotográficas com cada vez mais resolução e que, com um simples toque, são imediatamente partilhadas no Facebook, Instagram, Twiter, etc. É um facto que, para além de uma cada vez maior resolução, as câmaras surgem cada vez mais “automatizadas” onde grande parte das funções já estão pré-definidas, de forma a facilitar a vida ao utilizador. Existem programas para fotografia noturna, para paisagem, retrato, etc. O utilizador limita-se a escolher o que quer fazer e carregar no disparador. É de notar que todo este facilitismo não é sinónimo de uma maior qualidade fotográfica, muitas vezes acontece exatamente o oposto. Este livro tem como principal objetivo iniciar e despertar a curiosidade do leitor para a fotografia, bem como ilustrar toda a Matemática implícita ao ato de fotografar, tanto a nível técnico como a nível de composição.
- Cálculo integral e aplicaçõesPublication . Medeiros, PauloO Cálculo Diferencial e Integral, ou simplesmente Cálculo, é um ramo fundamental da Matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área abaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o Cálculo é a ferramenta da Matemática a ser usada. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes, o Cálculo auxilia em vários conceitos e definições a Matemática, Química, Física Clássica, Física Moderna e Economia. O estudante de Cálculo deve ter conhecimentos em certas áreas da Matemática, como Funções, Geometria e Trigonometria, pois são a base de todo o Cálculo. Com o advento do “Teorema Fundamental do Cálculo”, estabeleceu-se uma conexão entre os dois ramos do Cálculo: o Cálculo Diferencial e o Cálculo Integral. O Cálculo Diferencial surgiu devido ao problema da tangente, enquanto o Cálculo Integral nasceu de um problema aparentemente não relacionado, o problema do cálculo de áreas de regiões do plano. O professor de Isaac Newton em Cambridge, Barrow, descobriu que esses dois problemas estão de fato estritamente relacionados, ao perceber que a derivação e a integração são processos inversos. Foram Leibniz e Newton que exploraram essa relação e a utilizaram para transformar o Cálculo num método matemático sistemático. Particularmente ambos concluíram que o Teorema Fundamental permitia calcular áreas muito mais facilmente, sem que fosse necessário calculá-las como limites de somas (método descrito pelo matemático Riemann, pupilo de Gauss). [da Introdução]